RESUMO DAS RELIGIÕES:

539 10 0
                                    

"O homem tem seguido milhares de caminhos, conforme evidenciado pela diversidade de religiões, seitas e cultos que existem no mundo de hoje" disse o livro "Mankind's Search For God' - (O Homem Em Busca de Deus, em inglês)".

 Dependendo de onde você nasce sabe que a religião envolve ao máximo pessoas. Desde sentidos físicos a sentidos psicológicos.

 Segundo recentes cálculos, concluiu-se que: há 10 religiões principais e aproximadamente 10.000 seitas. Umas 6.000 fica na África, 1.200 nos Estados Unidos e centenas em outros países.   Agora, o que seria uma seita? Uma seita e um grupo de pessoas adeptas de uma doutrina ou de um líder e que seguem suas próprias crenças. Nem toda seita e "ruim" ou "demoníaca" como o pensamento popular diz por aí. Às vezes, uma seita passa a ser a matriz religiosa de grande parte da sociedade, como foi o caso do Cristianismo e do Budismo. O cristianismo, por exemplo, surgiu como uma seita judaica e expandiu-se tanto que ganhou a aceitação, principalmente pela influencia do império romano,  para torna-se uma religião.

⦁. Algumas referências de grandes religiões:

Em países Católicos, você encontra muitas pessoas em grandes Igrejas e catedrais, com um crucifixo rezando a santos. Desde o passado a religião carrega muitos seguidores. Embora hoje, os números estão despencando por conta da "expansão do pentecostalismo". A Igreja tem um enorme número de adeptos principalmente em países da Europa e da América do Sul. Por exemplo mais da metade da população da Itália se diz católico. Não é atoa que lá fica o Vaticano - o país sede da Igreja Católica Romana. A mesma coisa é no Brasil! Mais da metade da população do país diz ser católico.

 Em países Islâmicos você pode ver para qualquer lado os chamados de muezins, os anunciadores muçulmanos. Embora a religião muçulmana seja bem rígida, os números de adeptos cresce cada vez mais fazendo com que hoje, fique apenas atrás da Igreja Católica, com 900 milhões de fiéis. São feitos vários rituais por dia. O Islamismo domina boa parte do Oriente Médio, sendo focado na Síria, Paquistão e Afeganistão. Há uma forma distorcida desta religião. Formado por homens extremistas, eles influenciam outros a serem violentos e formando grupos terroristas como o Estado Islâmico e outros. Lembrando que, essa forma de ser e pregar o terrorismo não se encontra em nenhuma parte do Qu'ãn (Alcorão), o livro Sagrado dos muçulmanos

 Já em países Protestantes você encontra aos domingos vários paroquianos indo cantar hinos e ouvir sermões dos seus líderes religiosos. Eles são chamados de "Protestantes" por causa da revolução de Martinho Lutero no século XVI (16), após não concorda com os ensinos na Igreja Católica Medieval. De lá para cá, os ensinamentos das Igrejas Protestantes têm se misturado a outras denominações religiosas. As principais formações religiosas que saíram da revolução a partir do século 16 foram a formação do Calvinismo e outros grupos que hoje formam denominações como a Presbiteriana, Metodista, Batista, Pentecostal e muitas outras!

 Já em países Budistas seus líderes são vistos como símbolo de vida devota. Templos antigos com o famoso deus Buda à mostra. Tudo isso envolve a fé dessa religião que já está entre nos há milhares de anos. Segundo o Livro do Ano de 1989 da Encyclopoedia Britannica, o budismo afirma ter cerca de 300 milhões de membros no mundo, com cerca de 200.000 na Europa Ocidental e na América do Norte respectivamente, 500.000 na América Latina e 300.000 na União Soviética. Mesmo assim o budismo domina e se concentra em países Asiáticos, como Sri Lanka, Myanmar, Tailândia, Japão, Coréia e China.

O Xintoísmo entra no cotidiano das famílias Japonesas com pequenos santuários familiares e oferendas a antepassados. As orações em prol são direcionadas à vários aspectos da vida. Embora o Xintoísmo afirme ter mais de 91.000.000 de membros no Japão, equivalente a cerca de três quartos da população, uma pesquisa revela que apenas 2.000.000 de pessoas, ou 3 por cento da população adulta do Japão, realmente professam crer no Xintoísmo.  

O Saber da ReligiãoWhere stories live. Discover now