Entrevista com Natalia Amand (LadyFlowers)

2K 136 44
                                    

Por: Felipe Sali

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Por: Felipe Sali

"O romance épico de Valetin e Valentina" é um dos títulos mais fiéis ao livro, dentro do universo do wattpad. Isso porque você realmente encontra um romance épico ao se jogar nessa história que passou dos 400.000 acessos no wattpad.

Essa foi só a porta de entrada da escritora com os olhos de ressaca, Natalia Amand, que atende pelo codinome de LadyFlowers.

Confira o bate-papo que tivemos com ela.

W: Você sempre quis ser escritora?

NA: Eu sempre fui apaixonada por livros, aprendi a amá-los antes mesmo de falar. Minha lembrança mais antiga é de meu avô lendo "O pequeno príncipe"' para mim; foi ele quem me ensinou a apreciar as histórias e viajar junto com elas. No entanto, só me aventurei na escrita com treze anos e na época não acreditava que eu tivesse capacidade o bastante para tornar o passatempo em profissão. Meu sonho era ser estilista e foi recentemente que eu percebi o quanto mudei minhas prioridades ao longo dos anos. Hoje não consigo me imaginar fazendo nada além de escrever.

W: Você lembra do exato momento em que despertou o seu amor pela escrita?

NA: Como eu disse na resposta anterior, sempre gostei muito de ler. Durante minha adolescência eu era muito tímida (ainda sou!) e os livros eram minha companhia constante, mas às vezes eu ficava frustrada com o final ou com um enredo mal desenvolvido e imaginava minhas versões para aquelas histórias. Além disso, eu tinha tanto para dizer e mostrar que acabei colocando no papel tudo o que eu não conseguia falar em voz alta. À cada palavra que eu escrevia parecia que minha confiança aumentava e eu acabei me viciando naquilo. A adrenalina que sinto ao escrever ainda é muito forte e eu acho que não vou conseguir parar nunca mais. Escrever faz parte de mim, encontrei minha voz nas histórias que crio.

W: Como você descobriu o Wattpad?

NA: Através do Google! Eu costumava postar em comunidades, mas não gostava muito da forma como funcionavam as postagens e resolvi procurar por um site voltado para leitores e escritores. Encontrei o Wattpad sem querer, mas foi amor à primeira vista.

W: Através do Wattpad você fez o seu nome e conquistou o seu público. Você imaginou que isso aconteceria?

NA: Nunca pensei que eu pudesse alcançar um número tão alto de pessoas ou que minhas histórias pudessem encantá-las. Minha meta era conquistar dez ou quinze pessoas. A surpresa que eu tive quando atingi mil leitores foi imensa e quando o número continuou crescendo eu fiquei maravilhada. Ainda me sinto assim; toda vez que conquisto um leitor novo eu tenho uma vontade enorme de sair dançando, pulando e gritando.

W: Nos fale um pouco sobre seus livros.

NA: Em todas as minhas obras eu tento abordar temas universais de uma forma bem sutil. A maioria delas trata sobre acontecimentos da vida de todo mundo (primeiro amor, problemas familiares, amizades, planos para o futuro, etc) e, apesar de ter o público jovem adulto como alvo, qualquer um pode ler. Gosto de escrever sobre situações comuns e transformá-las em histórias únicas.

Atualmente estou escrevendo uma série de histórias de amor. Cada volume da série narra acontecimentos da vida de cada personagem de um mesmo grupo de amigos e envolve um tema diferente. Já escrevi dois, "O romance épico de Valentin e Valentina" e "Um amor fora do comum", e estou postando o terceiro, "Um olhar para o amor", mas ainda tenho planos para mais alguns volumes antes de concluir a série e iniciar outros projetos. A primeira história da série me trouxe um Wattys, o que me animou a continuar escrevendo.

Além dessas pequenas histórias, também tenho uma coleção de contos, "Quartos", que tem uma escrita mais madura e tem sido um desafio para mim justamente pelo fato de eu estar me aventurando em um tipo de público diferente. Até o momento tenho tido uma ótima recepção.

W: Existe algo que você mudaria nos seus livros?

NA: Uma coisa ou outra eu sempre altero quando edito, como alguns detalhes que eu deixei passar ou uma cena que eu não consigo gostar mesmo quando os leitores adoram. Já excluí muitas cenas e mudei completamente o rumo de outras histórias após a revisão. A única coisa que eu nunca mudo são as personagens, porque acredito que devemos aceitar seus defeitos assim como aceitamos os defeitos dos seres humanos.

W: O que você fez para ter a sua obra lida por milhares de pessoas?

NA: Acredito que por ter começado a usar o Wattpad em uma época que havia poucas obras em português, acabei atraindo um bom número de leitores e consegui criar minha identidade. No começo não tinha muita gente me acompanhando, foi algo que cresceu naturalmente. À medida que desenvolvi minha escrita, fui conquistando cada vez mais gente.

Os dois primeiros romances que postei aqui, "Entre amor e amizade" e "Em busca de Greg", além da ficção científica "Animus", fizeram tanto sucesso que até hoje recebo mensagens dos leitores confessando o quanto sentem falta delas e pedem para que eu volte com as obras.

W: Qual é o seu autor do Wattpad preferido?

NA: Eu acompanho muitas obras por aqui e mesmo as que eu não acompanho, eu faço questão de ler ao menos um capítulo. Gosto de saber o que está fazendo sucesso e o que tem sido tema de discussão, então acabo lendo um pouco de tudo.

W: Quais conselhos você daria para os escritores que estão começando agora (especialmente aqueles que estão no Wattpad)?

NA: O mais importante ao longo da sua jornada de escritor é acreditar em si mesmo.

Eu não achava que fosse verdade, mas percebi que a única pessoa me limitando era eu mesma. Quando eu passei a acreditar no meu potencial minha escrita melhorou (e muito) e eu passei a dar o meu melhor. 

Wattpad Entrevistas 2018Onde as histórias ganham vida. Descobre agora