XIV - A essencial resiliência à vida - Parte II

18 6 4
                                    

Christopher precisava naquele momento, ser mais resiliente do que nunca. Mas não foi o que ocorreu. Brigou e se desentendeu com Ashley milhares de vezes. Quase pediu demissão do trabalho. Desligou sua humanidade. Culpava-se de tudo o que lhe ocorrera, dizendo palavras absurdas. Ashley o aconselhou a procurar um psicólogo, para tentar resolver todo seu problema emocional, e foi o que fez com urgência. Ao consultar o psicólogo, ele lhe disse:

— Christopher, de antemão quero que faça uma retrospectiva de toda a sua trajetória de vida até o momento. Solte-se, acalme-se e desabafe tudo o que quiser. Ponha para fora tudo o que está sentindo. Não tenha medo, estou aqui para ajudá-lo. E fico feliz em saber que sua mulher foi a ponte entre nós.

— Certo. — Após respirar fundo, começou. — Como posso viver uma vida tão medíocre, onde minha mulher ousou me trair, meus planos de ter um carro e comprar uma casa deram errados, e agora descobri que serei pai?! Não é fácil criar um filho, principalmente porque eu terei que trabalhar para sustentar a casa, enquanto a Ashley ficará cuidando da criança, porque não quero ninguém cuidando do nosso futuro filho, mas não foi esse o futuro que planejei para mim, jamais! Estava me matando de trabalhar para ter um futuro digno, honrado, aliás, ainda estou, tudo estava tão bom em minha vida, quando eu sentisse que seria a hora certa de ter um filho, eu teria, com uma instabilidade financeira para poder dar o melhor que essa terra há para oferecer, e tentar ficar o mais próximo dele. Seríamos uma linda e feliz família, que no universo jamais alguém se atreveu ser, sentir-me-ia em pleno gozo, desfrutando todos os prazeres da vida. Por que isso parece estar tão longe de ser alcançado agora? - Caiu em prantos. - Enfrentei horrendas barreiras, obstáculos, desde cedo, e mesmo assim segui em frente. Fiz escolhas erradas, principalmente para satisfazer as pessoas, como a faculdade de Direito que cursei, mas depois que aprendi a lição, criei meu próprio destino, enfrentei demônios, desbravei o mundo em uma longa e marcante aventura, houveram belíssimos momentos que nem se quer havia pensado a respeito, depois que descobri o que é o amor tive o desejo de buscá-lo insaciavelmente a cada dia, eu era feliz, tinha o que muitos querem ter: a felicidade, nem que seja por um momento passageiro. Contudo, não soube valorizar a felicidade, cometendo deslizes, como esse agora e chegar a ter que conversar com um psicólogo. Minha mente está simplesmente acabada, meu psicológico para assumir essa paternidade está confuso, não sei o que fazer, o que pensar... Cheguei a um nível que nem me reconheço mais. Olho para o espelho e vejo a vida de um fracassado, que tinha de tudo, e agora, não tem nada. — Desabafou a seu psicólogo.

— Olha, Christopher. Vou te dizer uma coisa: VOCÊ É UM VITORIOSO! Você tem uma bela trajetória de vida. Conseguiu vencer vários obstáculos, e esse é mais um, o de ser pai. Você é novo e não gostaria de ter filho agora, mas a vida não é como gostaríamos que fosse. Tudo em nossas vidas tem um propósito. Se você está passando por um momento difícil, uma fase ruim, enfrente-a, assim como você enfrentou tudo o que já vivenciou. Experiências são adquiridas a partir de entraves. Olhe para os dois lados da moeda, reflita e converse mais consigo mesmo. Feche todas as Janelas Traumáticas da sua vida, para que consiga restabelecer o equilíbrio psíquico e emocional. Deixe seu consciente brilhar o mais forte possível dentro de si, tenha autodeterminação. Não deixe o subconsciente ofuscar seu brilho, você chegou até aqui destemido. A vida é maravilhosa se vivida da melhor forma. E qual a melhor forma? Viver da maneira que achar plausível. Erros são cometidos, todos erramos, e temos que carregá-los conosco até a nossa partida. Mas não se esqueça de uma coisa: erros vem de tentativas, de escolhas e escolhas precisam serem feitas, faz parte da vida, se não escolhêssemos nada nunca erraríamos, e não errar é utópico ao intelecto humano; é preciso arriscar, ser radical nesse sentido. Um tombo pode acarretar em coisas terríveis, e só cabe exclusivamente a você recuperar-se ou deixar acarretar em algo pior. Você precisa ser resiliente, saber lidar com seus próprios problemas, de sobreviver diante de situações adversas e não ceder à pressão independentemente da situação. Com isso, o sucesso é resultado de inúmeras quedas e derrotas, e a resiliência é resultado de aprendizagens ao longo da vida, o que torna-o capacitado em desenvolvê-la. Logo, ela é essencial a vida humana. Sempre que quiser dizer algo, diga. A palavra tem poder, pense numa arma poderosa. Tudo o que soamos, acaba retornando para nós mesmos se não for dita de uma forma concisa. Uma palavra pode mudar uma vida, e se não ousar em dizê-la, ela irá aos poucos lhe corroer até não restar nada de sua humanidade. Por isso, seja sempre o mais transparente possível, que isso eu tenho certeza de que você já é. Veja onde chegou e o que conquistou, muitos nem se quer chegam na metade, param no meio do caminho, mas você foi diferente, perseverou, entre milhares, foi avante, e o mais importante: não desistiu. — Disse estupendamente o psicólogo.

Christopher chorou como nunca havia chorado. Mas eram lágrimas de um vitorioso, de alguém que precisava ouvir aquelas sábias palavras naquele exato momento.

Não esqueça de marcar como favorito caso goste! Se quiser comentar a respeito para dar sugestão, e dizer se está gostando ou enjoando, fique à vontade.

Consequências da VidaWhere stories live. Discover now