Uma breve introdução a mim (Atualizado: 20/05/23)

134 9 29
                                    

Sou Joel Garcia da Costa, nascido em 22 de setembro de 1968 (primeiro dia da Primavera) em Vargem, na divisa do Estado de São Paulo com Minas Gerais.

Aqui existe uma ressalva: eu não nasci exatamente em Vargem. Nesta cidade, em 1968, não havia hospital. Então meu pai me contou que os nascimentos ocorriam através de parteiras. No meu caso, por ser uma gravidez mais complicada, minha mãe teve que ir até Bragança Paulista, onde eu nasci, depois fui registrado em Vargem.

Considero-me escritor, poeta e compositor, onde iniciei a escrita aos 16 anos compondo letras de música em português, baseando-me em lindas canções românticas internacionais, isso porque eu adoro esses ritmos e o meu inglês era muito ruim, então resolvi criar minhas próprias letras.

No gênero da escrita, adoro ler e escrever suspenses, mas iniciei a leitura de livros antes de completar 10 anos, com as criações de Monteiro Lobato.

Meus autores preferidos no momento são três professores: o mestre de suspense e terror Stephen King, o brilhante filólogo J. R. R. Tolkien e o fantástico Patrick Rothfuss. A principal romancista de quem sou fã de carteirinha é a inglesa Agatha Christie, da qual já li tantos livros que dizem que eu herdei um pouco de seus trejeitos na hora de escrever.

Não tenho até o momento formação acadêmica, cursei em 2021 dois semestres do curso superior de Segurança Pública Municipal na faculdade FADISMA, de Santa Maria, depois um semestre de Letras, mas me desencantei com a Univesp. Considero-me técnico de transporte, trânsito e informática, mas minha especialidade principal é o amor.

É movido por ele que faço minhas composições, é movido por ele que faço qualquer tipo de trabalho na minha vida...

Sou sócio-fundador da AEPTI - Associação de Escritores, Poetas, Pintores e Trovadores de Itatiba (em 1997), a cidade na qual resido desde 1 ano de idade. Nessa importante Associação, já tenho trabalhos publicados em diversas antologias.

Meu maior prêmio literário foi um concurso de poesia vencido em 2011 no XI Concurso Literário do Jornal de Itatiba/ AEPTI, com o trabalho "Visões de um ser especial", escrito que foi baseado numa história real e que se encontra no livro "Meu Eu Poético" aqui no Wattpad. Falando nisso, o meu melhor trabalho nesta plataforma até hoje, janeiro de 2021, foi "Encenação Mortal", que desde o início de sua escrita, no final de maio de 2017, esteve em os melhores livros no Ranking de Mistério/ Suspense. Além deste trabalho, tenho mais de 30 outros na plataforma do Wattpad.

Considero "A Saga de Kedl - No Caminho Escuro", o meu mais importante trabalho ainda em andamento, pela sua complexidade e a forma como está sendo escrito, contendo inúmeros ingredientes que adoro, entre eles o amor, a amizade e a magia. Iniciei este trabalho em 2003 e aos poucos o estou moldando, pretendendo fazer com que ele seja meu marco como escritor.

Uma curiosidade familiar: minha irmã Rosemeire nasceu um ano depois que eu, no último dia da Primavera, 21 de dezembro; meu pai Cláudio, meu neto João Batista e minha esposa Jack (que me inspirou para compor "A Saga de Kedl") também nasceram na Primavera; minhas filhas Nicole (13) e Gabriela (28), junto com a minha mãe Jandira e minha neta Lana, nasceram no Verão. Acho que isso explica porque gosto tanto do calor...

Atualmente pratico o Ho'oponopono e essa meditação diária me trouxe uma paz que nunca conheci anteriormente. Saiba no pequeno trabalho que fiz sobre o tema, aqui na plataforma.

Reabri esse livro na data de hoje, 20/05/2023, pois tenho que atualizar a minha autobiografia, com novos e interessantes fatos que marcaram os meus últimos anos, detalhes que, com certeza, vão lhe inspirar também...

==================

Dedico esta biografia para minha amiga A-leeh, que através do seu livro Literatus me deu essa ideia...

Orgulho de ser EU!Onde as histórias ganham vida. Descobre agora