A Filha do Inverno: O Grimório Krane (paranormal)

137 8 3
                                    


Autora: @YMDias  

História avaliada em 31/05/2018


Tabela de pontos

Linguagem

Gramática: 3 pts

Estilo do(a) autor(a): 2 pts

História

Parágrafo de abertura: 1 pt

Apresentação de personagens: 1 pt

Diálogos: 1 pt

Desenvolvimento da trama: 2 pts


Parte I — Linguagem

1) Gramática (3,0)

Não encontrei qualquer erro gramatical que me tirasse da imersão. É possível que haja algum se feita uma leitura mais acurada, mas o texto está bem redondo nesse quesito.

2) Estilo da autora (1,9)

O prólogo e o capítulo 1 possuem escritas diferentes, quase como se fossem livros distintos. De certa forma, esse contraste ajuda a caracterizar cada época da trama e a ambientação que ela traz consigo. Ambos os estilos são muito bem trabalhados, e a escrita é um dos pilares mais importantes para a fruição desse livro, visto que ela consegue transmitir bem as várias situações da história. O texto também usa alguns vocábulos incomuns, mas não é difícil reconhecer o significado deles ao considerar o contexto (mas utilizar o termo in loco foi um pouco exagerado).

No entanto, a escrita peca em alguns trechos, quando procura ser descritiva demais numa tentativa de ser precisa, o que acaba desnorteando o leitor e obrigando a voltar algumas linhas para entender o panorama geral do que foi escrito (o primeiro parágrafo do capítulo 1 é um bom exemplo).

Parte II — História

3) Parágrafo de abertura (1,0)

Um parágrafo mais focado em descrição, mas muito bem conduzido e contextualizado. Além disso, há uma inquietude e algo estranho sentida pela protagonista que nos faz querer saber o que está havendo com ela.

4) Apresentação de personagens (1,0)

Temos poucos personagens no prólogo se comparado ao capítulo 1, todos eles sendo explorados brevemente ou mencionados para dar um pouco mais de contexto a uma dada situação.

Já no primeiro capítulo, somos apresentados a uma grande variedade de personagens. Apesar de muitos e ainda não decorarmos quem é quem, a história consegue dar foco a alguns deles. Duas personagens em específico, que são irmãs, detêm o ponto de vista do texto e, com isso, ajudam na memorização dos personagens adjacentes. Além disso, as descrições físicas são bem contextualizadas durante a narração e dadas aos poucos.

5) Diálogos (1,0)

Assim como na escrita, há também um contraste de época na forma como os diálogos se desenrolam no prólogo e no capítulo 1. Enquanto que no primeiro temos falas mais voltadas à formalidade saídas da boca de personagens adultos, no segundo temos a informalidade dos adolescentes. Ambos os casos são desenvolvidos de forma bem natural, principalmente as conversas no primeiro capítulo, que contam com os incisos bem encaixados.

6) Desenvolvimento da trama (1,9)

O prólogo é eficiente na criação de um cenário sombrio que será o grande atrativo do capítulo 1. O leitor sente o medo da personagem no primeiro capítulo, quando ela entra na floresta, porque conhece parcialmente os detalhes daquele lugar. Acredito que muito da história do passado ainda será revelado ao longo da trama, mas senti que o prólogo não teve uma conclusão ou um gancho satisfatório.

Já o capítulo 1 possui várias semelhanças com um filme de terror norte-americano, e a história parece abraçar os clichês desse gênero sem hesitar (a personagem que quase atropela alguma coisa na estrada, um bando de jovens entrando numa floresta à noite), mas desenvolvendo-as de maneira competente e instigante. A segunda metade do capítulo 1 é sensacional em termos de atmosfera de suspense.

.

.

Notade expectativa: 9.8    


*****

Gostou desta avaliação? Então deixe seu voto. Ele é muito importante para o reconhecimento deste projeto.

No "Primeiras Impressões" eu avalio gratuitamente o primeiro capítulo de forma geral, destacando alguns aspectos que considero mais importantes. Mas quem quiser uma avaliação profissional e minuciosa do seu livro, estou oferecendo serviços de revisão e leitura crítica. Mais informações, confira o capítulo "Serviços Editoriais".

Concurso Primeiras Impressões (2018)Onde as histórias ganham vida. Descobre agora