Capítulo 9 - Quando atingimos a maturidade?

225 8 1
                                    

Atingimos a maturidade quando estamos maduros (genial essa definição, não?)! O difícil é definir quando se está maduro; ou seja, quando começamos a agir movidos mais pela ponderação do que pelo impulso.

Podemos dizer que atingimos a maturidade quando é possível controlar a raiva e conseguimos resolver divergências sem violências, sem represálias. Quando temos paciência para atingir algum objetivo, mesmo que tenhamos de abrir mão de algo imediato. Podemos dizer que atingimos a maturidade quando enfrentamos fatos desagradáveis e as decepções da vida sem tornar-nos amargos, encarando como coisas naturais às quais todos estão sujeitos, e, principalmente, quando adquirimos a capacidade de reconhecer nossos erros (convenhamos, não é fácil reconhecer que erramos), pois a tendência natural é procurar sempre um culpado para nossas mancadas.

Atingir a maturidade é ter conquistado a capacidade de compreender e perdoar. É um estágio da vida em que a realidade não assusta mais, e os medos se dissipam pelo entendimento de que é preciso controlar e decidir sobre tudo o que pode causar transtornos e aborrecimentos.

Atingir a maturidade leva tempo, exige vivências, experiências e autoconhecimento. É um processo que vai sendo construído aos poucos, fazendo com que os indivíduos tenham que lutar, conquistar e ceder muito.

As experiências vividas solidificaram na mente o que convém, e o que não deve ser tolerado ou permitido. A noção clara de que o ponto de dignidade não pode ser ultrapassado por ninguém dá segurança e tranquilidade para viver conforme o desejo pessoal. Ceder, calar, ouvir e não responder, concordar quando a vontade era dizer "a sua verdade" fazem parte desta fase. Parece ruim porque vai marcando – e muitas vezes revoltando – mas, por outro lado, vai construindo um caráter forte, ensinando a compreender e a perdoar, características essenciais para atingir a maturidade.

Dificilmente um jovem pode ser autêntico e natural, principalmente no meio profissional, em que precisa seguir as regras do jogo, e poucos mandam e muitos obedecem, pois na juventude aprendemos e na maturidade compreendemos. A maturidade dá segurança e tranquilidade para os indivíduos externarem seus pensamentos. As contrariedades, as decepções, as dificuldades da vida, os sofrimentos e as injustiças ensinam muito, apesar de causarem um desconforto muito grande, e as coisas boas, como sucesso, alegrias, conquistas também deixam sua marca, tornando o ser humano mais preparado para os desafios da vida.

A maturidade para muitos está relacionada com a idade, mas nem sempre isso é verdadeiro, pois existem muitas pessoas que na infância, adolescência, juventude ou meia idade demonstram equilíbrio, entendimento e capacidade de perdoar que mostram o quanto aprenderam com a vida, tornando-as "especiais". Como disse William Shakespeare: "Um dia você aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve, e o que você aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou".

A maturidade revela a realidade da vida como ela é, sem rodeios e sem floreios. Nada mais surpreende porque muitas vivências solidificaram a ideia de que há limite para tudo e, ao mesmo tempo, possibilidade de realizar tudo o que desejar.

Segundo Friedrich Nietzsche: "Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal". Esta frase traz uma grande verdade porque o amor é a decisão que resolve qualquer problema ou situação. Todo aquele que atingiu a maturidade encontra no amor o suporte para ter paz e ser feliz. A maturidade traz consigo a capacidade de aceitar o que não se pode mudar.

Não existe um jeito único ou uma receita para chegar à maturidade, pois a maturidade se manifestaem cada um de um modo diferente!

#MATURIDADE está na mente e não na idadeOnde as histórias ganham vida. Descobre agora