Entrevista com Aimee Oliveira

1.8K 154 111
                                    


Por: Felipe Sali e Lucas Marcos

O seu livro chamado "Invisível" conta com mais de dois milhões de leituras, além de ser vencedor do Wattys 2015

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

O seu livro chamado "Invisível" conta com mais de dois milhões de leituras, além de ser vencedor do Wattys 2015. "Agridoce" é o 2º mais famoso dela atingindo mais de 100 mil leituras. Enquanto o "Mundo Dá Voltas" prossegue no mesmo caminho, já ultrapassando 60 mil leituras.

O seu nome (lindo) significa amada em francês. E amada ela é, pelos seus milhares de leitoras por todo o Brasil.

W: Você sempre quis ser escritora?

AO: Não. Até os meus 18 anos eu queria ser estilista, ou produtora de vídeo clipes, algo que envolvesse vestidos bem rodados, glamour e música. Inclusive terminei uma faculdade de Design de Moda na busca por esse ideal. É incrível como alguém pode mudar tanto em tão pouco tempo, no final da faculdade eu já sabia que queria ser escritora e não queria mais ser fashion.

W: Você lembra do exato momento em que despertou o seu amor pela escrita?

AO: Lembro! Porque foi uma coisa que mudou tudo que eu achava que ia ser minha vida. Foi no meu primeiro dia de faculdade, em que eu tinha uma hora para esperar a aula começar e nenhum amigo para passar o tempo. Tinha um caderno na minha bolsa e uma ideia que rondava a minha cabeça. Comecei a escrever e nunca mais quis parar.

Esses primeiros rabiscos viraram meu primeiro romance, chamado "Agridoce", que também foi a primeira coisa que postei aqui no Wattpad.

W: Como você descobriu o Wattpad?

AO: Fui uma da legião de sofredores que chorou com o fim do Orkut. Comecei postando meus escritos lá e quando ele acabou, eu fiquei órfã. Tentei várias outras plataformas e sempre ficava com a sensação de que faltava alguma coisa. Descobri que o Wattpad era o que faltava na minha vida. Fiquei apaixonada por tudo: a interface, a diagramação dos textos, esse negócio de poder comentar uma frase específica <3

Foi uma revolução na minha vida de quero-ser-escritora.

W: Através do Wattpad você fez o seu nome e conquistou o seu público. Você imaginou que isso aconteceria?

AO: Não mesmo! Eu andava baixo astral por ter perdido contato com meus leitores do Orkut e com a odisséia que foi encontrar uma plataforma que me entendesse bem. Apesar do Wattpad ter sido exatamente a plataforma que eu procurava, tentei manter minhas expectativas em relação a conseguir leitores bem baixas. Foi maravilhoso estar errada!

Amo poder falar com quem me lê assim de uma forma tão imediata. Fico atualizando de cinco em cinco minutos pra ver quem comentou no meu capítulo novo, haha!

W: Nos fale um pouco sobre seus livros.

AO: "Agridoce", "Invisível" e "Paraíso", acontecem no mesmo lugar, o Colégio Santa Tereza. Um não depende do outro para ser lido, mas os personagens de um livro pode eventualmente aparecer no outro para causar intriga ou dar notícias de como vai sua vida. Os três são bem românticos e engraçadinhos, pra quem gosta de suspirar e sorrir durante a leitura.

"O Mundo dá Voltas", o livro que eu estou escrevendo agora, tem uma pegada um pouco diferente. Também tem romance, bastante. Mas também tem muita complicação no meio disso, tem a vida na Cidade Grande, muito mais personagens, cada um com seu problema e muitos diálogos engraçados sobre os tais problemas.

Acho que estou um pouco apaixonada demais por escrever esse livro. E adoraria que quem estiver lendo essa entrevista pudesse se apaixonar por ele do mesmo jeito!

W: Existe algo que você mudaria nos seus livros?

AO: Todo santo dia! Não importa se eu escrevi em 2008 ou ontem pela manhã, eu sempre, sempre, sempre vou achar um ponto, uma vírgula, uma descrição pra mudar! Apesar de eu sempre tentar fazer tudo do jeito mais perfeito possível, meus conceitos de perfeição são muito voláteis e mudam todo dia, haha!

W: O que você fez para ter a sua obra lida por milhares de pessoas?

AO: Eu acho que eu acreditei no que eu tava fazendo até dar certo. O primeiro livro que eu postei aqui só três pessoas leram enquanto eu estava postando, mesmo assim eu não desisti. Um belo dia "Invisível" foi posto na sessão de destaque e outras pessoas começaram a ler e, para minha felicidade, gostar, indicar pros amigos e por aí fomos. De estrelinha em estrelinha construindo um sonho.

W: Qual o seu autor do Wattpad preferido?

AO: Se for pra escolher só um eu vou sem medo na Clara Savelli (@ClaraSavelli), que no momento está escrevendo "Tiete!". Mas eu também admiro muito o trabalho da Chris Salles @ChrisSalles), Fernanda Campos @nanzcampos) e Bruna Fontes @queenbrubs) por aqui <3

W: Quais conselhos você daria para os escritores que estão começando agora (especialmente aqueles que estão no Wattpad)?

AO: Acho que a dica que mais serve pra mim é: divirta-se. Porque escrever é bom demais, ler é bom demais e se divertir ao divertir pessoas é a melhor coisa desse mundo.

Você tem algum autor que gostaria de ver sendo entrevistado aqui? Deixe nos comentários. =)

Wattpad Entrevistas 2018Onde as histórias ganham vida. Descobre agora