16 - Você só estará em paz quando for capaz de amar

34 1 0
                                    

Apesar de ser uma palavra tão diminuta, ela carrega uma gama de significados. Também se faz presente em inúmeras áreas de nossas vidas e causam sensações surpreendentes e agradabilíssimas. Ao conversar com as pessoas, sempre tentei distinguir o "amor" a partir de dois ramos: um meramente mundano e outro espiritual. Com o passar do tempo, percebi que para amarmos, precisamos, indubitavelmente amar com todas as nossas forças, e, além do corpo, é do espírito que provém a maior parte de nossas forças. Desse modo, só alcançamos o Verdadeiro Amor quando somos capazes de trabalhar o amor em todas as esferas de nossa existência; evitando efetivar quaisquer tipos de segregações. Mas, poxa, como é difícil não enumerar, separar e rotular coisas... fazemos isso o tempo todo! Como podemos, então, estruturar algo tão abstrato a fim de alcançarmos a tão sonhada paz de estarmos cheios de amor?

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." - João 1:1

Foi muito difícil para eu entender esse versículo, da forma mais rente à sua proposição. Estava tudo tão óbvio: sempre tentamos enxergar Cristo como um ser, seja ele divino, humano ou como uma composição de ambos. Esquecemos que Ele é próprio Verbo de Deus. Desse modo, Nele habita o modelo ideal de ser humano criado por Deus. Esse é o amor mais genuíno que podemos ter algum dia: sermos mais próximos do modelo de ser humano tão escancarado, humilhado e rejeitado por nós. Ele estava sempre nos alertando, tentando abrir nossas mentes para desfrutarmos de uma onda de transformação e felicidade Eterna. Queríamos um monarca, o pecado nos fez rejeitar o próprio amor.

É difícil deixar um pouco de lado a materialidade de Cristo, até porque é inegável que foi carne como qualquer um de nós e cumpriu seus planos; sofreu morte de cruz e foi ressuscitado. Ficamos sempre presos ao bordão "morreu por mim". Mas, o que tudo isso significa? Um mero profeta enviado por Deus que cumpriu sua missão? Sim, mas com toda a Sua humildade, trouxe-nos grandes transformações que muitas vezes não conseguimos enxergar. Em toda a Sua plenitude, quando entoamos "Cristo", podemos encarar como um estilo de vida, uma maneira de abordar o mundo: os acertos, erros e entre outras coisas.

É lamentável vermos pessoas buscando a paz em realizações, títulos e entre outras coisas. Buscamos a paz nas coisas erradas, até mesmo quando estamos olhando para Cristo constantemente. Precisamos ter um olhar refinado ao caráter divino de sua existência. Os seus atos não revelam apenas um ser perfeito, mas a melhor forma de nos preenchermos do Amor de Deus. Ao longo de todo Seu ministério, Cristo visou demonstrar que o sucesso estava tão perto de nós, que não era necessário nenhuma forma de sacrifício senão aquele provido de nossa fé em viver esse Novo Modo de Vida. Este perfil segue essa premissa, não se trata de um nome bonitinho e chiclete. Em 2013 foi batizado com "Ame quem mais você quer neste mundo". No ano seguinte, percebi que quem mais eu amava era o próprio Deus. Em 2015, vi que para chegar até Deus, para vivenciar Seu amor, eu precisava ter Uma Vida com Cristo.


Reflexões cristãs parte 01 🥰Onde as histórias ganham vida. Descobre agora