2. O poder de um só

4.9K 50 3
                                    

 Certa manhã de domingo, o pastor Jack se pôs perante a congregação e disse que gostaria de compartilhar um fracasso que experi­mentara em uma área de sua vida. De imediato tive consciência de que não seria uma revelação escandalosa. Ele não iria se divorciar e eu tinha certeza de que não tinha assaltado um banco, assassinado alguém ou cometido adultério. Então, eu não fazia a mínima idéia sobre o que ele iria falar.

Ele sempre foi bem sincero sobre suas próprias fraquezas e huma­nidade, uma das coisas que o faziam tão admirado. Abria seu coração ecompartilhava experiências, com o propósito de nos ajudar a crescer.

O que ele nos disse foi que acordara com o despertador e levanta­ra-se para orar, quando o Senhor falou a seu coração: "Você esqueceu a disciplina do hábito devocional diário".

Mas isso é exatamente o que estou fazendo agora, pensou.

"Não sentia que Deus estivesse zangado comigo", contou ele. "Acho que era mais uma lição para me ensinar. Compreendi o que ele estava tratando. Eu aprendera tanto sobre intercessão e adoração nos anos anteriores que estava passando menos tempo em intimidade com Jesus. Era um chamado para que eu voltasse aos princípios básicos de ficar na presença do Senhor."

Isso não significava que o pastor Jack tivesse deixado de ser uma pessoa de oração. Ele orava todo o tempo. Constantemente atendia ao que chamava de "Intercessão solicitada pelo Espírito Santo": sempre que o Espírito Santo lhe dava o sinal de um pedido de oração, o pastor Jack parava qualquer coisa que estivesse fazendo e logo em seguida orava. Consultava o Senhor regularmente e o buscava para agir com sabedoria em toda situação. Era uma pessoa persistente em louvor e adoração e participava diariamente de grupos de oração. Ninguém o poderia acusar de não ser uma pessoa de oração. Acima de tudo, ele estava no meio de uma oração quando Deus falou com ele sobre esse assunto. Mas ele tinha perdido a disciplina essencial de manter um tempo devocional diário em oração.

Desde a adolescência, passando pela universidade e pelos primei­ros anos de seu ministério público, o pastor Jack aprendera a estar com o Senhor todas as manhãs.

"Não sei quando isso mudou", explicou ele. "Não consigo menci­onar um momento exato. Não acordei um dia e disse que não ia mais separar um tempo especial de oração pela manhã. Isso apenas começou a ser um ato esporádico e irregular, e, por fim, perdi a disciplina. Mas alguma coisa fez que essa falha se tornasse clara em meu entendimento e me convenci de que nunca mais perderia esse hábito novamente."

A maioria de nós sabe a que ele está se referindo. Todos nós lutamos para manter um tempo regular e constante a sós com Deus em oração, em algum momento de nossa vida. No entanto, quando o pastor Jack falou à congregação sobre esse assunto, eu já vinha fazendo isso com fidelidade. Levantava-me cedo todos os dias e chegava perante o Senhor para orar, a sós com ele. Até então, aquilo não era nenhuma luta para mim, pois eu me encontrava em um horrível estado quando recebi o Senhor em minha vida. Tinha saído de uma vida de drogas, álcool, ocultismo, depressão, medo, ansie­dade e falta de perdão; sabia que não poderia passar mais um dia sequer sem estar primeiro com Deus. Ouvir o pastor Jack falar so­bre sua luta tocou-me profundamente, porque percebi que, se isso acontecera com ele, poderia acontecer com qualquer um — inclusive comigo.

Então, um dia, muito tempo depois, aconteceu mesmo.

Há alguns anos, minha vida de oração devocional começou a afun­dar. Passei mal, com náuseas, vômito e uma forte dor de estômago, então meu marido me levou ao pronto-socorro, mas ninguém conse­guia descobrir nada de errado comigo. Tentei diferentes hospitais, médicos e especialistas, mas ainda não havia respostas. Finalmente, no meio de uma noite cheia de agonia, senti algo explodir tão violen­tamente dentro de meu corpo que, se eu não conseguisse ajuda ime­diata, morreria na mesma hora. Meu marido levou-me rapidamente para o hospital mais uma vez, pois era óbvio que eu não tinha tempo para aguardar uma ambulância.

O Poder de Orar JuntosOn viuen les histories. Descobreix ara