A RELIGIÃO NO FUTURO:

160 5 0
                                    

Em muitos países, o número de pessoas que se considera "não religiosas" está aumentando por que estão insatisfeitas com as pregações dessas religiões. Por isso segundo a Gallup International, no futuro as organizações religiosas estarão em uma possível "falência". Em 2010 um clérigo lamentou que "nos últimos 40 anos" tem ocorrido um "abandono em massa da fé, ainda mais na cristã". Por exemplo:

⦁ ÁFRICA DO SUL: Entre 2005 até 2012, o número de sul-africanos que afirmaram ser religiosos caiu 19%.

⦁ AUSTRÁLIA: Aproximadamente 50% da população australiana diz que não é religiosa. Outros 10% afirmam ser "ateus convictos".

⦁ ESTADOS UNIDOS DA AMERICA: Desde 2005, o número de pessoas que afirmam ser religiosas caiu em 13%. Uns 20% dos participantes da pesquisa não tinha nenhuma afiliação religiosa. Nessa pesquisa, uns 30% dos adultos com menos de 30 anos não tinham religião. Todo ano, milhares de igrejas fecham as portas.

⦁ FRANÇA: Apenas 37% dos participantes da pesquisa afirmaram ser religiosos. Os outros disseram que são ateus ou que simplesmente não tem religião. De acordo com o The Economist, em algumas partes desse país que já foi muito católico, o catolicismo está "à beira do colapso".

⦁ IRLANDA: Uns 45% dos que responderam a pesquisa disseram que não são religiosos, e outros 10% afirmam ser ateus. Em termos de porcentagem, a Irlanda esta entre os dez países com o maior número de ateus no mundo. Os noticiários, como o La Republica comentam "o fim da Irlanda católica".

⦁ JAPÃO: Apenas 16% dos japoneses que participaram da pesquisa afirmaram ser religiosos; 62% eram ateus ou não religiosos.

⦁ TUNÍSIA: Em 2013, uma pesquisa realizada na Tunísia revelou que cerca de 60% dos entrevistados não vão mais à mesquita e agora fazem suas orações em casa. O motivo...foi a ideologia violenta promovida ali.

⦁ VIETNÃ: Entre 2005 e 2012, o número dos entrevistados que afirmavam ser religiosos caiu de 53% para 30%.

(Todos os dados (Exceto os da Tunísia) são índices Global da Religião e Ateísmo de 2012,  Publicado pela Gallup International. Foram feitas pesquisas em 57 países, onde vive mais de 73% da população mundial.)

Agora, por que estão abandonando suas crenças? Bom, tem vários motivos. Hoje o homem busca um lugar que te conforte e entre em acordo com suas ideias. Isso gera uma certa deformação nas verdadeiras ideias religiosas, por exemplo: Hoje a forma de pregar das igrejas são diferentes e as vezes ate distorcidas do que a Bíblia ensina de verdade. Outro exemplo e a forma explicita de fé do Islamismo, a qual hoje tem uma distorção extremista e não anda de acordo com o Qur'ãn. existem muitas pessoas sinceras em relação a sua fé e não toleram as chamadas "falsidades religiosas".

Outro motivo é a "Prosperidade Material", pelo qual os lideres religiosos ou a própria sede, fica rica em cima do dinheiro de fieis. Grandes Igrejas e templos construídos com perfeição e detalhes, são levantados em cima do chamado "dízimos e ofertas" das igrejas, principalmente para as igrejas Evangélicas. No Brasil por exemplo, isso acontece muito. Vários pastores e outros lideres de grandes igrejas que carregam uma vida de ostentação, já foram presos ou processados por roubo em cima de dízimos de fiéis ou envolvimentos com roubos e lavagens de dinheiro na política do país. Segundo Jonh Nye, professor de economia, diz que em alguns lugares as pessoas (Lideres religiosos) tem um "padrão de vida que faria o rei mais poderoso de 200 anos atrás morrer de inveja."

Há bastante motivos para abandonar a religião hoje, não acha? 

O Saber da ReligiãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora