dancing

36 2 0
                                        


"qual o motivo de existir dança, quem começou a simplesmente mexer seu corpo e logo após chamou de um esporte? não vejo muita coerência nisso"

Há 4 anos atrás eu pensava isso, hoje, me vejo presa na dança. Considero parte da minha essência, meu bom, belo e verdadeiro; Sócrates afirmava que essência era isso. Tudo tem uma essência e qual seria a minha razão de ser? Talvez a vida seja essa busca finita procurando entender a própria essência.

Me sinto uma idiota por me aprisionar em algo tão pequeno, fútil para muitos.

Dançar se tornou uma paixão, e assim como Jane Austen um dia escreveu "Gostar de dança era o primeiro passo para se apaixonar", acho que me apaixonei. Talvez o 'se apaixonar' seja em outro sentido, não entendo na verdade, me encontro diversas vezes pensando sobre isso e simplesmente ficando confusa cada vez mais.

Alguns meses atrás tive uma leve torção no pé, isso me levou a diversos meses e sessões de fisioterapia, me impediu de dançar e assim tirou uma parte de mim. Acho engraçado pensar nisso, pensar que quando eu primeiro descobri tive vontade de chorar, e essa vontade ainda persiste em meu ser.

Nunca fui uma dançarina perfeita, não tinha todo o esforço necessário e muito menos um foco. Não me via exercendo uma profissão relacionada a isso então considerava somente um hobby, mas a partir do momento em que houve essa abstinência, sinto que meu mundo se tornou outro, então isso de fato compensa? Prosseguir com algo que eu achava que era boa mas a todo momento me vejo comparando com outros?

A cada sessão de fisio que passa e a dor persistente que eu sinto, me vejo cada vez mais longe de poder realmente voltar a dançar, talvez eu deveria simplesmente deixar isso pra trás. Na minha mente se passam diversas cenas idílicas sobre, me vejo em um espetáculo, uma back dancer, fazendo um solo; sei que nunca estive perto disso, mas cada vez estou mais longe, e isso me deixa consternada.

Pensando assim, "largar" a dança não seria algo tão deplorável.

Porém, pensando no outro lado, é algo que me deixa confortável, me da um prazer, considero que seria impossível obter o mesmo através de outra coisa, espero encontrar futuramente algo que me dê este prazer.

Para Buda, o sofrimento é causado pelo desejo, e a eliminação do desejo significa a eliminação do sofrimento. Nesse caso, assim que eu não tiver mais o desejo de dançar, vou parar de sofrer acima disso, e talvez seja exatamente isso que eu precise fazer.

Tenho medo do fato de estar impossibilitada de dançar, não esteja me atrapalhando, e sim abrindo meus olhos. Mas talvez seja algo necessário, fechar uma porta não me impede de abrir outra e muito menos uma janela.

letters with (my) gistWhere stories live. Discover now