XV - Osmose de Emoções

16 0 0
                                    

As pessoas realizam osmose. É perceptível para mim agora que as pessoas procuram outras para tornar o que está dentro de sí, mais ou menos tônico. Se elas se encontram hipotônicas (ou seja com menor concentração de soluto), elas irão procurar pessoas hipertônicas (ou seja, com maior concentração de soluto), dessa forma, tenderão a se estabilizar, com uma quantidade de soluto que podem suportar, sem deixar faltar, ou sem deixar soluto por demasia.

Poderia eu estar falando de química, não fosse o simples fato, que na verdade estou falando de sentimentos, de necessidades emocionais. Tomamos por exemplo, uma pessoa que está triste (por tanto, hipotônica, ou seja, com falta de soluto - o soluto nesse caso é a felicidade), ela irá procurar uma pessoa que esteja mais feliz que ela, para reconfortá-la. Em alguns casos, as pessoas esbanjam felicidade, e com isso, conseguem sanar as necessidades dos outros, mais facilmente, enquanto que outras se encontram quase que tão hipotônicas quanto a própria pessoa usada nesse exemplo. 

Ao contrário do que acontece na osmose comum, no entanto, não é o solvente que atravessará a membrana em direção ao meio hipertônico, e sim o soluto da solução hipertônica que irá encontrar o solvente da solução hipotônica. Prova disso, é que as vezes o desespero de alguém é tão grande, que leva a calma embora; nesse exemplo, a calma seria o meio hipertônico, e o desespero, a ausência de calma, por tanto, o meio hipotônico.

A Filosofia da MorteWhere stories live. Discover now