Blog!

By marycmuller

64.1K 5.1K 1K

Dicas de escrita, como tirar proveito do Wattpad, novidades sobre Desmortos e Antes de Tudo Acabar e postagen... More

Como tirar o máximo de proveito do Wattpad
Sobre como se mudar é um negócio bom pra abrir nossa cabeça
Sobre as coisas nas quais me inspiro
Quando dizem: "Acho que escrevo mal"
Dicas de escrita - Jim Anotsu
Coletânea "O Outro Lado da Cidade"
Lidando com a timidez
Entrevista na revista Trasgo!
Eu na Odisséia Fantástica de 2015!
Bem loka na Odisséia Fantástica!
Representatividade
Modificações corporais e como não fazer besteira
A vida adulta é um saco
Canal no youtube!!
Curiosidades de Desmortos (contém spoilers)
Seriados
Férias, continuações de livros e respostas de comentários
Sobre o hábito do se cortar.
Não, ela não é obrigada a gostar de você
Direitos Autorais
Menstruação e seus incríveis dramas
Garotas unidas jamais serão vencidas
Por que você não publica seus livros?
Perguntas frequentes - video
Antes de Tudo Acabar IMPRESSO
Wattpad - Dica de escrita!
Dia da Mulher
Dicas de divulgação!
Bullying
O sucesso demora pra acontecer, não desistam tão rápido
Tattoo Tag!
Diário de escrita!
Tag! 13 fatos sobre mim!
Coisas para assistir enquanto espera a segunda temporada de Stranger Things
Relacionamentos à distância
Coletor Menstrual
Quando a infância acaba?
Esclarecimentos
Workshop de Escrita: Parte 1
Workshop de escrita parte 2
Workshop de escrita parte 3
Cópias autografadas
Um Ano de Antes de Tudo Acabar!

Como publicar seu livro

2.4K 191 31
By marycmuller

Como tem muitos autores se encaminhando pro universo independente aqui no Wattpad, resolvi fazer um post sobre os tipos de publicações.

Vejo muita gente com dúvidas, ou que sequer sabe que há diversas formas para se publicar um livro, muitas vezes caindo nas garras de editoras picaretas que roubam seu dinheiro em troca de um livro mal feito, mal impresso e que vai ficar encaixotado na sua casa. E acreditem, tem MUITA "editora" assim no Brasil. Existem editoras cobrando até 15 mil reais de autores jovens e despreparados, com contratos desonestos que vão trazer uma imensa dor de cabeça.

  Muitos novos autores sequer sabem que não é preciso pagar para publicar, e que fazer o pagamento a uma editora (Gráfica sob demanda), é apenas uma de várias possibilidades.  

Existem várias e várias formas de se publicar, mas vou falar das principais e falar sobre a publicação de forma independente.


Publicação tradicional:

Muita gente não sabe que isso existe, e isso é assustador. Na publicação tradicional, a editora PAGA o autor e arca com todos os custos de publicação: revisão, projeto gráfico, edição, diagramação, capa, distribuição etc. 

O autor costuma receber uma média de 10% das vendas dos seus livros. Nessa divisão, é a livraria que fica com a maior parcela do lucro, cerca de uns 40%. 

Geralmente você precisa enviar seu original para a editora, ele passa por uma avaliação e você pode ou não ser selecionado para publicação. Mas nunca vai precisar desembolsar nem um real para publicar por essas editoras.

São as melhores editoras para se publicar caso deseja uma boa distribuição em livrarias pelo país, participar de eventos e se profissionalizar de forma geral. Mas também são as mais difíceis de se ingressar, pois é a maioria delas que entra em contato com o autor, ao invés do autor entrar em contato com elas. Hoje em dia os editores já procuram por recomendações de outros profissionais, como agentes, revisores, editores... pessoas da área que tem um autor ou autora para indicar.

Daí vem a importância dos jovens autores terem boa presença online, serem sempre educados e melhorarem sua escrita cada vez mais, angariando leitores, e criando contatos no mundo editorial aumentando suas chances de serem encontrados por um editor.

Os exemplos são inúmeros. Algumas das que investem constantemente em nacionais são Gutenberg, Planeta (por onde vou publicar), Companhia das Letras, Verus, D'Plácido e várias outras. Nunca foi tão fácil pra um autor novo publicar no Brasil quanto nos últimos anos.

99% dos livros que vocês vêm nas livrarias são de editoras tradicionais. Não ache que você vai pagar para publicar com uma gráfica e vai aparecer na mesinha da livraria da sua cidade. Pode conseguir? Pode. Fazendo contatos com os distribuidores e livreiros. É fácil? Não.

Ao mesmo tempo, a maioria dos autores que conheço levam MUITOS ANOS para conseguir publicar assim, mas eu acho que vale a pena. Eu esperei 10 anos e não arrependo de nada. Durante esse tempo  fui amadurecendo e melhorando meu trabalho.


Publicação Sob-demanda:

Não confundir com "impressão sob-demanda".

Aqui, é o autor que paga para publicar, e por isso, pode não  haver uma preparação do original, nem seleção do que será ou não publicado. Já que a editora vai ganhar dinheiro, podem muito bem publicar qualquer coisa.  Portanto, muito cuidado ao ficar feliz por ter recebido um "sim" de uma editora. Eles podem muito bem estar dizendo sim pra tudo.

Aqui no Wattpad acontece muito. Essas gráfica, que se chamam de editoras, mandam mensagens para MUITA GENTE dizendo que seus originais foram aprovados. E quando mandam pra muita gente, desconfiem. Como leram todo esse material? Como podem investir em tantas obras? 

É aqui que a picaretagem corre solta. Muitas vezes você nem manda seu original para uma editora e surge um "editor" do nada te falando que seu livro é incrível. Aí você fica empolgado pra publicar. E descobre que para isso, precisará desembolsar a modesta quantia de X mil reais. 

Aí você paga. E aí essa editora não faz distribuição nem divulgação e você termina com um rombo na conta bancária e uma caixa de livros em casa que não sabe como vender.

Também pode acontecer de eles cobrarem o valor do projeto gráfico, e aqui, você precisam também estudar quanto custa um projeto gráfico, revisão, capa, etc. Se alguém disser que o projeto completo do seu livro custa 500 reais, desconfie, já que 500 reais é o valor apenas da revisão com um bom profissional.

Claro que nem sempre é assim. Existem sim, editoras sob-demanda honestas. Uma dica é ler a lei de direitos autorais - que é bem curtinha - e ficar de olho em contratos que não sigam o que diz na lei. Também é importante entendermos um pouco de produção gráfica. Só assim saberemos se o valor cobrado é justo ou não. Veja o quanto você está pagando e pra onde exatamente esse dinheiro está indo, e compare com os valores de mercado (revisão, diagramação, capa etc). E evitem editoras sob-demanda que não fazem distribuição. Pois nesse caso, elas são apenas gráficas disfarçadas de editoras. E não adianta nada você publicar um livro que não será vendido em lugar algum. 

Confira o valor final que seu livro terá, o chamado "preço de capa". Algumas dessas gráficas/editoras imprimem cópia a cópia quando algum livro é vendido pelos seus sites, e isso faz o valor + frete ficar tão caro, que você venderá apenas pros seus pais. 

Se decidir ir por esse caminho, antes de assinar qualquer coisa, leia o contrato com calma e tire todas suas dúvidas. Confira o catálogo da editora e veja se os livros estão vendo vendidos em sites e em livrarias físicas. Converse com outros autores dessa editora para verem se são honestos e pagam direitos da forma correta. Sempre desconfie de promessas e excesso de elogios. Lembre-se que um livro é um trabalho, e é justo que alguém seja pago para realizar um trabalho. Ou você já viu cozinheiro pagando para cozinhar num restaurante?


Impressão Sob-demanda

A impressão sob-demanda é o que acontece em sites como Perse e Clube dos Autores. Não há seleção de originais, cada autor pode fazer o upload da obra que quiser e disponibilizá-la no site. Cada vez que um cliente compra um livro, ele é impresso e enviado para aquela pessoa. Portanto não há estoque, e por isso, os livros serão mais caros.

É uma saída ótima para alguns casos, e pra quem consegue se auto-gerir e correr atrás de todos os serviços dos quais vai precisar: a capa, a diagramação e a revisão. 

O grande problema aqui, é que tem tanto livro mal feito, plagiado, com capas e diagramação feias, que as pessoas estão fugindo desses tipos de livros. Então sua obra pode sofrer preconceito por estar no mesmo catálogo que essas outras. Nessas situações, você vai acabar vendendo pro seu público já formado e seus amigos e familiares. Por isso, é importante ter um bom relacionamento com o público.

Eu não recomendo publicar livros grandes dessa forma, pois o preço ultrapassa facilmente os 40 reais com frete. Mas é uma opção ótima para quem quer apenas ter seu livro e mãos e disponibilizá-los para amigos, familiares e leitores fiéis. 


Publicação independente:

Eu sei que os dois últimos tipos de publicação anteriormente descritos também são indies, mas vou falar sobre como ser indie pra caralho. Assim pelo menos você escapa de picaretagem.

Aqui, você será o autor e o editor e tudo o que puder ser. E ao invés de pagar uma editora sob-demanda pra fazer seus serviços editoriais, você vai encontrar os profissionais que precisa. No mínimo, será isso: Revisão, capa, diagramação, impressão. Mas você pode acrescentar leitura crítica ou copidesque (o copidesque é uma "revisão mais aprofundada", onde o profissional poderá reescrever frases inteiras suas, por exemplo, ou eliminar vícios de linguagem). 

Você pode encontrar profissionais que fazem serviços para autores independentes. Eles costumam ter preços mais acessíveis e fazem um trabalho legal. Orce com uns três até encontrar o equilibro entre preço e qualidade que você procura. 

Você também precisará encontrar uma boa gráfica e orçar seu material em pelo menos uns 5 lugares até encontrar uma de bom preço e qualidade. Peça para o diagramador já deixar o arquivo fechado pra envio pra gráfica para você, para facilitar o contato. Fazer orçamentos costuma ser um saco, mas é preciso.

O maior problema aqui é a distribuição. Você pode fazer uma loja online, ou tentar contatar livrarias para vender seu livro (para livrarias, precisará também de um ISBN), mas vender será seu maior desafio.


Não importa em qual tipo de publicação você vai se meter. Leia o contrato com cuidado e pesquise bastante. Tem muita gente querendo se aproveitar de autores por aí. Estude como o mercado editorial funciona e faça contatos e amigos escritores. Participe de lançamentos, eventos e bienais. Converse com as pessoas. Seja ativo nas redes.

E lembrem-se: não desistam. 

Continue Reading

You'll Also Like

350K 16.9K 16
Conto +18 Conrado e katherine são casados alguns anos, ele tem uma possessividade muito grande sobre ela. Como será a relação dos dois? NOTA DA AUTO...
1.9K 434 7
• 𝖤𝗌𝖼𝗋𝖾𝗏𝖺 𝖡𝖾𝖻𝖺𝖽𝗈, 𝖱𝖾𝗏𝗂𝗌𝖾 𝖲𝗈́𝖻𝗋𝗂𝗈 • [ ] 𝖤𝗆 𝖡𝗋𝖾𝗏𝖾 [ ] 𝖠𝖻𝖾𝗋𝗍𝗈 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖨𝗇𝗌𝖼𝗋𝗂𝖼̧𝖺̃𝗈 [♟️] 𝖤𝗆 𝖠𝗏...
11K 511 12
Leia se quiser🍒
601K 58.1K 46
Sinopse reescrita e atualizada em: 03/06/2022. Não podemos apagar o passado, mas se quisermos podemos mudar o futuro. Vítima de um incêndio que lhe d...