Ode a Phobos - Melanie-North

17 2 0
                                    

Para os amantes de mitologia e de textos líricos e introspetivos, a nova adição da Melanie-North ao projeto é a leitura ideal.

Se forem amantes do significado das palavras assim como eu, tenho a certeza que sabem que a palavra fobia vem do grego phobos, que significa "medo" ou "terror". E talvez saibam também que os próprios gregos, sendo politeístas, não podiam de deixar de ter uma entidade divina que personificasse este atributo. Qual o seu nome?

Phobos.

Assim como o título do livro da Melanie faz um trocadilho entre o tema deste projeto e a mitologia, também os textos contidos em Ode a Phobos misturam o mundano e o divino, o presente e o passado, o visível e o invisível, para nos guiar através de diversos tipos e graus de medos.

Desde algo mais genérico como o próprio desespero a fobias que uma pessoa nem consegue imaginar como funcionam, como a mnemofobia (medo das memórias e das lembranças do passado) ou a sinistrofobia (medo das coisas do lado esquerdo), a autora presenteia-nos com diversas perspetivas e realidades que nunca parámos para pensar que pudessem existir.

Alguns textos são cheios de referências ocultas, outros são curtos e diretos. Alguns mergulham a fundo no psicológico e nos pensamentos do eu lírico, outros dão a sensação de que o medo era tão avassalador que o próprio narrador não conseguiu dizer mais do que meia dúzia de palavras sobre o assunto. Alguns partilham o tom heroico e mágico das fábulas mitológicas ao evocar deidades que alimentaram a imaginação da Humanidade por milénios a fio, outros parecem um sussurro coloquial e amedrontado de um adolescente moderno. 

Numa coletânea de poemas terminada e de apenas 16 capítulos, 14 fobias desfilam diante dos olhos do leitor, permitindo-lhe questionar e refletir sobre aspetos da vida que este, normalmente, dá por banal e garantido.

E isso, meus caros, é uma aterradora experiência que, como verdadeiros fãs da diversidade de medos, não vão querer perder.

Projeto Fobias - Guia OficialWhere stories live. Discover now