✨Texto Final - EzequielHenrique

28 7 5
                                    

Criação do mundo segundo os Tupi-Guarani. 

Quando os Portugueses invadiram o Brasil, encontraram um um povo nativo que achavam que era um povo primitivo, os índios. 
Assim como os outros possuem suas lendas e mitos, com os índios foi diferente, havia diversas tribos com historias mirabolante que inclusive estão cravada na nossa cultura e folclore ate hoje,um desses povos era o Tupi-Guarani que acreditava em um deus supremo, o deus do trovão, conhecido como Tupã. os índios acreditavam que sua voz podia ser ouvida durante as tempestade, era considerado pelas tribos indígenas brasileira como o criador do universo, e criador da luz. Residia no sol e era visto como um deus benevolente e protetor.

 

De acordo com a crença do povo tupi-guarani, no inicio de tudo, quando tudo era nada e nem existia nem mesmo tempo, vivia Yamandu. Esse deus era o ancestral dos ancestrais, conhecido como o silencio que tudo ilumina, um belo dia Yamandu quis conhecer sua própria dimensão e se recolheu dentro de si mesmo e viu que era vasto, assim para conhecer toda sua dimensão ele se transformou em uma grande coruja primordial, essa coruja era tão rápida e bela quanto qualquer outra coisa. A coruja passeou dentro da grande noite e mais uma vez viu o quanto era vasto, mas queria mais, ele queria conhecer o seu tamanho e por isso resolveu se transformar em um colibri, um beija flor, e entao voou e conseguiu com uma velocidade incrível conhecer todas as dimensões de si mesmo, mais uma vez Yamandu o deus supremo viu que era vasto, não satisfeito se transformou em um gavião real, e voou ate seus limites, essa ultima experiencia fez Yamandu pensar que precisava criar mundos para toda essa imensidão, foi então que começou a cantar e as estrelas começara a surgir, ele cantou por dias seguidos ate que todos os mundos estavam criados, Yamandu então se recolheu para dentro de si e se transformou no grande sol e do vento desse sol, nasceu Tupã.

 

Tupã nasceu do próprio coração de Yamandu e o ajudou acabar de criar os humanos, mas faltava uma coisa para Tupã. Um dia ele sonhou com a mãe terra e criou do seu próprio pensamento o petygua, que é uma especie de cachimbo sagrado com poderes misticos. Ao assoprar o cachimbo Tupã também soprou o espirito da Mãe terra. Que viajou ate encontrar um lugar onde ali ficou, assim Tupã desenhou tudo que queria em nosso mundo. Depois disso a partir de seu coração criou nosso primeiro ancestral, Guaraci.

Esse primeiro ser não tinha a mesma estrutura física que temos hoje era um ser alado, luminoso, semelhante a um pássaro. Tupã chamou Guaraci para vir habitar a terra, porem ele não sabia comandar nem como viver na terra, então Tupã disse para ele procurar um mestre para ensina-lo como habitar o mundo físico. Guaraci aprendeu com a Pedra e também com a Palmeira com a onça e por ultimo com a serpente prateada, o espirito da terra que criou o primeiro ser humano, aprendendo com eles como viver na terra. As aves e tudo o que é vivo foi criado a partir da fala de Tupã mirim. Ao ver seu reflexo e ficar admirado com sua beleza, foi criado a primeira mulher nomeada Jaci. Então ensinou todas as coisas a mulher, Guaraci tinha criado apenas animais cinzentos, então Jaci falou o nome de todos os bichos coloridos, frutas e flores, participando da criação do mundo ao dar cores a todas as coisas.

 

Guaraci a partir de sementes criou crianças, nascendo a primeira tribo, nossos primeiros ancestrais. Depois de tudo criado, Guaraci foi morar no sol e Jaci na Lua. 

 

Essa é a historia de como o mundo foi criado de acordo com o povo tupi-guarani.Existem conflitos entre os nomes dessa crença, uns dizem que o Tupã com a ajuda da deusa Araci criou a terra, mas é provável que as historias fazem referencias aos mesmo deuses mudando apenas os nomes.

 

As informações sobre a mitologia brasileira é bem escassa graças aos jesuítas que catequizaram os índios fazendo suas crenças ser esquecidas ao passar dos tempo, conhecemos obras que representava bastante sobre a mitologia e o folclore brasileiro como por exemplo o autor Monteiro Lobato na publicação de sua obra infantil, a coleção do Sitio do Pica-Pau-Amarelo.

 

Alguns dos seres Mitológicos mais conhecidos são:

 
Iara; Que era uma sereia que seduzia os pescadores com sua beleza se canto e os levava para o fundo das águas.

Saci-Pererê: Um menino negro de uma perna só, que usa um cachimbo e seu gorro vermelho que lhe da poderes mágicos.

Cuca: Uma mulher feia em forma de jacaré que pegava as crianças desobedientes.

Curupira: Conhecido como protetor das matas e dos animais, um homem pequeno de cabelos vermelhos e com os pés virados para trás o que faziam as pessoas que o seguiam se perder.



Avaliação:

goldensnaker

Amei, consegui sentir toda aquela imensidão da qual você falou no Começo e isso me prendeu logo de cara. Você tem talento e MEU PAI DO CÉU continue assim kk

blasphemenox

É maravilhoso. É delicado, intenso, verdadeiro. É como uma mão fazendo carinho no seu rosto, olhos quentes olhando em seus olhos para logo depois entrar em você e tomar sua alma. É profundo e marcante.

Você pode entrar em contato para receber seu prêmio.

Red Blood TextosWhere stories live. Discover now