Um amor para vida inteira

4.3K 145 11
                                    

vale a pena esperar por aquilo que será para sempre!

Durante muito tempo a Igreja ensinou aos nossos jovens que guarda-se para o casamento é abstinência sexual, praticar sexo somente no casamento. Nada de errado nisto. Porém guarda-se vai muito mais além do que evitar relações sexuais entre solteiros.

Eu tenho visto uma geração buscando viver em santidade, inclusive sexualmente falando. Uma juventude guardando o corpo, buscando ao Senhor para não cair em tentações. Conheço milhares de jovens evitando a intimidade física, esperando para dar o primeiro beijo só no altar, não se tocando com carícias e de alguma forma lutando para não cair em tentação na área sexual.

Tenho visto nossa geração guardar o corpo, mais caindo em outro erro: não guardar o coração. Tão importante quanto você guardar o seu corpo para o casamento, é primordial que você ouça e entenda: "De tudo que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procede a fonte da vida" Provérbios 4:23

Falar sobre vida sentimental pode não ser o assunto mais importante na vida da igreja, porém, é o mais urgente. Tenho visto como nossa juventude é atacada nessa área.

Tenho conhecido pessoas lindas, cheias de Deus, que buscam e vivem experiências sobrenaturais com Ele,  cheias de sonhos, porém feridas. A área emocional é a que mais "mata" os jovens na igreja, porque é a que mais lhes faz sofrer!

A morte física é algo impressionante, principalmente por causa da dor que provoca no coração daqueles que ficam. Com todo recurso tecnológico, com tanta ciência, pesquisas e descobertas disponíveis para humanidade, até hoje não inventaram uma formula capaz de amenizar a mais antiga de todas as dores: A morte.

A humanidade não sabe lidar com a perda de um ente querido. Por quê? Porque simplesmente não fomos feitos para morrer.

Quando Deus criou o homem, a morte não fazia parte do plano original. A morte é um acidente de percurso. Não fomos feitos para morrer, por isso não fomos feitos para essa separação. E aponto este como um dos principais motivos para a separação entre pessoas que se amam doer tanto.

É necessário menos que a morte para matar alguém.

Terminar um relacionamento com alguém é, para muitos, como a dor da morte. Afinal, esse tipo de separação também é perder alguém querido. Já pensou nisso?

Porque sofremos tanto quando perdemos  alguém que amamos, mesmo que essa pessoa não tenha morrido?

Explico. É melhor você se sentar antes de ler. Não rejeite de imediato o que falarei agora. Considere seriamente, diante de Deus, se o que vem abaixo não está em conformidade com a Sua palavra.

Deus não nos criou para várias pessoas.

Deus não fez o homem (nem a mulher) para experimentar vários relacionamentos. O plano original de Deus é que você tenha na sua vida somente uma pessoa para sua vida inteira.

Então o Senhor Deus declarou:

"Não é bom que o homem ande só; farei para ele alguém que auxilie e lhe corresponda" Gênesis 2:18

A primeira coisa que eu quero ressaltar neste versículo: foi Deus quem viu necessidade do homem em ter alguém. Viu Deus que não era bom que o homem estivesse só. Porém, isso não quer dizer que era bom que o homem se relacionasse com várias mulheres. Deus criou UMA companheira, não várias.

Deus criou Eva para suprir uma das muitas necessidades que homem teria pela falta de alguém. Porém, Deus não fez várias mulheres para que Adão, depois de várias tentativas e experiências, ficasse com aquela que no final das contas desse certo, ou escolhesse aquela que, no final de todas as experiências  sentimentais, julgasse se a melhor opção para ele.

Adão teria apenas uma experiência sentimental com alguém. E este alguém era Eva. O plano original de Deus era "uma companheira". Sei que é radical demais, é sério demais. Sei que esta palavra traz um peso enorme ao assunto. Todas vezes que prego sobre isso sinto esse peso também.

Para mim é desconfortante falar sobre isso, porque confronta a realidade emocional da juventude evangélica brasileira. Existem pastores que são contra  essa mensagem. Se homens que lideram famílias resistem, imagina a juventude!

A grande questão que quero tratar aqui não está em você iniciar um relacionamento emocional com alguém. A grande implicação está em ter que terminar este relacionamento que não está certo.

Ouvi uma frase da qual nunca mais esqueci: "As pessoas que passam pela nossa vida, quando se vão, não nos deixam sós. Deixam um pouquinho de si e levam um pouquinho de nós!". É justamente por isto que se deve guardar o coração. Envolvimento emocional, assim como envolvimento físico, deixa suas marcas. E alguma dessas marcas, levaremos para o resto da vida.

As pessoas podem até passar, mas as marcas ficam.

Lembra-me de uma dinâmica de grupo que vi certa vez: o pregador pegou várias folhas de papel, cada uma de uma cor, todas cortadas em forma de coração.

Primeiro ele pegou o pedaço de cor amarela, passou cola e uniu ao coração na cor vermelha. Esperou o tempo passar e depois pediu para um voluntário da plateia que tentasse descolar as folhas. As folhas foram separadas, porém,  por causa da cola, partes da folhas amarelas ficaram coladas à vermelha e vice-versa.

O pregador repetiu a dinâmica por mais três vezes, unindo os mesmos "corações" às outras cores ali representadas No final você pode tentar imaginar como tudo terminou. Uma mistura de cores. Porém, o pior de tudo o que a dinâmica revelou foram vários "corações" faltando pedaços. É isto que na pratica acontece quando nos envolvemos com alguém sem a direção de Deus. Por menor que seja o envolvimento, ele é o suficiente para marcar os nossos corações.

Se você aprendeu que antes de se casar você precisa experimentar vários relacionamentos até acertar, peço encarecidamente por amor a si mesmo(a), por amor a seu futuro cônjuge e por amor a seus futuros filhos, que reconsidere seus fundamentos e princípios.

As pessoas pensam que adultério é a pratica sexual fora do casamento. Adultério, na verdade, é toda e qualquer alteração do estado original de algo. O plano de Deus é que você se envolva emocionalmente com alguém para vida inteira. Quando você não abraça esse plano para sua vida, está adulterando a vontade de Deus.

Não continua a leitura deste livro sem antes ter um tempo a sós com Deus. Pare por aqui!

Primeiro, peço que você faça uma avaliação sobre a sua vida emocional. Tudo que você já viveu sentimentalmente até aqui. Faça um histórico, incluindo as pessoas que já passaram pela sua vida e o que cada relacionamento gerou em seu coração. Seja sincero consigo mesmo e reflita acerca das consequências que cada relacionamento gerou em seu intimo.

Agora, gaste um tempo em oração. Peça o espírito Santo para falar ao seu coração sobre tudo isso até aqui.

Eu oro para que o Senhor fale com você de uma forma especial e transformadora onde estiver, independente de como esteja sua vida sentimental; neste momento não importa se você está com alguém ou não; se você se relacionou com uma ou várias pessoas; se você faz corte, compromisso ou coisa parecida.

É importante que você pare tudo agora para receber e abraçar  definitivamente a vontade e o plano original de Deus para sua vida. Se de alguma forma  você adulterou o plano original de Deus para sua vida, é tempo de recomeçar e reconstruir as bases do propósito de Deus para você.



AVISO

Desculpa a demora para postar, vou tentar postar capítulos todos os dias, mas terça, quinta e sexta é garantido.


Eu Escolhi Esperar 1Where stories live. Discover now