EMPATIA

4 3 0
                                    

24/06/2020

Esses dias, esbarrei com um texto que explicava sobre a empatia, sobre o por que ela é tão importante, e isso me fez refletir sobre como levamos nossos relacionamentos com as pessoas nos dias atuais, e de como existem pessoas que sabem muito bem dissertar sobre a empatia, mas desconhecem uma maneira de de fato, colocá-la em prática. Então, por que não falar de empatia?

Empatia é saber enxergar a alma do outro sem julgar nada do que está ali, pois jamais saberemos com clareza o que o outro sente. Empatia é estender a mão sem querer algo em troca. Empatia é respeitar o espaço e o tempo de cada um, entendendo que a vida passa em ritmos diferentes para cada ser humano. Empatia é fingir não ver algo para que a outra pessoa não se sinta desconfortável.

Empatia é compreender que as dores se manifestam e passam de maneira diferente dentro de cada pessoa, e às vezes o que pode parecer uma pequena onda para você, é um verdadeiro dilúvio para o outro. Empatia é não tratar o sofrimento e a angústia de alguém como mero drama, mesmo que você não veja sentido algum. Empatia é saber que nem sempre o que é fácil e bom para você, também vai ser para o outro. Empatia é entender que nem sempre o seu conselho será válido e sua opinião aceita. Empatia é estar aberto ao que outra pessoa tem a dizer, e também a ensinar.

Por vezes ficamos presos em nossa própria bolha de egoísmo, que nos impede de enxergar o mundo ao nosso redor e a beleza que ele pode proporcionar. Olhar ao redor, notar que o mundo não gira em torno de você, e que mesmo em sua própria casa, pode haver pessoas necessitando de alguma palavra de consolo, afinal, sensibilidade, também é Empatia.

Empatia é, acima de tudo, respeito, ao próximo, e também a si mesmo.

Textos com CaféWhere stories live. Discover now