7. Navegue no mar calmo das EMOÇÕES

1.7K 79 6
                                    

Aquele que não permite que nada externo afete suas emoções nunca sairá do seu caminho, a não ser que ele mesmo autorize.

Aquele que não permite que nada externo afete suas emoções nunca sairá do seu caminho, a não ser que ele mesmo autorize

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

As emoções são como lentes que não te permitem enxergar a verdade dos fatos, distorcem a sua realidade e te cegam. Essa deturpação da realidade advém da falta de objetivos claros e de orientação perita, como diz o livro de provérbios na bíblia.

Durante toda nossa vida fui escravo das emoções, e sempre havia um desgaste físico e mental que prejudicavam o resto do dia e me tirava do foco. Essa desorientação não é tratada só com um psicoterapeuta, e não estou descartando essa ajuda também, porém, precisa de definição do que você realmente quer na sua vida.

Emoções são como laços, que nos amarram a fatos e comportamentos. Assim, nos tornamos "marionetes" ou "peças de tabuleiro de xadrez" dependentes de eventos externos e contaminados pelas nossas atitudes impulsivas

A grande dica para manter o foco, visualize seus sentimentos de fora do seu corpo, isso mesmo, saia do seu corpo e se veja, e não se deixe afetar por nada externo que você não tem controle. 

O pensamento pode ser um aliado ou um sabotador, e você pode usá-lo como ferramenta, vamos a um exemplo, se você no passado ajudou alguém e espera uma retribuição, mesmo que você mereça, não entre em conflito com essa pessoa, mesmo que você tenha razão, não vale a pena, esse desconforto, não é só a sua moral que está em jogo, a sua saúde mental e física também podem muito serem afetadas.

Toda vez que se sentir afetado, cale-se, não tome decisões precipitadas que possa se arrepender. Deixar para o outro dia decisões difíceis, clareando seus pensamentos.

Você pode ser senhor do seu destino, autor da sua história, nada e nem ninguém tem o poder afetar suas emoções. Na prática não é tão fácil mas aprendi com um grande coaching, o Anthony Robbins que podemos desenvolver verdadeiros gatilhos mentais de coisas boas que aconteceram na nossa vida, por exemplo eu tenho uma lembrança gostosa de meu pai se divertindo como criança no mel numa festa de aniversário dos meus sobrinhos. 

E aqui cabe algo que devo confessar, o histórico de vida dos meus pais, e aqui inclui também minha mãe sempre foi trabalhar muito, mas, no caso de meu pai que era vendedor ambulante e trabalhava em feiras pelo estado da Bahia de domingo a domingo, eu não me lembro de um dia ver ele se divertindo de verdade. Então voltando ao tema  de controle emocional, procuro levar meu pensamento para esse acontecimento, e isso me motiva muito .

Somente tendo esse tipo de controle, você não se torna uma pessoa impulsiva. E, portanto não cria barreiras imaginárias e pode manter o foco no que realmente quer.

Quando o amor e a empatia assumirem o comando num diálogo, a tolerância e a paciência vão virar hábitos saudáveis.

FOCO TOTAL 100 dicasOnde as histórias ganham vida. Descobre agora