AÇÕES

17 1 0
                                    

O que são?

As ações são a melhor forma para quem quer se tornar sócio de uma empresa, pois representam uma fração do capital de uma companhia. Normalmente, elas são negociadas na Bolsa, que representa o centro de negociação eletrônica possibilitando a troca de propriedade entre investidores. Se o negócio prosperar, o lucro tende a aumentar, com reflexo positivo na cotação das ações, o que poderá se traduzir em boa rentabilidade para os investidores.

Pontos positivos:

• Alternativa de investimento para formação de patrimônio

• Facilidade de negociação através do uso de Home Broker

• Participação do lucro via recebimento de dividendos

• Transparência de preços

Recomendadas para quem?

Ações são indicadas para quem quer investir em renda variável: está disposto a correr mais risco em busca de maior rentabilidade no longo prazo.

No mercado acionário, participam tanto os investidores iniciantes, como os profissionais experimentados.

Para quem está começando, é possível entrar aos poucos e optar por ações menos voláteis, isto é, com menor potencial de variação nos preços. Essas ações mais conservadoras costumam ser boas pagadoras de dividendo, que nada mais é do que a distribuição do lucro da empresa para os acionistas. Assim, se o desempenho da companhia permitir, os detentores de suas ações recebem pagamentos regulares.

Por outro lado, existe outra categoria de ações, com alto potencial de crescimento — e maior possibilidade variação nos preços —, que é a opção indicada para quem já tem experiência e aceita correr mais riscos, em busca de maior rentabilidade. Como essas empresas normalmente estão em fase de expansão, não costumam distribuir os lucros, pois optam por reinvesti-los no negócio.

Há alguns caminhos para entrar na Bolsa: compra direta de ações, fundos de ações, clubes de investimento e fundos ETF. O investidor pode optar entre essas grandes categorias "dividendos" e "valorização" em qualquer um deles.

Vantagens

• Potencial de rentabilidade. As ações são um tipo de investimento que propiciam, no médio e longo prazos, maior potencial de rentabilidade. As estatísticas demonstram que o mercado acionário, historicamente, tem se mostrado um dos mais rentáveis, mas de maior risco, quando comparado com outras alternativas de aplicação.

• Liquidez. Com sessões de venda diárias e grande volume de negócios, o mercado acionário permite entrada e saída, parcial ou total, constante dos investidores. Claro que não se pode esquecer que as variações de preço nem sempre favorecem o resgate na hora em que o aplicador eventualmente precise. Vale lembrar também que o crédito e o débito dos valores na conta do investidor ocorrem três dias depois de fechada a operação (o chamado D+3).

• Diversificação. A recomendação dos especialistas é de que o investidor de ações não coloque todos ovos numa cesta só. Via de regra, recomendam carteiras de investimento com uma mescla entre aplicações entre os vários setores de nossa economia.

• Transparência. O investidor sabe a qualquer hora quanto valem seus ativos. Em outros investimentos, como imóveis, nem sempre é possível determinar imediatamente o preço com exatidão.

• Eficiência tributária. O Imposto de Renda (IR) sobre os rendimentos da aplicação em ações é cobrado apenas na saída do investimento e só existe se as vendas do mês forem maiores do que R$20 mil (neste caso, são cobrados 15% sobre o ganho, medido pela diferença entre o valor aplicado

Para que, onde e como investirWhere stories live. Discover now