o berço da serpente

289 25 1
                                    

Narrado por Adélia:

Eu queria chamar a atenção dela e dizer que tínhamos visitas ... mas pra que ? Ou ela não ia dar importância alguma , ou iria enxotar todos ali. Eu já sabia que era perigoso quando estava brava . Pra que correr o risco?
Então fui tentar acalmar ela e perguntar o que tinha acontecido
__gente eu vou subir e ver o que houve , ela está tão zangada que nem percebeu a presença de vocês ,o que é muito bom se não ela ia enxotar todos aqui , Clara querida você vem comigo vou precisar de ajuda

falei o mais educada possível.

__está bem delinha vamos ...

subimos as escadas e batemos na porta do quarto dela e ela abriu em seguida .

__Adélia meu bebê você chegou que horas não te vi quando passei na sala !

eu e Clara nos entreollhamos , é claro que não viu e ainda bem que não...

__elas chegaram agora pouco
dona Paola, a senhora subiu tão zangada que nem viu .
__ah clarinha , eu estava mesmo , e ainda estou!
__por que mãezinha?
__tempestade estava cansada , então sai no trovão mas quando voltei ela tinha se assustado com a chuva e fugiu e esses incompetentes ainda não a encontraram ! agora vou me secar pra poder procurar por ela .

__mãe calma se seca e se arruma o tabelião e um amigo do vovô estão aí pra falar com a senhora e é urgente e nada de trata -los mau .

__tá, o tabelião eu ja conheço mas e esse amigo do papai ? Adélia me conte isso direito!eu já disse a Ártemis para não deixar estranhos entrar !

ela se jogou na poltrona cansada

revirei os olhos ela sempre sabia como me tirar dos eixos , então eu falei :

__mãe o tabelião chegou pouco depois da gente e Ártemis já o conhecia ,o tal amigo do vovô e os filhos dele vieram comigo, e ao que parece vovô aprontou mais uma das suas ideias mirabolantes ...

ela se levantou na velocidade da luz, pôs a mão na cintura, me olhou com cara de poucos amigos e logo começou a gritaria .

__MAS QUE INFERNO!!!! SERÁ QUE ELE NUNCA VAI APRENDER, SEMPRE APRONTANDO PARECE ATÉ UM ADOLESCENTE INCONSEQUENTE E SEM NOÇÃO !!!!!

__c...calma dona Paola a senhora sempre fica nervosa sem ao menos escutar direito , talvez não seja nada, Adélia só fez uma suposição! não é mesmo Adélia?

ela me olhou com aquela cara de "vê se me ajuda por favor " e eu tive que confirmar :

__sim mamãe, clara tem razão eu só fiz uma suposição, não precisa soltar fogo pelas ventas ! agora vamos se arrume e desça, precisa falar com eles !

__mas e tempestade quem vai procurá-la? ou acha que ela vai aparecer sozinha ? oh , não talvez um desses inúteis que trabalham aqui vai procurá-la !

as vezes esquecia que minha mãe era a rainha das ironias , jesus!! aja paciência pra aguentar ela nesses ataques de mal humor! mas me veio uma ideia brilhante!

__eu procuro ! clara pode até me ajudar !
vejo clara arregalar os olhos

__ adelinha a senhorita vai me desculpar mas eu não saio nessa chuva ! por que não vai com aurora ?

__aquela tagarela ?não!esquece deixa que eu me viro sozinha ajude mamãe a se aprontar que eu ja vou !

prefiro pegar a chuva toda sozinha a ter que escutar aquela conversa ou controlar a mamãe eles que me perdoem mas vão ter que se virar .

__acha que sou criança? posso me aprontar sozinha , além do mais é melhor clara ir mesmo te ajudar, ela sabe montar e conhece a fazenda pode ser de muita valia ela ir contigo!

ela articulava com as mãos enquanto falava aparentemente nervosa , mas tentava disfarçar foi aí que percebi que Clara ajudava mais ficando aqui com ela ou a qualquer momento ela teria um ataque de nervos...

__não mamãe deixa que eu vou só, eu dou conta, sei exatamente onde ela pode estar!

vou saindo e ao passar pelo corredor escuto murmúrios vindo da sala , reviro os olhos gente que fala de mais me irrita e hoje minha cota de paciência ja está se esgotando...

__será que ela conseguiu contar sem estressar ela ?

__mais do que já está estressada ? Aurora você não viu como ela chegou ? Adélia não faz milagres!

__ ela é sempre assim ?

__assim como ?

ahh Aurora não cansa de se fazer de sonsa ....

__estressada ? até me assustei! seu avô me mete em cada furada !

tá aí foi demais ! quem esse cara pensa que é ? mas espera que vou por ele no seu devido lugar:

__não tem obrigação de aceitar senhor Atílio! minha mãe pode muito bem se reerguer sozinha !

não deixei se quer ele me responder ou falar alguma coisa e ja emendei

__com a licença de vocês, mas agora vou me ocupar !

__não vai participar da reunião Adélia? mamãe vai ficar furiosa e só você pode acalma-la ou pelo menos controlar ela !

__desculpe querida Alice , mas vão aprender a se virar sozinhas, por que não penso em ajudar nessa ideia do vovô eu não concordei com isso, então estou fora ! agora se me derem licença eu vou procurar a tempestade, adios!

e vou saindo rumo a porta , quando os pingos de chuva tocaram meu corpo eu senti alívio, alguma coisa me diz que vem coisa forte por aí, mas pode ser que dê certo , meu avô pode saber o que faz ... sinto saudades dele, ele era um avô em tanto e agora se foi, sinto meu rosto arder pela vontade de chorar , ele era tudo que eu tinha de mais próximo de um pai e agora eu o perdi, minha mãe agora é tudo que eu tenho mas ela é tão forte que posso confiar que ela eu não vou perder tão cedo e então eu vou rumo aos estábulos, vou levar um tempão pra achar a tempestade...

No Coração Da feraOnde as histórias ganham vida. Descobre agora