Final

6.2K 91 15
                                    

Comunico que este é o final da história, muitos me questionaram sobre quando eu a continuaria ou quando terminaria de postá-la. Procurei em outros sites e neles também acabavam desta maneira. O motivo, para a escola literária da época era normal se acabar um livro desta maneira, sem avisos ou fechamentos.
Pesquisei sobre outros da época e um dele acaba com a personagem principal (por convenção é colocado no feminino, mesmo que seja um homem) subindo em um bonde após ter uma conversa cotidiana com um amigo. Termina desta forma, sem explicações e perspectivas. Visto que, o foco destas narrativas, no geral, era exemplificar e provar sua tese.

Como foi visto neste livro, a história é basicamente voltada para o Cortiço, de tal modo que podemos julgar que ele tem um aspecto "vivo". Comprovando a tese do determinismo, ou seja, que o meio determina o comportamento do indivíduo, o modifica de forma intensa. Como o personagem Jerônimo, um português que se mostrava, no início, distante das pessoas do Cortiço, brasileiros, por julgá-los inferiores e cobiçou voltar a sua nobre terra. Ao final ele se " abrasileirou" graças ao desejo que sentia por Rita Baiana.

Espero que tenham aproveitado o livro, peço que me desculpem por não ter revisá-lo (por talvez ter alguns erros) não possui tempo para tal.

Alguns detalhes importantes que possivelmente foi percebido por vocês. A personagem principal é o Cortiço. A maioria dos portugueses possuem uma avareza doentia, quer voltar à Portugal e pensa que o Brasil e a sua população são inferiores. Os brasileiros em sua maioria são preguiçosos, possuem pouca vontade de trabalhar, porém há alguns que trabalham como a Bertoleza. As pessoas são comparadas com bichos (zoomorfismo). Há uma crítica ao romantismo, com a Bertoleza que acredita em João Romão e acaba com o suicídio quando percebe a verdade. Há uma ênfase nos aspectos biológicos. Assim caracterizado o Naturalismo ( base científicas, crítica ao romantismo, ênfase nos aspectos biológicos, denúncia social)

Beijos...

Chegaste ao fim dos capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Jul 23, 2015 ⏰

Adiciona esta história à tua Biblioteca para receberes notificações de novos capítulos!

O CortiçoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora