Como publicar seu livro

2.4K 191 31
                                    

Como tem muitos autores se encaminhando pro universo independente aqui no Wattpad, resolvi fazer um post sobre os tipos de publicações.

Vejo muita gente com dúvidas, ou que sequer sabe que há diversas formas para se publicar um livro, muitas vezes caindo nas garras de editoras picaretas que roubam seu dinheiro em troca de um livro mal feito, mal impresso e que vai ficar encaixotado na sua casa. E acreditem, tem MUITA "editora" assim no Brasil. Existem editoras cobrando até 15 mil reais de autores jovens e despreparados, com contratos desonestos que vão trazer uma imensa dor de cabeça.

  Muitos novos autores sequer sabem que não é preciso pagar para publicar, e que fazer o pagamento a uma editora (Gráfica sob demanda), é apenas uma de várias possibilidades.  

Existem várias e várias formas de se publicar, mas vou falar das principais e falar sobre a publicação de forma independente.


Publicação tradicional:

Muita gente não sabe que isso existe, e isso é assustador. Na publicação tradicional, a editora PAGA o autor e arca com todos os custos de publicação: revisão, projeto gráfico, edição, diagramação, capa, distribuição etc. 

O autor costuma receber uma média de 10% das vendas dos seus livros. Nessa divisão, é a livraria que fica com a maior parcela do lucro, cerca de uns 40%. 

Geralmente você precisa enviar seu original para a editora, ele passa por uma avaliação e você pode ou não ser selecionado para publicação. Mas nunca vai precisar desembolsar nem um real para publicar por essas editoras.

São as melhores editoras para se publicar caso deseja uma boa distribuição em livrarias pelo país, participar de eventos e se profissionalizar de forma geral. Mas também são as mais difíceis de se ingressar, pois é a maioria delas que entra em contato com o autor, ao invés do autor entrar em contato com elas. Hoje em dia os editores já procuram por recomendações de outros profissionais, como agentes, revisores, editores... pessoas da área que tem um autor ou autora para indicar.

Daí vem a importância dos jovens autores terem boa presença online, serem sempre educados e melhorarem sua escrita cada vez mais, angariando leitores, e criando contatos no mundo editorial aumentando suas chances de serem encontrados por um editor.

Os exemplos são inúmeros. Algumas das que investem constantemente em nacionais são Gutenberg, Planeta (por onde vou publicar), Companhia das Letras, Verus, D'Plácido e várias outras. Nunca foi tão fácil pra um autor novo publicar no Brasil quanto nos últimos anos.

99% dos livros que vocês vêm nas livrarias são de editoras tradicionais. Não ache que você vai pagar para publicar com uma gráfica e vai aparecer na mesinha da livraria da sua cidade. Pode conseguir? Pode. Fazendo contatos com os distribuidores e livreiros. É fácil? Não.

Ao mesmo tempo, a maioria dos autores que conheço levam MUITOS ANOS para conseguir publicar assim, mas eu acho que vale a pena. Eu esperei 10 anos e não arrependo de nada. Durante esse tempo  fui amadurecendo e melhorando meu trabalho.


Publicação Sob-demanda:

Não confundir com "impressão sob-demanda".

Aqui, é o autor que paga para publicar, e por isso, pode não  haver uma preparação do original, nem seleção do que será ou não publicado. Já que a editora vai ganhar dinheiro, podem muito bem publicar qualquer coisa.  Portanto, muito cuidado ao ficar feliz por ter recebido um "sim" de uma editora. Eles podem muito bem estar dizendo sim pra tudo.

Blog!Onde as histórias ganham vida. Descobre agora