41. Distanciamento Autor/Obra

2.3K 211 36
                                    

Este é um tópico para leitores e escritores, na verdade. É importante que percebamos que tudo o que escrevemos/lemos provém de uma intelectualização. Não vem do coração, mas sim da Razão. Ou seja, o autor pega em sentimentos passados dele ou de outros e passa-os para o papel, depois de os interiorizar no seu pensamento. Isto significa que, citando Fernando Pessoa, "o poeta [neste caso autor] é um fingidor".

Não devem tentar moldar uma personagem só à vossa imagem. Procurem dar-lhe características diferentes, ainda que algumas possam estar relacionadas com vocês. Caso contrário, ao se passarem inteiras(os) para o papel acabam por padecer de uma crise de identidade e ser confundidos com uma personagem irreal.

Para os leitores: as opiniões expressas num livro nem sempre são as mesmas de um autor, é essa a riqueza de tudo. Isto significa que não podem achar que a pessoa por detrás de uma personagem compartilha tudo com ela.

A maioria dos escritores escreve poemas sobre amor, mas lembrem-se que isso não implica que estejam apaixonados, okay? Não tem nada a ver. Não é assim que acontece a maioria das vezes.

E quanto à inspiração: meninos e meninas é só 10%, porque o trabalho e o esforço é que contribuem com 90% para assim se realizar uma obra.

Nada de criar expetativas ou analisar um texto partindo do principio de que o autor passou por tais situações. Isto aqui e em qualquer sítio. É uma regra de ouro para uma boa interpretação!

Vá, até à próxima dica borboletas ;)

Guia (quase de ouro) Para Um Bom LivroOnde as histórias ganham vida. Descobre agora