Antigas Sociedades Mágicas: CELTA

91 0 0
                                    

- INTRODUÇÃO:
Os celtas são considerados uma das civilizações mais ricas do Mundo Antigo, suas origens remontam ao processo da Idade do Ferro, sendo eles os responsáveis pelo manuseio do ferro e da metalurgia na Europa. Seus reconhecimentos partem daí ou da criação da língua celta

A magia como conhecemos hoje teve seu auge com a civilização Celta. Eles eram um povo que cultuavam deuses com face da natureza, por isso sempre viviam em contato com ela em seus rituais, pois acreditavam ficar mais próximo de suas divindades.

Os celtas se dividiram em vários povos, entre eles podemos citar: Belgas, Gauleses, Bretões, Escotos, Batavos, Eburões, Gálatas, Caledônios e Trinovantes. Vários desses povos nomearam províncias romanas na época do desenvolvimento de seu Império.

- A ORIGEM DOS CELTAS:
Ainda na Idade do Bronze, algumas culturas europeias eram bastante semelhantes, características da região Reno-Danúbio. Tais culturas se estabeleceram em uma região chamada "Campo das Urnas"

Entre 1200a.C-1000a.C, esses povos começaram um processo de individualização. Se dividiram em Celtas, Eslavos, Latinos e Ilírios. Celtas ficavam no Ocidente, Eslavos ao norte, Latinos no Sul e Ilírios no sudeste

A Idade do Ferro foi dividida em duas grandes culturas: A primeira fase foi a de Hallstatt, ela durou de 850a.C até 450a.C e foi caracterizada pela confecção de armas de bronze e grandes armas de ferro.

Muitos especialistas acreditam que o primeiro povo a usar o ferro na Europa foram os Celtas, neste período também, os Celtas ocuparam as Ilhas Britânicas. No Século VI (ainda no período Hallstattiano) os Celtas atingiram a Peninsula Ibérica, formando o povo Celtibero

A segunda fase, no entanto, marcou o afloramento e expansão da cultura Celta

- A RELIGIÃO CELTA:
A maioria das religiões se é necessária uma instituição e que há um tempo para aquilo. Mas a religião Celta era diferente. Nela não existia tempo para diversão, tempo para trabalhar e para a religião, a religião era literalmente tudo isso, ela norteava tudo dos Celtas, desde o comportamento até a arte estava inteiramente ligada à religião.

A religião Celta é algo muito estudado, pois existem várias teorias e mentiras rodeando a cultura deste povo. Isso porque vários elementos desta religião são banalizados, como: Duendes, fadas, cristais mágicos e incensos são banalizados, sendo comercializados em lojas como banalidades e bugigangas. Por isso existem várias mentiras só para conseguir a venda, então se deve ter cuidado com o que é falado sobre eles

A religião do povo Celta é chamada de Druidismo, como o nome sugere, seus líderes religiosos são os Druidas, que era uma classe privilegiada na sociedade Celta. Eles presidiam as cerimônias religiosas faziam sacrifícios e conduziam oráculos.

Além da função de líder religioso eles também eram educadores, juízes e os responsáveis pela conservação da história celta, já que temiam registros escritos, os ensinamentos eram passados de geração para geração. Os druidas tinham vastos conhecimentos em várias áreas, como astronomia, medicina e agricultura. Uma importante curiosidade é que as mulheres também tinham importância na sociedade e poderiam ser Druidas, quebrando vários preconceitos

- OS DRUIDAS:
A pirâmide social Celta era:
Rei/Rainha
Druidas/Guerreiros
Lavradores
Servos

Devemos desconstruir a visão de pirâmide social tripartida (nobreza, clero e servos) se quisermos entender a organização social dos celtas. Todos os membros da comunidade tinham importância, pois faziam parte de um todo. Mas não podemos negar que a classe dos servos tinha menor poder político.

Além de que, os Druidas eram considerados "mais importantes" que os reis

Falar sobre Druidas na atualidade não é tão fácil, pois é muito abrangente em questão de funções, como o termo "Intelectual". Suas funções eram tão especializadas que os druidas tinham uma espécie de faculdade

Os druidas são divididos em 6 grupos:
Os Druida-Brithem - Estes eram os juizes. Os celtas nunca chegaram a ter suas leis escritas, apenas os brithem a conheciam, assim a função deles era percorrer as casas e as cidades e resolver impasses que surgissem.
Os Druida-Liang - Eram os médicos e curandeiros. Em geral passavam mais de 20 anos em seus estudos antes de praticarem a cura, tinham especializaçòes entre si, entre eles estavam as ervas, as cirurgias (como a de transplante de coração), poções e etc.
Os Druida-Scelaige - Eram os narradores, eles tinham como função apenas repetir a grande história dos celtas que lhe haviam sido contada por outros scelaige. (A escrita era proibida a não ser para rituais de religião) Apenas repetiam para que a história não fosse esquecida. Também juntavam à sua história as novas trazidas pelos sencha
Os Druida-sencha - Já que os sceilage ficavam trancados apenas repetindo, estes deveriam percorrer as terras celtas e compor novas histórias sobre o que estava acontecendo, estas seriam repassadas aos scelaige que as decoraria.
Os Druidas-Filid - Eram a mais alta classe dos druidas, a sua função eram o contato direto com os deuses (Alguns deles eram descendentes diretos dos deuses). O mago Merlin é um druida filid.
Os Druidas-Poetas - Uma vez que os druidas Scelaige decoravam a história, era preciso que alguém as aprendesse e contassem ao povo, essa era a função dos poetas, que mantinham a tradição celta viva.

Os celtas já utilizavam o Calendário Gregoriano, baseados nos movimentos dos astros. Criaram também a Roda do Ano, essa Roda definia o ano e horário dos principais rituais mágicos, cada um com um significado único. A natureza para eles representava as manifestações divinas e a sua magia. Dentro das forças via-se as dualidades: Noite e dia, fogo e água, ar e terra, deus e deusa.

O dia era deus e a noite a deusa mãe, e para tudo se manter em harmonia era necessária o equilíbrio, a interação perfeita no masculino e feminino.

História da Magia - 1° anoWhere stories live. Discover now