Interlúdio 1

1.5K 82 38
                                    

1.

Em uma época em que nada importa a não ser a nossa vontade infantil de querer brincar e desperdiçar o tempo em frente a tv, cada geração depara-se com algo marcante. Pode ser um grupo musical, um filme, uma novela, um perfume e para algumas pessoas os desenhos infantis que deixam marcas memoráveis na mente de uma época que para ser feliz bastava ficar sentado no sofá com um saco de bolachas que estava tudo bem.

No Brasil foi exibido pela extinta Rede Manchete entre 1º de Setembro de 1994 a 12 de Setembro de 1997 o desenho Cavaleiros do Zodíaco.

Saint Seiya, conhecido no Brasil como Os Cavaleiros do Zodíaco, é uma série japonesa (de anime e mangá), de grande sucesso no mundo durante a década de 1990, que conta a história de jovens guerreiros guiados pelas constelações, protetores da deusa da sabedoria, da paz e da guerra: Atena. A série exibida na TV era uma adaptação do mangá de mesmo nome criado por Masami Kurumada. A primeira exibição ao público foi feita pela Toei Animation no Japão na TV Asahi, no dia 11 de Outubro de 1986. Saint Seiya começou a ser conhecido no ocidente como Os Cavaleiros do Zodíaco, por conta do nome que recebeu ao ser exibido na França como Les Chevaliers du Zodiaque. Muitos conhecem esse desenho que é referência no universo anime.

As batalhas nas 12 casas para salvar Atena tornou-se inesquecível. Os Cavaleiros de ouro, protetores das 12 casas foram ídolos e serviam de molde para brincadeiras de crianças quando podíamos vestir as armaduras feitas de imaginação e a rua de baixo tornava-se um enorme campo de batalha. Um dos Cavaleiros do Zodíaco sempre me chamou mais atenção: Afrodite de Peixes. Afrodite é apenas um dos personagens da série Cavaleiros do Zodíaco, criada por Kurumada. É conhecido por ser o mais belo e temível dentre todos os cavaleiros de ouro. Protetor da última Casa do Zodíaco, ele é sucessor do Cavaleiro de Peixes, de 1743, chamado Albafica de Peixes. Afrodite pode derrotar qualquer inimigo se estiver lutando com toda sua força. Acabou se tornando um cavaleiro famoso não apenas por sua beleza, mas também pela sua reputação como um dos mais fortes entre os 88 cavaleiros. Assim como Albafica, usa variações de golpes com rosas. Sua ideia é de que só um poder supremo absoluto pode colocar paz e ordem no mundo, mesmo que esse poder seja voltado para o mal. Mesmo tendo consciência de que o Grande Mestre servia ao mal, acabou obedecendo suas ordens. Sua atitude pode não ser exemplar para um Cavaleiro, mas seu propósito de manter a paz na Terra é igual ao de qualquer outro Cavaleiro.

No Brasil, Afrodite de Peixes sofreu preconceitos por causa de sua fisionomia e por ter o nome da deusa grega da beleza e do amor. Afrodite tem um rosto perfeito e, no Japão, isso é admirado. Aqui o consideraram gay. E as crianças tinham vergonha de dizer que o admiravam. Mas dentro de mim ele era o meu preferido. Afrodite e suas rosas...

O Cavaleiro teve seu nome inspirado em Afrodite que era a deusa grega da beleza e do amor. Originária de Chipre, o seu culto estendeu-se a Esparta, Corinto e Atenas. Os romanos a conheciam como Vênus. O mito mais aceito diz que Afrodite nasceu quando Urano (pai dos titãs) foi castrado por seu filho Cronos. Cronos atirou seus testículos ao mar. Dizem que o oceano começou a ferver e a espumar, esse efeito ficou conhecido como "a fecundação". De aphros ("espuma do mar"), ergueu-se Afrodite e o mar a carregou até Chipre. Assim, Afrodite é considerada uma deusa de uma geração mais antiga que a maioria dos outros deuses olímpicos.

Na biologia há um símbolo para o gênero feminino que remete à deusa Vênus, deusa do amor e da beleza na mitologia romana, equivalente à Afrodite na mitologia grega. É uma representação simbólica conhecida mundialmente, um espelho na mão da deusa Vénus: um círculo com uma pequena cruz eqüilateral embaixo. Feminino - Fêmea - Mulher.

Mulheres... Segundo a Bíblia, a mulher foi feita a partir da costela de Adão, significando, com isso, que ela é a companheira, ou seja, está a seu lado, tal qual suas costelas. Para mim sempre foi difícil aceitar que a mulher em sua totalidade de beleza, pureza e com a incrível capacidade de gerar um ser foi feita a partir de uma costelinha. Dizem que o osso da costela representa a igualdade entre homem e mulher, porque não foi utilizado um osso inferior, mas sim um osso do lado. Outra interpretação lembra que a mulher é protetora da vida, dado que os ossos da costela protegem o coração. Mulheres e suas fases, mulheres de fases como diz a música.

VERDADE ENTRE CUECAS (2017)Onde as histórias ganham vida. Descobre agora