Tw; Aviso de Gatilho.

367 47 23
                                    

aviso; esse capítulo contém MENÇÕES das PALAVRAS: estupro, abusos, violações, violências, situações de vulnerabilidade. Caso não se sinta confortável com a citação dessas palavras, recomendo que pule-o.

O intuito do tema não é deixar ninguém mal, prezo pela sua saúde <3.

.

.


.

INTRODUÇÃO

O tópico de hoje são:
Gatilhos em ficção para Fãs.

Com o Setembro Amarelo pairando sobre nós, um mês de Prevenção ao Suicídio e conscientização sobre saúde mental, nada melhor que começar essa obra dessa maneira✨.

Me diga, você sabe pra' que serve o Alerta de Gatilho/Aviso de Gatilho, tw trigger warning, etc'? Sabe o propósito das inserções deles no início do Capítulo da obra?

Um gatilho ( dança gatilho dança), aviso de conteúdo, ou simplesmente TW e CW, é usado para alertar as pessoas sobre conteúdo que pode iliciar uma resposta emocional forte ou potencialmente prejudicial, gerando sensações ruins, de desconforto, ou até mesmo revivencias de seus traumas. Reações essas que são completamente comuns quando expostas sem um aviso já que ora ora, quem está consumindo aquele material é ninguém menos que um ser humano, não é mesmo? Mas que surpresa!

PARTE 1 GATILHO DE ABUSO

Quando nós (Escritores/Autores) escolhemos abordar uma situação, seja esta de abuso, assédio moral e físico, situações de vulnerabilidade ou até estupro, é necessário CUIDADO com cada aspecto dessa narrativa. Já wue são situações pesadas, difíceis de serem lidas, então um óbvio conselho seria: não retratem em detalhes a sequência de eventos de abusos!

Eu sei que é um conselho de cara, mais que óbvio, mas eu já li obras de muito sucesso que o detalhamento nas cenas onde ocorrem estupro eram ricos e inúmeros, MAS no acolhimento à vítima, no pós, na continuação, onde deveriam ter debates sim, os parágrafos eram curtos e o amparo era fraco e inconsciente. Na narrativa desses eventos necessita-se ter responsabilidade com a escrita e também com os leitores, bem como estudo! Se quer abordar um evento traumatico como este ou o início de um transtorno, ao menos estude o que acontece depois, como acolher — (exemplo: "Fulane começou tratamento Psicoterapêutico e psiquiátrico para lidar com o abuso.". ex: "Seus amigos lhe aconselharam à procurar redes de apoio, ela deveria denúnciar agora que está segura com eles".)

Esses assuntos são pesados e de difícil compreendimento, ninguém se sente confortável ciente de que seu Personagem sofreu uma situação dessas, e é inojavel e frustrante que seu desenvolvimento e o destino do seu abusador seja inconclusivos. Como autores devemos ter cuidado, seria interessante colocar notações de contatos para locais de denúncia e amparo a vítimas semelhantes à aquela vivência, não são poucas as pessoas que já sofreram com assédio, abuso por parte de próximos, parentes ou terceiros, então por isso o cuidado é essencial. Mas no mínimo seja respeitoso com vítimas que já passaram por isso e não detalhe ou sequer romantiza situações de abuso. Estupro dentro de relacionamentos não é a porra de prova de amor, ninguém é obrigado a transar com ninguém porque está dentro de um namoro ou etc, mas esse debate falarei em um próximo capítulo sobre a romantização de relações abusivas. Então se liga hein!

𝐂𝐄𝐑𝐄𝐉𝐀™ 𝐃𝐎 𝐁𝐎𝐋𝐎꧂Where stories live. Discover now