Além da Zona de Conforto🌟🌟🌟

649 10 6
                                    


1-Como Decidiu Se Tornar Escritor?


Sonhei ser poeta sem entender que um poeta é um escritor. Explico. Conheci a rima provavelmente entre 5 e 6 anos, em um dos livros do Pense Bem, brinquedo interativo da TecToy, pré-lançado naquele ano de 1987. Gostei do efeito que senti ao lê-la. Ainda me lembro de algumas "perdi minha luva, ao correr da chuva", "comi uma cocada, sentado numa escada", "o prefeito fazia um discurso, quando apareceu um urso". Foi mágico para mim, pois os sons de encontravam, e eu não sabia explicar. Dois anos depois, no meu segundo ano do primeiro grau (corresponde atualmente ao terceiro ano), minha professora Lídia nos apresentou a matéria escolar de "Poesia e canto", onde líamos poemas e músicas de livros, e cantávamos. O amor pela poesia então me assaltou e me acompanha até hoje. Lembro-me que procurava livros de poesia na biblioteca municipal e que lia todo tipo de poesia. Desejava escrever igual, mas não foi ainda naquele ano de 1989. No ano seguinte, 1990, escrevi meus primeiros poemas (e músicas).

2-Qual sua maior inspiração?

Não há uma somente, tampouco uma maior. Sinto vontade de escrever, seguro um tema e puxo o fio. Poderia escrever sobre qualquer assunto, entendo. Alguns poemas nascem mais fácil. São aqueles que me acordam de madrugada e que não me deixam dormir, enquanto não os escrevo. Felizmente são raros. Se fosse para escolher um gênero hoje, entendo que seria nossa necessidade de responder a estímulos, por exemplo, alguém obteve um resultado ruim e está receoso, ou alguém foi excluído de um grupo e está rancoroso, e por aí vai, esse sentimento é que tem me inspirado, principalmente, no meu projeto poético mais recente, o Além da zona de conforto.

3-Qual seu gênero favorito?

Para escrever, poesia, sem dúvida. Para ler, prefiro fantasia e ficção científica.

4-Como Descobriu o Wattpad?

Foi tudo muito rápido. Reativei meu facebook para postar poemas sobre a política no município onde moro. Com o facebook ativado, entrei, por curiosidade, em um grupo de escritores, onde encontrei o convite para um grupo de ajuda ao escritor. Pensando que poderia contribuir, entrei no grupo. Naquele grupo do whatsapp, recebi o convite para participar de um grupo de interação entre autores. Entrei. Até aqui, citei eventos ocorridos entre Agosto de Dezembro do ano passado (2020). Dos autores que conheci no segundo grupo, gostei particularmente de um, que escreve um livro de fantasia, e me cadastrei no wattpad (que eu não conhecia), para votar neste livro. Isso foi em 10 de Dezembro de 2020.

5-É escritor a quanto tempo?

Meus primeiros poemas guardados são de 1990, deste modo, entendo que comecei a escrever poesia há 31 anos.

6-Ler ou escrever?

Prefiro escrever. Mais gosto de ler também. Gêneros diferentes. Escrevo poesia, mas leio principalmente fantasia, depois ficção científica.

7-Qual obra é o seu maior orgulho?

Gosto de todas. Porque dei muito de mim a todos os meus livros. Mas se for para me limitar ao Wattpad, é o "Além da zona de conforto", meu primeiro o por hora único livro de poesias na plataforma. Pretendo escrever um volume 2.

8-O concurso vai te ajudar em algo?

Entrei no concurso pelo selo, era meu objetivo principal, mas ganhei de formas que não imaginava. Ganhei o selo, que era meu objetivo, ganhei um feedback muito bem feito, com carinho e responsabilidade, que eu não esperava, e ganhei em interação, tanto com os organizadores do concurso, quanto com os autores inscritos, que somam possibilidades e passos na minha caminhada. Li os feedbacks dos outros autores, conheci obras, e fiz contato com alguns. Pode não ser um horizonte tão nítido e de associação direta, mas foram os autores que me encaminharam para escrever Além da zona de conforto, e foram os autores que me forneceram conteúdo emocional para escrevê-lo, como está na dedicatória do livro. Logo, entrei no concurso visando um selo. Sai do concurso com material para construir novos poemas. E isso é muito pra mim.

9-Vai escrever mais obra?

Por certo. Assim que escrever o último poema do Além da zona de conforto, vou revisá-lo (estou aguardando alguns resultados de concursos para editar os capítulos já postados). E a seguir já começarei a escrever o volume dois. Já tenho capas prontas para 4 volumes. Assim que terminar os 4, pretendo voltar a me dedicar a minha coleção principal, Vozes da alma.

10-Pretende levar a escrita apenas como Hobbie ou Profissão?

A princípio continuará sendo hobby. Mas não é porque escrevo por lazer que deixarei meus livros escondidos em uma gaveta ou em um computador. Quero continuar escrevendo até o fim dos meus dias, por lazer, mas com a boa vontade e a energia de que escreveria se a escrita fosse meu ganha-pão.


Sigam - ErikDonato

☆V e n c e d o r e s☆Onde as histórias ganham vida. Descobre agora