2° Conto

3 0 0
                                    

Título:

Ups! Gambar ini tidak mengikuti Pedoman Konten kami. Untuk melanjutkan publikasi, hapuslah gambar ini atau unggah gambar lain.

Título:

O Fantasma de terno


...


Declínio…

Em sua sala de estar, um homem de terno escuro está sentado em seu sofá, olhando para o teto. À sua frente, há uma pequena mesa com um celular que está reproduzindo uma gravação. Ao lado do celular, alguns livros de psicologia estão espalhados pela mesa, assim como algumas garrafas de refrigerante. No centro, repousa um revólver, com sua mira direcionada para o homem no sofá...

Pouco a pouco, sua mente começa a divagar, voltando para o início daquele ano; 06/02.

Em um engarrafamento no trânsito, o homem se sente desanimado diante do semáforo vermelho. No entanto, ao seu lado, um motoqueiro o observa e começa a acelerar a moto, na esperança de chamar sua atenção. O homem também acelera seu carro, pronto para partir. Porém, segundos antes do semáforo voltar para a luz verde, ele desiste. O motoqueiro, sem hesitar, acelera e é logo atingido por um caminhão que passa pelo outro semáforo vermelho. O acidente é brutal. Mesmo assim, o homem em seu carro apenas observa por um breve momento e vai embora como se nada tivesse acontecido.

Após um dia exaustivo no trabalho, antes de ir embora, é chamado por seu chefe, que lhe dá uma notícia emocionante. Após mais de dez anos na empresa, ele finalmente seria promovido a um cargo melhor, gerente de uma equipe. Sem demonstrar alegria ou contentamento, ele simplesmente aceita, aperta a mão de seu chefe e vai embora em direção à casa de seus pais.

Após um jantar farto com sua família, o homem se oferece para lavar a louça enquanto todos assistem a um programa na televisão. No entanto, em vez disso, todos discutem sobre a notícia da promoção que ele mencionou no jantar. Alguns estão apreensivos, enquanto outros afirmam que não haverá problema.

Depois de concluir a tarefa, o homem se despede de todos e vai embora sem dizer uma palavra. No entanto, antes de entrar em seu carro, sua irmã mais nova corre até ele, lhe dá um abraço e diz que tudo vai dar certo, com um singelo sorriso. Ela então correu de volta para casa, onde todos os seus familiares estão na porta, acenando. Ele retribui, entra em seu carro e vai embora.

Dias passam, e após uma reunião com sua nova equipe, o homem se despede enquanto todos permanecem sentados na sala de reuniões. A pequena equipe começa a conversar entre eles sobre seu novo chefe, e todos acabam entrando em um consenso.

No mês seguinte, o homem é chamado novamente por seu chefe, que o remove do cargo de chefe da equipe, mas lhe atribui uma nova tarefa: ensinar três novos jovens que estão entrando na empresa. Mais uma vez, ele aceita sem relutar e vai embora.

No mês seguinte, seus novos deveres começam. Ele gerencia os três jovens pela empresa, mostrando o local e ensinando suas funções. No entanto, ao final do mês, dois deles são demitidos, deixando o homem apenas com uma jovem que era a única que prestava atenção. Por isso, após uma reunião, o chefe da empresa decide deixá-los como uma dupla e devolve o homem ao seu cargo anterior, agora com uma assistente e mais tarefas, mas com uma remuneração menor.

Enquanto caminha pelos corredores da empresa, o homem flagra uma moça tendo relações sexuais com o chefe da empresa, que é casado. No entanto, o que mais lhe chama a atenção é que a moça é uma das integrantes da equipe que ele havia sido demitido.

Mais um dia exaustivo se passa, ele retorna para casa e decide não fazer nada em relação ao que viu. Em vez disso, ele se senta no sofá, pega o celular e procura a gravação da primeira e última reunião de sua antiga equipe, pois ninguém havia percebido que havia um celular na sala gravando tudo após a sua saída. Ele reluta em ouvir a gravação, pois essa curiosidade nunca havia lhe ocorrido, mas ainda não é o momento. Ele desliga o celular e vai dormir.

Na semana seguinte, após sair para almoçar, ele é repentinamente acompanhado por sua assistente, e mesmo surpreso, ele aceita a companhia. Juntos, eles compram alguns salgados e vão para a praça comer. O homem revela que sempre faz suas refeições ali, pois é um lugar tranquilo e livre do mundo externo. Segundo ele, nunca presenciou algo que fugisse do normal, do padrão, do que deveria ser a vida cotidiana em uma sociedade. A garota então o questiona sobre por que ele é tão solitário, reforçando que sempre o vê sozinho, sem conversas paralelas e sempre focado em seus afazeres. Apesar de ser o melhor funcionário da empresa, ele continua estagnado, dando a impressão de ser proposital. O homem apenas confirma com um gesto tudo o que a garota disse a seu respeito e complementa dizendo: "As pessoas acham que o mundo é infinito, que a sociedade abre margens além do horizonte, mas esquecem que a sociedade, assim como a terra, é uma redoma que nos prende atrás do horizonte, enxergando barreiras postas em nossos próprios limites. Você pode tentar cruzar essa linha, mas o que você verá depois dela pode ser pior do que seus maiores medos."

Um silêncio momentâneo surge, até que a resposta imediata vem: "Talvez você tenha razão, mas por que não experimentar dar um passo além da linha? Seja medo, pesadelos ou até alegrias, o que aguarda do outro lado pode surpreender até o cético fantasma." Após a garota expressar essa curta frase, o homem questiona o porquê do "fantasma": "— Bom... bem, não é assim que te chamam, o fantasma de terno!? Até onde eu sei, quase ninguém sabe o seu nome, nem mesmo eu. Todos te veem como alguém que anda pelos corredores da empresa, ninguém sabe o que você faz, para onde vai ou o que vai fazer, por isso te apelidaram de fantasma. Suas ações refletem bastante as de um, mas eu passei a te chamar de 'fantasma de terno'." A garota é novamente questionada: "É porque eu gosto do seu terno, tem um contraste legal entre branco e preto, tipo um jogo de luz e sombra. Digo isso porque meu sonho era ser estilista, mas acabei aqui."

O homem entende e aceita o título como um elogio. Para evitar mal-entendidos, ele explica suas funções na empresa, e a garota, por um momento esta surpresa, compreende o porquê de ele estar sempre tão ocupado. A conversa continua com a garota compartilhando mais sobre sua vida enquanto tenta descobrir mais sobre o sábio homem.

Elevação…

O mês de junho começa e a mesma rotina monótona continua... mas algo mudou. Aquele homem sombrio parece mais claro, límpido, transparente. Agora, ao acordar, ele está disposto a enfrentar um novo dia, caminhar rumo ao seu apreciado trabalho e encontrar na sua rotina o ser que com um sorriso radiante aquece seu antes frio dia.

Com o passar dos dias, tudo melhora. Após uma conversa com seu chefe, o homem consegue um valor digno por todo seu trabalho. Os outros funcionários ainda o observam com dúvidas, mas acreditam que, por algum motivo, seu antigo colega frio agora está totalmente mudado. Em sua área de trabalho, ele é observado, admirado e interrogado por sua assistente, o que o deixa contente, pois passam o dia conversando, almoçando, compartilhando e se despedindo no final do expediente.

Na reunião de sua família, o homem ainda permanece calado e misterioso, mesmo com sua mãe o interrogando o tempo todo. No entanto, ele se distrai brincando com sua sobrinha, que o convence a jogar alguns de seus jogos eletrônicos. Ao final da noite, o homem vai embora, mas ao sair pela porta, avista sua assistente de longe, apoiada em seu carro, saboreando um hambúrguer com condimentos. Silenciosamente, ele se aproxima dela, sem que ela perceba, enquanto sua família observa de longe.

O homem a questiona, e ela responde, contando uma história longa, que termina com ela percebendo que esqueceu de lhe entregar um documento. Por isso, ela o seguiu até sua casa, mas estava com vergonha de bater à porta, então decidiu esperar. Ela esperou tanto tempo que a barraca de hambúrguer do outro lado da rua chamou sua atenção. Por fim, ele decide levá-la para casa, mas antes compra dois hambúrgueres e, em seguida, vão embora juntos.

Enquanto estão no carro, a garota pergunta se pode dormir na casa dele. Ele pergunta o motivo, e ela responde que sua casa é do outro lado da cidade e que brigou com seu irmão. Ela pretendia pedir para dormir na casa dele, mas ele saiu rapidamente da empresa, o que não deu tempo. Depois de pedir várias vezes, o homem finalmente concorda. Ele a leva para sua própria casa, algo que nunca havia feito antes, mas ele não se sente desconfortável com isso.

Continuação: Em breve...

Kamu telah mencapai bab terakhir yang dipublikasikan.

⏰ Terakhir diperbarui: Oct 01, 2023 ⏰

Tambahkan cerita ini ke Perpustakaan untuk mendapatkan notifikasi saat ada bab baru!

Contos...Tempat cerita menjadi hidup. Temukan sekarang