Destino Insólito. Retrospectiva

1.6K 114 13
                                    


   Antônia e Valentina se reencontram depois de nove anos, no velório de Domingos, pai de Valentina e padrasto de Antônia, em Campo Grande no Mato Grosso do Sul.

Valentina não via o pai há vinte anos, após ele ter fugido com Joaquina, mãe de Antônia, que trabalhava como empregada doméstica na casa da família Almeida.

Antônia tem vinte e quatro e anos, é uma aspirante a cozinheira, porém só consegue bicos como hostess e atendente. Lésbica assumida, é bem resolvida sexualmente, mas pouco se envolve sentimentalmente. Ela mantém uma amizade colorida com Lavínia (irmã de Valentina e filha de Domingos) uma jovem fotógrafa que irá encarar o maior desafio de sua carreira: Um livro solo, por pelo menos quatro anos, o que não a impede de se cercar de diversas outras paqueras. As duas se conheceram quando Antônia esteve em Cântico, aos quinze anos, para visitar o pai, durante férias escolares, a pedido de sua irmã mais velha: Joana. Elas se envolveram brevemente, Lavínia foi a primeira mulher na vida de Antônia e ela nunca esqueceu a jovem moradora de Campo Grande.

Em Cântico, Valentina administra o Café José Almeida, herança de seu avô, o próprio José Almeida, há pelo menos vinte anos, bem sucedida, ela leva uma vida tranquila ao lado do marido, Roberto, do único filho, João Pedro, enquanto cuida de sua mãe Vitória, com quem mantém uma relação bastante atribulada, especialmente nos últimos vinte anos, desde que Domingos foi embora com Joaquina, a amargura só aumentou com o câncer que ela vem tratando nos últimos anos) Mantém forte amizade com Joana, desde a infância e tem uma relação amistosa com a irmã do meio, Enrica.

Após o falecimento do padrasto, com a mãe que faleceu meses antes, Antônia retorna a Cântico a pedido da irmã, além de querer cuidar da caçula, Joana (que é enfermeira e atualmente cuida de Vitória) precisa viajar e quer mantê-la próximo ao pai: Antônio. Um alcoolótra e viciado em jogos, em recuperação.

Antônia volta a Cântico, reencontra o pai e recebe uma proposta de Valentina para trabalhar em sua loja do Café José Almeida que é prontamente aceita. Antes de começar a trabalhar, Antônia conhece Armando e Leandra, que também trabalham para a empresa de Valentina.

A relação de Antônia com Valentina se estreita aos poucos, ela se aproximam e ficam amigas. Joana vai viajar para Curitiba, onde quer realizar um curso de aprimoramento em enfermagem. Antonia começa a trabalhar na loja, onde também conhece Rose, outra funcionária da empresa.

As relações entre Antônia e Valentina se estreitam cada vez mais, sem que a mais velha perceba exatamente o que sente, enquanto Antônia toma consciência de sentir-se atraída pela mulher mais velha e cada vez mais, passando a viver a dualidade de não conseguir conter os instintos, mas precisar se preservar perante a mulher mais velha. Ela toma a decisão de não mais levar adiante a amizade colorida com Lavínia, ela quer continuar amiga, mas não quer mais se envolver sexualmente com a irmã mais nova de Valentina. Lavínia parece aceitar razoavelmente bem a nova condição, mas ela mantém esperança de um dia ainda ter Antônia como namorada, enquanto viaja pelo mundo tirando suas fotográfias e se dedicando ao livro.

Descobrimos que Valentina já se envolveu com uma mulher quando fez faculdade em São Paulo e embora demore, ela passa a aceitar que também sente uma atração por Antônia, a partir disso, nenhuma das duas consegue controlar mais os sentimentos e as emoções, se tornando amantes.

No começo tudo parece correr bem, elas estão felizes uma com a outra, mas com o tempo Antônia se incomoda pelo fato de ter que dividir Valentina com o marido dela, com a vida dupla que a mais velha está levando, enquanto a própria não parece se dar conta, minimamente de que tomar Antônia como amante pode estar causando a seu redor.

Destino Insólito (Romance Lésbico)Onde as histórias ganham vida. Descobre agora