Informativo

441 66 12
                                    

PELO FOGO QUE QUEIMA AO LADO DO TRONO DE ODIN, O PAI DE TODOS.

Venho hoje trazer a vocês algumas explicações, definições e por um ponto final na dúvida: QUAL GÊNERO MINHA HISTÓRIA PERTENCE?

Desde a edição passada alguns dos avaliadores vem percebendo um certo erro em algumas categorias, onde autores inscrevem suas determinadas obras em categorias que não correspondem ao enredo. Por essa razão, e porque não queremos mais descontar pontos, resolvemos trazer esse capítulo explicando direitinho a vocês qual categoria sua obra pertence usando quatro gêneros que tiveram bastante reclamações de seus avaliadores.

Para iniciar nossa tour do dia, primeiro você precisa saber que existem gêneros literários e subgêneros literários.

Gênero literário é: um conjunto de obras que apresentam características análogas de forma e conteúdo. Essa classificação pode ser feita de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais, entre outros. Vale salientar também que, atualmente, os textos literários são organizados em três gêneros: narrativo, lírico e dramático. – fonte, Brasil escola.

Subgêneros literários: são um conjunto de características de outros gêneros presente na obra.
Exemplo: Paola Bracho inscreveu a sua história na categoria romance com a obra “ Péssimo negócio coração”. A história da Paola tem a ambientação em 1950, é narrada em primeira pessoa, tem um casal secundário vivendo um romance, há presente na trama assassinato e magia, mas o tchãm da história é a perseguição pelos nazistas que fugiram da prisão.

Onde a história da Paola Bracho deve ser inscrita?

Romance? Ficção histórica ? Feminina ? Aventura ? Fantasia ? Suspense ?

Alguém sabe? Não? Está na dúvida? Deixa que a Queen te responde. Paola deve inscrever sua história em FICÇÃO HISTÓRICA.

Por que, Queen?

Era essa pergunta que eu estava querendo ouvir, pois através dela veremos cada categoria e seus subgêneros.

1 – Romance – Tudo que for cheio de amor e drama, é nessa categoria bem aqui. Romance abraça não apenas aqueles casais ala Nicholas Sparks, mas também histórias da rainha Charlotte Bronte. Romance é uma obra literária que apresenta narrativa em prosa, normalmente longa, com fatos criados ou relacionados a personagens, que vivem diferentes conflitos ou situações dramáticas, numa sequência de tempo relativamente ampla.

“ Ah, Queen minha história tem hot em boa parte do enredo. Ela pode então ficar em romance? ”
Não! Essa foi uma das maiores questões que levantei quando estava avaliando a categoria romance (durante todas as edições), e havia algumas histórias completamente eróticas. Por essa razão que temos a categoria hot, para você que tem mais de cinco capítulos calientes inscrever sua obra.

“Então se minha história tiver uma cena hot, ela automaticamente pertence ao gênero erótico? ”
Não, amore. Se sua história contém uma cena ou quatro, isso não quer dizer que ela seja erótica. Ao contrário, ela se enquadra com subgênero erótico.
Obs: Os subgêneros são o que confunde a maioria das pessoas. Mas vou resumir para ser melhor, são histórias, por exemplo, que se encaixa em romance, mas que contém fantasia, drama, hot, e ficção cientifica no seu contexto, sendo que isso não enquadra a obra nas demais categorias. Isto é valido para todos os GÊNEROS.

“Queen minha história tem como protagonista um casal de adolescentes, mas é um romance. Posso inscrever na categoria ROMANCE? ”

Particularmente como avaliadora, eu não acho correto. Se seu casal protagonista é adolescente, joga na roda eles em ficção adolescente. Lá você terá mais chances de ganhar sem perder pontos.
Prontinho. Tem mais alguma dúvida sobre a categoria romance? Se tiver deixe aqui, que a Queen te responde.

2 – Ficção histórica – Se Hitler estivesse vivo eu o mataria! Pelos deuses! Essa categoria é licenciada em história, e exige que sua obra tenha algo histórico em todo enredo de início ao fim. Seja segunda guerra mundial, era vitoriana e suas dificuldades, período paleolítico, ou era medieval. Para estar inscrito em ficção histórica é necessário ter HISTÓRIA.

Há inúmeras pessoas que confundem “ Romance de Época” e “ Ficção histórica”, acreditando que ambos são a mesma coisa. Mas não são. Ficção histórica retrata personagens e fatos REAIS no meio de toda ficção. Por outro lado, romances de época traz ao leitor toda uma criação magnifica do autor mostrando como determinado povo se comportava ou vivia em épocas distintas. O melhor e mais interessante, é que não é necessariamente obrigatório ter no enredo datas, fatos históricos ou pessoas que realmente existiram. Um luxo, né?
Não exigimos que as obras tenham uma categoria diferente, pois não há necessidade de ter Ficção histórica e Romance de época. Poderia ter? Claro que sim, mas por enquanto vamos focar no que é necessário.

“ Queen minha histórica conta a vida de uma mulher durante a segunda guerra, mas só tem seis capítulos. Posso inscrever ela em F. Histórica? ”
Meu conselho a você é que deixe sua obra em conto, lá terá mais chance de ganhar. Por que estou dizendo isso? Teve uma edição que a história tinha dez capítulos, realmente era romance de época, seguia todas as regras, mas havia apenas um ato. Ou seja, o conto é uma narrativa breve sem muitos detalhes.

3 – Conto – Conto é uma narrativa breve, início, meio e fim. Algumas pessoas que avaliam conto não levam em consideração a quantidade de capítulos, mas outras sim. Então tenham em mente que pode ser que seu avaliador de conto seja aquele que não aceita mais de dez capítulos. Alguma dúvida mais específica? Comente aqui.

4 – FEMININA ou popularmente chamado de Chick lit – Não existi um complô contra a categoria “hot”, mas novamente vou enfatizar que temos uma categoria exclusiva para vocês. Por que estou dizendo isso? Porque é quase impossível ir avaliar os livros na categoria, e não encontrar romance erótico. Pelos deuses, a categoria Chick lit aborda as questões das mulheres modernas. São romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa. Ou seja, a categoria feminina é para enaltecer nossa luta diária meninas, então se joguem nessa tour maravilhosa.

5 – Ficção adolescente – “Ficção adolescente tem que ter adolescentes, drama adolescentes, que envolva escola, podendo até ser de outra época. Mas a trama adolescente é fundamental. ” Essa foi a opinião de uma das avaliadoras da categoria.
“Queen minha história é ambientada em 1940, os protagonistas são adolescentes. Posso inscrever na categoria? ”
Sim! Se seguir o que foi dito a cima, não terá problema.

Bem como foi dito, usei algumas categorias que tiveram inscrições inadequadas em outras edições, para usar como exemplo. Caso o gênero da sua obra não tenha aparecido aqui e você esteja em dúvidas, deixei aqui sua pergunta que a Queen te responde. Certo?

Um beijo e um queijo.

Projeto Flores de OuroOnde as histórias ganham vida. Descobre agora