Antigas Sociedades Mágicas: GRÉCIA (continuação)

100 2 0
                                    

- MAGIA NEGRA (continuação):
Platão identificou os Katadesmos/Defixiones nas Leis, esses objetos eram usados para fazer mal, como citado na aula passada. O nome Katadesmo deriva de katadeo, verbo que significa amarrar, prender ou imobilizar alguém abaixo da terra (Mundo dos Mortos), já o termo Defixiones é do latim defixio, que significa fixar embaixo junto ao Mundo dos Mortos, as duas palavras nomeiam as lâminas usadas para fazer o mal na Grécia e em Roma do século V a.C até o século VI d.C

Os deuses que foram achados evocados nas lâminas são: Hecate, Hades, Perséfones, Hérmes e Cérberos (deuses ctônicos) e o único nunca citado foi Caronte

Em Atenas foi encontrada um Katadesmo datado do século V a.C que joga uma magia contra um cidadão chamado Kalistratos. A inscrição do Katadesmo é: "Enterro Kalistratos os sinégoros dele... A todos enterro". Segundo indícios, Kalistratos estava movendo um processo no tribunal contra alguém, a pessoa então decidiu usar a magia para fazer o homem perder, o cidadão junto com o feiticeiro usaram meios mágicos para Kalistratos e seus sinégoros (pessoas que receberam recursos para auxiliá-lo) perderem a disputa.

Outros artefatos de chumbo da época (que aparentemente tinham envolvimento juridico) tinham, além do nome do indivíduo, suas partes para serem afetadas, como: A língua, para evitar que ele use sua palavra ou a paralisação de pés e mãos para chegar ao tribunal ou escrever discursos para leitura no julgamento.

Ser feiticeiro em Atenas era muito perigoso e exigia capacidades de leitura e escrita, muito raro na época. As inscrições nas lâminas de chumbo apresentam diferentes maneiras de usar a escrita que podia ser do tipo boustrofondo, procedimento muito próximo ao ato de arar o campo em sulcos alternados indo da esquerda para a direita, retornando em direção oposta quando a letra ficava voltada para o lado contrário; havia o retrógrado que se refere ao ato de escrever de cima para baixo e a opistográfica na qual se escrevia no lado da frente e no anverso da lâmina de chumbo.

Várias inscrições da época relatam pedidos para que a família do adversário morresse, com a maldição atingindo a casa do indivíduo. Eram usadas maldições para arruinar o negócio do indivíduo e para transformar a vítima em um ser inerte, um morto vivo, como os Zumbis. Essa imobilidade impediria os seus negócios, destruindo-os.

-BRUXOS GREGOS FAMOSOS:
Mopsus-Grego que venceu a vidente Calchas em uma competição
Circe-Transformava marinheiros perdidos em porcos. Vivia na Ilha de Aeaea
Herpo, o Sujo-Conhecido por criar o primeiro basilisco conhecido e pelas primeiras Horcruxes
Andros, o Invencível-Alegou ser o primeiro bruxo a conjurar um Patrono gigante

História da Magia - 1° anoWhere stories live. Discover now