Nota da autora

163 18 2
                                    

Que ano maluco, né gente? Nem sei por onde começar essa nota.

Ao mesmo tempo que mil coisas aconteceram esse ano, ao mesmo tempo ainda tenho a sensação que nós estamos em março.

Eu tinha muitos planos para 2020, entre eles voltar a publicar no Wattpad. Sei que tenho obras pendentes e, acreditem, penso nisso quase todo dia. Sei que decepcionei vocês com minha ausência e isso me deixa triste. 

2020 foi particularmente desafiador, mas a verdade é que tenho enfrentado problemas psicológicos muito antes disso, como vocês devem ter reparado nas minhas notas de autora dos livros que deixei pelo caminho aqui. Enfrentei por muito tempo crises de ansiedade e depressão bem severas, que me deixavam sem forças para continuar a fazer o que eu sempre mais amei fazer: escrever.

Em março do ano passado comecei meu tratamento psiquiátrico e em abril desse ano, consegui começar a terapia. Hoje, felizmente, me encontro estabilizada. Às vezes ainda tenho dias mais difíceis mas, em linhas gerais, me sinto mais como eu mesma. Como eu sempre fui. E com a escritora que vocês conhecem, de histórias como Acampamento e Tiete.

Não estou contando isso tudo para que vocês tenham pena ou para justificar minha ausência por aqui, ainda que esses sejam os motivos principais. Estou contando isso tudo porque eu sei que esse ano deve ter sido um grande gatilho para muitas pessoas e que talvez vocês estejam se sentindo tão desmotivadas quando a Luzia no dia que as luzes não acendem.

Às vezes tudo que a gente precisa é de alguém para nos dizer que vai ficar tudo bem, como Murilo fez com ela. Se for esse seu caso, estou aqui para te dizer isso. Estive no fundo do poço, mas agora volto a respirar e a querer viver e compartilhar minha vida com vocês. Quero que você fique bem, leia bons livros, sonhe com seu futuro e acredite que tudo vai ficar bem, porque vai sim. Vai de verdade.

Agora, se você precisa mais do que só esse fiapinho de esperança, meu pedido é para que você se dê um presente especial nesse Natal. Entenda que sua dor não é besteira. Seu coração partido precisa ser levado em consideração. Sua amargura não é seu padrão. Você é muito mais do que sua depressão, sua ansiedade ou seu transtorno. E você precisa se ajudar. Tomar essa decisão é muito difícil e é normal se sentir incapaz. Mas você não é incapaz. Procure ajuda. Procure tratamento especializado. Faça terapia. Tenha apoio médico. Faça por você o que você sugeriria para uma amiga fazer. Você precisa ser sua melhor amiga.

Sei que é difícil e caro, mas sua saúde mental precisa ser prioridade. Coloque na sua lista de metas para o ano que vem ao menos começar a pensar em como fazer isso. Procurar atendimento gratuito no SUS ou em postos de atendimento psicológicos gratuitos ou com pagamento módico pode ser um bom caminho. As doenças psicológicas são as doenças do século e a intensidade delas aumentou muito por conta desse período difícil que vivemos. Ajude a si mesma. E ajude os que precisam que estão em volta de você.

Todo mundo tem uma luz dentro de si, mas às vezes ela fica tão fraquinha que parece apagada. Queria pedir para que nesse recomeço, você cheque como a sua está e busque fortalecê-la.

Minha meta para 2021 é continuar me sentindo eu mesma. E, se eu conseguir cumpri-la, espero estar aqui em breve para terminar minhas histórias incompletas e para, quem sabe, começar novas. 

Um Feliz Natal, meus amores. E um 2021 de muitas alegrias. 

Beijos,

Clara Savelli

A Luz Que Há Entre NósWhere stories live. Discover now