Canções Submersas (terror)

135 18 20
                                    


Autor: @LiaCavaliera

História avaliada em 19/04/2018

Tabela de pontos

Linguagem

Gramática: 3 pts

Estilo do(a) autor(a): 2 pts

História

Parágrafo de abertura: 1 pt

Apresentação de personagens: 1 pt

Diálogos: 1 pt

Desenvolvimento da trama: 2 pts


Parte I – Linguagem

1) Gramática (1,3)

O texto possui frequentes erros ortográficos e gramaticais. A falta de revisão é aparente quando se tem também várias palavras que se repetem uma após a outra, como se a autora houvesse se esquecido de apagá-las, (como um "e é" seguidos).

2) Estilo da autora (1,2)

A escrita consegue se apegar a alguns detalhes que ajudam a caracterizar a ambientação, como a visão externa de um prédio importante e a sala do delegado, com destaque para a repetição da onomatopeia "tec tec tic tac" do ventilador ao longo do texto (embora eu ache que o "tic tac" deve ser retirado por causa da alusão com o relógio).

Entretanto, trata-se de uma escrita que ainda precisa de lapidação, que precisa ser revista em sua forma de contar o que se propõe. Outro detalhe negativo é o uso do itálico, o qual não vi sentido para uso, mesmo que fosse para a transição de ponto de vista, que deveria ser feita de forma natural no texto. Deve-se também ter cuidado com construções que coloquem o pronome antes do verbo no início de frase (p.ex.: "O balançou"; gramaticalmente, o correto é : Balançou-o").

Parte II – História

3) Parágrafo de abertura (0,6)

Acredito que o primeiro parágrafo deve se unir ao segundo, uma vez que ambos complementam a descrição do ambiente em torno do prédio. De maneira geral, esses dois parágrafos conseguem pintar o quadro da situação e fazem uma boa introdução para a descrição do prédio.

4) Apresentação de personagens (0,7)

Os personagens do prólogo foram apresentados dentro de uma situação, com pouco desenvolvimento. É aceitável, tendo em vista as circunstâncias e supondo que eles não sejam personagens importantes; caso contrário, merecem um pouco mais de desenvolvimento. Já no primeiro capítulo (embora isso aconteça em menor escala no prólogo) temos dois personagens principais, um delegado e uma testemunha. Aqui já temos um pouco mais de desenvolvimento do primeiro, embora sejam coisas meio clichês de ambiente de trabalho. Apesar disso, nenhum deles ganhou muito destaque, e talvez seja um problema a longo prazo.

5) Diálogos (0,7)

Há um bom uso do tom informal, com palavras coloquiais que dão maior naturalidade às falas. É um quesito bem forte no primeiro capítulo, pois a tensão entre os personagens e o mistério sobre o edifício é construída a partir dele.

Porém, comete um erro ou outro, quando, por exemplo, o inciso diz que uma personagem "gesticulou, sem som" apesar de ela ter falado antes.

6) Desenvolvimento da história (1,7)

A composição do desenrolar da trama é instigante, com um prólogo que joga vários mistérios no ar e um primeiro capítulo que começa a entrar um pouco mais nesses casos misteriosos. Aliás, tem um detalhe que não sei se é um erro ou uma sutileza da trama, que é o fato de estar frio pouco antes da explosão do edifício e um calor desgraçado na delegacia mais tarde. Não acho que ambos sejam locais distantes, então as temperaturas deveriam ser quase as mesmas.

A fruição da história é atrapalhada um pouco pela qualidade da escrita, mas deve satisfazer a quem procura um início misterioso.

.

.

Nota de expectativa: 6.2


*****

Gostou desta avaliação? Então deixe seu voto. Ele é muito importante para o reconhecimento deste projeto.

No "Primeiras Impressões" eu avalio gratuitamente o primeiro capítulo de forma geral, destacando alguns aspectos que considero mais importantes. Mas quem quiser uma avaliação profissional e minuciosa do seu livro, estou oferecendo serviços de revisão e leitura crítica. Mais informações, confira o capítulo "Serviços Editoriais".

Concurso Primeiras Impressões (2018)Onde as histórias ganham vida. Descobre agora