Editorial

41 8 4
                                    



POR QUE ECOS REVIVAL?

Por Fabiano dos Santos Araújo

Muitas vezes quando me aproximei de alguma coisa que já tinha uma história, tinha a impressão de que ela sempre foi daquela forma, que ela surgiu no mundo estabelecida como se apresentava na minha frente. Era uma impressão passageira, pois logo eu me pegava pensando sobre o quanto a forma atual seria distante do que foi pensado por seus criadores.

Seja por uma questão de trazer as origens para aqueles que agora chegam ou mesmo para recordar junto com os mais velhos, percebo agora que a necessidade de fazer o registro dessas memórias.

Enquanto a Ecos era jovem, e nós também eramos (jovens autores, que fique claro), o tempo passava e não havia qualquer preocupação com o registro das memórias.

Apenas quando a então Mostra Ecos teve sua quinta edição lançada no Wattpad é que surgiram as primeiras cobranças para que as quatro edições anteriores fossem também disponibilizadas no perfil da Mostra.

Para fazer isso, tínhamos que atender uma porção de particularidades internas antes de podermos lançar essas edições no Wattpad. Era algo simplesmente inviável...

As edições foram continuando e as cobranças cresceram. Lembro que durante uma conversa com os autores, novamente o tema de disponibilizar as Ecos 1 a 4 no Wattpad surgiu. Eu sabia que falar que não era possível não ia resolver a questão, acabei sugerindo uma solução que poderia ser definitiva para o caso: poderíamos falar com os autores que publicaram nestas edições se eles queriam revisitar suas histórias, fazer uma revisão, reescrever, reimaginar ou qualquer outra coisa que cada um achasse que poderia fazer com o seu conto. As modalidades de publicação já começaram a se formar na ideia inicial. A recepção da ideia foi muito boa, bem acima do que eu imaginava.

Entre os debates, eu sugeri que essa edição especial da Mostra seria chamada de Ecos Revival. Enquanto debatíamos a respeito, comecei a buscar informações sobre as origens da Mostra, era a hora de relembrar como começamos antes de dar esse novo passo.

Durante a minha pesquisa descobri uma porção de coisas, por exemplo, o nosso registro mais velho data do distante 2013, quando o autor V. E. Simeoni comentou que tinha lido um livro de contos de Stephen King e que o prefácio do livro, escrito pelo seu editor, contava as muitas vezes que foi procurado por pessoas dizendo que gostariam de escrever. O editor dava algumas dicas do que as pessoas que tivessem esse interesse deveriam fazer. Depois Simeoni pergunta se alguém já tinha escrito um livro ou conto e como foi o processo de escrita de cada um.

Foi nesse momento que eu entendi o que estava acontecendo.

Ainda não me decidi se acredito em coincidência, se foi um caso de ironia ou quem sabe uma evidência de que exista realmente o inconsciente coletivo. Sei apenas que depois de ler o post de Simeoni, eu percebi que o nome que sugeri para essa edição da Ecos era o mesmo nome de um livro publicado anos antes por Stephen King, Revival. Como a nossa Ecos Revival não fala da história de um reverendo da Nova Inglaterra acho que podemos manter esse título.

A pergunta de Simeoni, gerou movimentação e ações por alguns meses e, em março de 2014, a primeira edição da Mostra Ecos foi lançada.

Três anos depois estamos aqui os convidando para participar dessa brincadeira que junta memórias de histórias que escrevemos há um bom tempo. Nos mantemos por um tempo tramando em segredo esta edição especial que agora revelamos a todos.

Sejam bem-vindos e boa leitura.

fsaraujo

Ecos RevivalOnde as histórias ganham vida. Descobre agora