Jesus Cristo

918 28 0
                                    

A Umbanda é cristã: reconhecemos no espírito de Jesus Cristo  uma das maiores almas que passaram por este planeta e, por isso, é comum sermos aconselhados pelas Entidades Umbandistas com os exemplos deixados pelo mestre Nazareno. Também é muito comum encontrarmos imagens de Cristo nos Templos Umbandistas. Por esta razão, alguns de seus ensinamentos tornaram-se princípios éticos inquestionáveis e que são praticados nos verdadeiros Templos.
  Como já foi explicado, a Umbanda é uma religião brasileira, e o catolicismo esteve o tempo todo presente nas aldeias indígenas e nas senzalas. A fusão sincrética foi inevitável.
Porém, a Umbanda compreende o Mestre Jesus Cristo  muito além do Cristo católico. Nós o percebemos como um irmão mais velho, em termos de lucidez e força espiritual, que foi perseguido, castigado e incompreendido, assim como os povos indígenas e africanos.
Apesar de tudo que passou, superou, através da fé, o seu calvário e transmitiu mensagens  de paz. Até hoje isso acontece simplesmente tocamos em seu nome ou mentalizamos a sua imagem. Por isso o respeito pela sua grandeza é vital nos Terreiros de Umbanda. Ele é invocado a todo momento nos trabalhos. Jesus é certamente filho de Oxalá e por isso a sua fusão sincrética com o mesmo.
    A passagem de Jesus se deu há mais de dois mil anos, e os povos indígenas e africanos, principais pilares ancestrais  tenham sabedoria para reconhecer uma grande como a de Jesus de Nazaré; é assim que os Pretos e Pretas Velhos e os Caboclos da Umbanda nos ensinam.

°Sincretismo- é a fusão de cultos religiosos. Como dissemos anteriormente, a Umbanda nasce da fusão das crenças indígenas, africanas, católica e até europeias com os rituais de magia. Especificamente em relação aos Orixás, o processo intenso de fusão da cultura africana sobre as lendas dessas divindades e a história dos Santos católicos que possuíam similaridade, possibilitou o culto sem os açoites e castigos.

Escritora: Flávia Pinto  

Umbanda Onde as histórias ganham vida. Descobre agora