Sobre o hábito do se cortar.

1.2K 180 17
                                    

Nessa última semana, recebi dois comentários no Wattpad, num tom que nunca havia acontecido antes.

Essas duas pessoas discordam do Rafa se cortar e falaram que acham desnecessário o personagem fazer isso, pois é uma atitude de emo, ou que ao invés de se cortar ele deveria fazer outra coisa para extravasar, falando isso de forma a entender que eu deveria remover isso da história, pois era algo bobo.

Claro que não citarei nomes pra não expor ninguém, mas aqui vai minha resposta para todos que acham que se cortar é desnecessário/atitude de emo/querer chamar atenção/nojento: 

Você tem todo direito de não ver necessidade em se cortar, e é bom que seja assim. Mas cada pessoa possui mecanismos diferentes de lidar com as situações que viveram e com seus traumas, e nenhuma forma é mais importante ou mais válida do que a outra. Para pessoas que fazem "self-harm", a dor física é a única forma que encontram de lidar com determinadas dores psicológicas. Isso pode se manifestar na forma de cortes, não comer para passar fome, tomar banhos quentes demais, se arranhar, etc.

Gostaria de dizer também, que este é um distúrbio grave, que deve ser tratado. Desmerecer a dor dessas pessoas é um desrespeito e forma enorme de egoísmo.

O self-harm é estudado dentro da psicologia, não é apenas "coisa de emo" e "coisa de adolescente" para chamar atenção. Precisa ser levado a sério, não com desdém.

Nós não devemos criticar a dor dos outros, ou seus mecanismos de lidar com a dor. Cada um sabe o que carrega, e aqueles que carregam depressão ou hábitos auto-destrutivos já sofrem bastante preconceito da sociedade que os cerca, muitas vezes os impedindo de procurar tratamento, ou tendo suas próprias famílias contra elas.


Agora a mensagem é para você, que precisa lidar com isso:

Saiba que você não está sozinho. Que entendemos o que você está passando e que é um momento onde nos sentimos muito vulneráveis, culpados e sem ânimos ou esperanças.

A dor física pode te fazer sentir melhor por alguns momentos, mas não irá resolver o problema a fundo, e para isso, precisamos da ajuda de alguém. É comum, normal e compreensível que não consigas lidar com isso sozinho. Não precisa ter medo ou vergonha.


Essa época da adolescência somos bombardeados com um mundo completamente diferente do que havíamos vivido até então. Saímos da infância direto pra adolescência e não existe um período de transição entre as duas cosias. Isso pode ser assustador e confuso, mas prometo que as coisas melhoram.


Não precisa sentir vergonha. Quando alguém pega uma gripe, ninguém fala que é pra chamar atenção. São apenas doenças, e umas afetam nosso corpo, outras afetam nossa mente, outras afetam nosso psicológico. E vamos lidar com isso.

Converse com alguém confiável, exponha seus medos. Caso não te ouçam, procure algum artigo sobre isso na internet e entregue para a pessoa com uma carta. Adultos tem esse problema de só acreditarem em pessoas com mestrado e doutorado.

Não fique sem esperanças, pois as coisas vão mudar, e vão melhorar e você vai ficar bem.

Um grande abraço,Mary.


Blog!Onde as histórias ganham vida. Descobre agora