Prêmio Sesc 2017

48 13 7
                                    

Trazendo para os amigos que não conhecem um concurso que já tive o prazer de participar e que a sua inscrição está aberta até o dia 30 de junho de 2017.

Estou com um grande desejo de participar...

Se trata do Prêmio Sesc 2017, que abrange diversas categorias, sendo elas crônica, conto, fotografia e pintura em tela, não é o máximo?

É voltado somente para maiores de 18 anos, então meus amigos mais jovens, vão treinando que logo poderão participar deste importante prêmio.

Para aqueles que compartilham comigo o gosto pela escrita, você o pode fazer então em duas categorias distintas, ambas com tema livre.

As crônicas podem ter até três folhas de Word, dá pra interagir bastante com o leitor, que é a grande ideia deste tipo de escrita, expor sua opinião em primeira pessoa sobre um tema que você domine.

Já os contos - adoro, podem ter até oito folhas de Word. Dentro dos meus moldes de escrita, não é muito, mas dá para desenvolver um enredo interessante. Nos últimos tempos estou sendo obrigado a aprender a domar essa minha enxurrada de palavras, mas com muita dor no coração... 😂

As incrições podem ser realizadas via correio ou pessoalmente, vou deixar este link (https://www.sescdf.com.br/inscricoes-abertas-para-os-premios-culturais-sesc-2017/) nos comentários para facilitar a vida dos amigos que desejem ver todos os detalhes deste prêmio.

Por que participar?

Primeiro porque é um prêmio nacional de muita abrangência e reconhecimento, que trás grandes nomes da nossa literatura no título, como o excelente Machado de Assis.

Se só isso não lhe convencer, existe a premiação em dinheiro, o faz-me-rir, mas que não é tão importante quanto ter seu nome entre os vencedores deste prêmio.

Existe também a oportunidade de sempre que é criar um trabalho diferenciado e que depois será julgado por uma comissão muito competente, valorizando ainda mais a sua criação.

Dicas:

Se for participar na categoria crônica, além de demonstrar o domínio do assunto, procure por temas atuais que estejam fervilhando na mente das pessoas, coloque uma nova ótica sobre o tema, seja ousado, mas dentro de uma lógica aceitável, deixe para viajar muito na hora de compor um conto para o prêmio.

Para o conto, a mesma ladainha de sempre: começo, meio e fim meu irmãozinho!

Parece uma besteira, mas é fundamental uma ambientação para fundamentar seu conto, para torná-lo algo que, por mais impossível que seja, faça com o leitor acredite que aquilo que ele lê, se não aconteceu ainda, tem grande chance de acontecer.

Como é um conto curto, não crie uma gama imensa de personagens, coloque o holofote somente sobre aqueles principais e cruciais para o desenvolvimento do enredo.

Fuja dos clichês, diga o mesmo com uma nova roupagem, com uma nova ótica, e mais uma vez pode usar e abusar do tema de partida para o seu conto baseado em situações atuais e que podem se tornar reais no futuro.

Veja exemplos disso nestes dois excelentes trabalhos: O último homem de palavra, de ziulribeiro; O ladrão de órgãos, de anitasaltiel.

É isso gente, nos vemos no pódio! 😉

ABS.

Concursos de EscritaOnde as histórias ganham vida. Descobre agora