Capítulo I: De volta às origens

313 24 14
                                    

        Quando Deus criou Adão, o mais lindo aspecto com certeza era o relacionamento entre eles. O Senhor visitava o Jardim do Éden todos os dias e conversava com sua criação: "E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia." (Gênesis 3.8). Esse fato deixa o meu coração tão maravilhado que é difícil expressar o que sinto. Imagine: o próprio Deus se importar em estabelecer um relacionamento com uma criaturinha humana. É simplesmente extraordinário.
        Se observarmos as mais diversas histórias bíblicas a respeito dos homens de Deus que passaram por esta Terra, notaremos que o que os fazia ter comunhão com o Criador era justamente o diálogo que os tais mantinham com Ele. Vemos que desde a criação, o Senhor sempre mostrou ao homem que o que Ele desejava era relacionamento. E ainda hoje continua sendo. Não é sem razão que a Palavra diz: "Orai sem cessar." (I Tessalonicenses 5.17). Quer isto dizer que devemos ficar 24 horas por dia de joelhos? De forma alguma! Trocando em miúdos, o que a Bíblia nos ensina é que Deus não quer estar em nossas vidas como um visitante, Ele quer fazer morada em nosso coração. Quando recebemos uma visita em casa, permanecemos ali, dando atenção a ela. Porém, quando ela se vai, voltamos à nossa rotina normal e até nos esquecemos de que alguém esteve conosco.
        É claro que não devemos jamais, em hipótese alguma, desprezar aquele período que separamos especificamente para nos prostarmos perante o Senhor e falarmos com Ele. Vemos como Daniel, por exemplo, separava três momentos do seu dia para ser pôr de joelhos e orar: "Daniel (...) três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer." (Daniel 6.10). Inclusive, se você tiver a possibilidade, separe um quartinho ou qualquer outro lugar aconchegante da sua casa e torne-o sua "tenda" de oração. Mas, voltando à questão levantada em II Tessalonicenses, o que a Palavra nos traz é que não devemos limitar nosso relacionamento com o Pai celestial a momentos do nosso dia. Deus deve estar em nossos corações em todo tempo, em todos os lugares. Você pode falar com Ele em qualquer lugar que estiver. Foi isso que o véu rasgado - "E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo." (Mateus 27.51) - nos trouxe. Não precisamos mais de sacerdotes como mediadores, pois Cristo é a "ponte" entre o homem e Deus: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Niguém vem ao Pai senão por mim." (João 14.6).
        Devemos ter um relacionamento firme com o Senhor. Não ache que por você não matar, não roubar, não adulterar, ajudar os pobres e por aí vai, que a sua vida espiritual está uma maravilha. Se pesquisarmos no dicionário, veremos que a palavra relacionamento está ligada às palavras "comunicação", "relação" e " convivência". Digamos, por exemplo, que você tenha um amigo que se mudou para os Estados Unidos e você só consegue se comunicar com ele, raramente, pela internet. Você poderia dizer que convive com ele? Absolutamente, não. Relacionamento está intimamente ligado a comunicação e conhecimento. Portanto, a vida cristã não tem analogia com dogmas, com o fato de você cumprir ou não a doutrina de sua igreja ou com o fato de você ser assíduo ou não nos cultos. A vida cristã é fundamentada no amor à Deus, em um relacionamento com Ele. Vemos na Bíblia um exemplo maravilhoso disso em Enoque: "E ANDOU Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou." (Gênesis 5.24). Percebeu o verbo? A vida com o Senhor é movimento. Oração é a chave.
        Não devemos achar que a oração é um complemento da vida cristã. A oração é o principal. Ela nos aproxima de Deus, nos faz refletir sobre nossos erros, traz arrependimento, traz luz à questões insolúveis do nosso dia a dia, nos liberta, nos transforma, nos faz ver o quão pequeninos somos. Se Deus quisesse o cumprimento da lei sem relacionamento com Ele, com certeza, os escribas e fariseus o teriam agradado de forma extraordinária. Mas não é isso que vemos na Palavra de Deus. Jesus os repreendeu inúmeras vezes por conta da hipocrisia que habitava em seus corações: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniquidade. (Mateus 23.25). Santidade não é causa, é consequência. E ela é fundamentada a partir da oração e conhecimento da Bíblia. O relacionamento com Deus é o que vai mudar sua história. Digo isso com a experiência de alguém que nasceu em berço evangélico e já tentou de tudo para ter uma vida espiritual sólida. Até que um dia eu compreendi que se relacionar com o Pai celestial é o que faz a diferença.
        Muitas vezes, as pessoas têm o maior prazer em dedicar seu tempo aos seus pais, aos seus amigos, àquele com quem tem um relacionamento amoroso, mas quando se trata de Deus a história é diferente. É cada vez mais comum a prática da oração X- Tudo: "Senhor eu te agradeço por tudo, peço perdão por todos os meus pecados, peço que abençoe a todos os meus amigos e familiares. Amém". Seria cômico, se não fosse trágico. Desperta igreja! Como servir Àquele a quem você não conhece? Como amar a Deus - de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento (Lucas 10.27) - se você não aprofundar seu relacionamento com Ele?
        Se você está à procura de fórmulas mágicas para alcançar intimidade com Deus, então desista, porque elas não existem. O único " segredo" é voltar às origens. Voltemos, então, à simplicidade, ao jardim da inocência. Utilizemos uma metáfora para melhor entendimento: a intimidade com Deus seria como uma cidade, a oração seria a estrada que nos levaria à ela, e Jesus é o porteiro que abre os portões da cidade para que você tenha acesso a Deus. Sem oração e sem Jesus, não há como alcançar o objetivo de ter um relacionamento firme com o Pai. Ainda há tempo para mudar, ainda há tempo para recomeçar. Não seja procrastinador, comece hoje mesmo uma nova trajetória, sem a hipocrisia, que é como uma parede que nos separa do Senhor.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

"Oração é a estrada de Deus."

David Eby

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Caminhando com CristoWhere stories live. Discover now