Concurso #5 - Morte - Café com Letra

50 9 2
                                    

Meus amigos como vão.

Eu não podia deixar de divulgar esse excelente concurso do cafecomletra, por diversos motivos, citando alguns abaixo e tecendo meus comentários.

Quantidade de palavras - 2000:
O cidadão que gosta de enfeitar muito o pavão (meu caso e do meu mestre Stephen King) vai ter que rebolar para fazer a sua ideia caber dentro do regulamento.

Cenário - fora das cidades:
Não vai dar para escrever as mesmicies cotidianas, tem que encontrar um cenário novo para produção do seu texto. Isto já significa que essa mudança de cenário pode ser o ponto de partida do seu enredo.

Quantidade de cenas - um:
Todo o conto deverá decorrer de uma única cena. Para você, que assim como eu, tem dificuldade em entender como elaborar uma cena, indico uma pesquisa. Eu, na hora de compor minha participação, vou utilizar esse guia: http://joaonunes.com/2014/guionismo/como-escrever-uma-cena-segundo-john-august/

Etapas de classificação:
Esse concurso será realizado em duas etapas, sendo que os dez primeiros trabalhos vão para a segunda etapa, com direito a repescagem.

Tema de morte:
Esse tema não é fácil, tem que ter um fundamento, ninguém sai matando a torto e direito seus personagens. E, obviamente, esse pode ser o ponto chave da sua cena.

Premiação física:
O prêmio não poderia ser mais original e tem tudo a ver com o tema em questão: a réplica de uma caveira. Com direito a brinde surpresa...

Texto inédito:
Essa exigência é ótima, pois assim você terá que compor algo que ainda não foi publicado em local algum, sendo exclusivo para o concurso, onde todos ganham: leitores e escritores.

Prazo curto:
Você tem até o dia 14 de setembro para compor e indicar no livro do concurso o seu trabalho. Pode parecer um bom prazo para se escrever somente uma cena, mas é legal fazer um rascunho, discutir a ideia com alguém que manje do riscado, fazer uma ampla revisão depois imprimir o trabalho e revisar novamente sobre outra ótica, enviar o trabalho para análise de alguém, etc. Pensando assim o prazo é curto!

Dificuldade:
Eu gosto de desafios, nem sempre consigo acertar em todos os elementos exigidos para criação de um conto, pois quando escrevo meus personagens (esses bandidos) tomam vida própria e começam a mandar no pedaço. A grande vantagem da dificuldade é cada vez mais se superar.

O pessoal do cafecomletra é bem exigente e tem seus critérios próprios de julgamento, e quando participamos de um concurso, acabamos automaticamente aceitando as regras existentes.

Desta forma, tendo em mente que o maior prêmio é o exercício da escrita, num eterno aprendizado, procure ler no livro do concurso todo o regulamento várias vezes, se atente para todos os detalhes, seja ousado e criativo ao extremo e muito provavelmente você estará entre os finalistas deste excelente evento.

É isso, espero que participe, assim como meu amigo DiRockS já o fez e acabou me incentivando com isso a divulgar o concurso.

Boa sorte para todos!

Abraços renovados em seus corações.

Concursos de EscritaOnde as histórias ganham vida. Descobre agora