Dia 8 - Kit Kat

8 1 0
                                    

Pare! Nem que seja por alguns minutos pelo menos, não se entregue ao desespero que nos cerca. Precisamos de um momento de paz interior. Esse momento pode ser apensas uma pausa na correira do dia a dia, um instante em que você levanta da mesa de trabalho para tomar um café, aquele tempo depois de tomar banho no fim de um dia de trabalho ou antes de deitar-se para encerrar o dia. Deixe sua mente te bombardear com os mais diversos pensamentos, perceba para o que ela traz sua atenção e passe-o, como uma sequencia de cartas em um baralho. Não perca sem tempo em nenhum deles, afinal esse momento não é da concentração, é da abstração. Essa pratica de meditação, ao desfocar ativamente sua mente, permite que você reflita sobre sua vida de forma desprendida.

Até quando você quer controlar sua vida? Controlar a hora que você acorda, que faz suas refeições, que você deveria dormir? Essa necessidade de controlar tudo que podemos é uma dupla frustração, uma na origem e uma na consequência. Como na verdade não controlamos quase nada que nos cerca, sejam as pessoas, o clima ou as pequenas coincidências que nos acontecem, nos frustramos com essa imprevisibilidade.

Essa frustração nos motiva a ser plenamente vigilante sobre nós mesmos. Estabelecemos a ditadura sobre o "Eu", não posso me permitir comer mais, dormir mais, trabalhar menos, desejar menos. Porém, logo percebemos que nos colocarmos em uma coleira tão apertada acaba por nos sufocar ainda mais. Nos frustramos novamente, o que aumenta a ansiedade pelo controle. Pensamos no que fazer para romper esse sentimento, qual será o caminho?

Mudar sua vida? Sim e não. Mudar é o único caminho possível para conseguirmos viver uma vida mais saudável. Abrir mão da necessidade de controle quebra esse ciclo de desapontamento com o mundo e consigo mesmo. No entanto, mudar exige prestar atenção, analisar e diagnosticar os problemas, para, por fim, gerar a mudança. É disso que se trata essa jornada.

Porém, mesmo durante o processo de mudança precisamos encontrar um momento para a paz interior. Um momento em que tudo fica suspenso e simplesmente sentimos. Sentimentos e pensamentos transbordam, são reconhecidos e postos de lado sucessivamente. Durante  essa prática você verá que cada vez mais, a paz interna irá se estabelecer, e o sentir menos se torna sentir de forma mais plena, transparente e lúcida.

Chegará um momento em que essa paz vai aprender que existem atalhos. Vai perceber que não é necessária nem a solidão nem o silêncio do ambiente para que ela se instale dentro de nós. Por vezes, uma boa companhia, com uma boa conversa, pode abrir caminho dentro de você para que a paz interior abra os olhos e o coração para as belezas do dia a dia.

Olhe para frente com a p coração leve.

You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: Dec 05, 2017 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

100 dias para mudar uma vidaWhere stories live. Discover now