CAPÍTULO 02 - O DIA QUE NOS CONHECEMOS

4 1 0
                                    


...Foi uma manhã chuvosa de sábado...eu lembro como se fosse hoje...

_________________________________________________________________________


O tempo estava intensamente nublado, garoava na região do cais onde todas aquelas senhoras esperavam pelos seus senhores debaixo de imensos guarda-chuvas de lona preta. O clima em Kataran sempre foi assim, intensos dias de chuvas, um frio que parecia soprar do mar em direção a todo o vilarejo com aquela névoa fina cobrindo todas as ruas e vielas como um manto protetor, e se dissipavam só quando o sol ficava a pino. No verão, o astro rei se exibia majestoso no céu, emanando luz para todos os cantos da ilha, insistindo em queimar nossos miolos. Kataran é uma ilha isolada do mundo perdida em algum ponto do oceano pacífico norte, tem um povoado de duzentas ou trezentas pessoas. O tempo aqui ficou estagnado, vivemos em um pequeno vilarejo onde as casas e estabelecimentos comerciais se agrupam no centro da ilha mantendo uma estrutura antiga, rústica. Os turistas que costumam visitar a ilha dizem que aqui é a Suíça perdida no oceano, que lembra muito um vilarejo chamado Grindelwald com a diferença que temos um verão mais intenso, porém o inverno é digno das belezas dos alpes europeu acompanhado de um chocolate quente e um coração livre para amar. O restante é dominado por um vasto campo onde a agricultura produz sazonalmente, sem contar as belas praias de águas cristalinas que são aproveitadas pelos milionários na época do alto verão em seus bangalôs particulares, e no inverno eles recorrem a cabanas no meio dos bosques frios procurando por um pouco de paz e uma vista privilegiada dos montes cobertos pela neve. A fonte econômica principal se baseia na pesca, e o turismo fica como um setor secundário. Aqui poderia ser definido como um pedaço do paraíso pois temos as belezas de um país tropical no verão, e as paisagens incríveis dignas de uma Suíça no inverno.

Eu não sei por que raios desviei o caminho aquela manhã, sempre fazia a mesma rota para chegar até a padaria próxima ao cais, e preciso confessar que é a melhor de todo vilarejo. Aqueles pães decorados, as guloseimas coloridas de açúcar que encantava qualquer olhar despreocupado com a boa forma. Ao caminhar na beira do porto encontrei uma caravana de mulheres que caminhavam em uma espécie de romaria até onde os barcos ficavam ancorados. Eu sabia que todas elas estavam indo ao encontro de seus maridos e amantes com quem dividiam amargamente a vida deles com o mar. Eu gostava de admirar aquela cena ao longe. Talvez por nunca ter vivido aquilo, talvez porque eu invejava uma vida como aquela, de beijos e partidas, sem promessas de voltas. Talvez seja o destino, dizem que toda nossa história é traçada, que não temos muitas escolhas com relação a ele. Escolhemos coisas efêmeras, pequenas, como a cor da blusa que vamos vestir, a refeição que vamos comer, a música que vamos ouvir...mas coisas grandiosas, como o fato de encontrar alguém que pode mudar a nossa vida por inteiro não depende da sua vontade, da sua escolha...depende de uma força estranha que faz alguns ficarem e outros partirem, não tem muita explicação, é tipo aquele arrepio que se espreita por todo seu corpo e ninguém sabe ao certo explicar diante de uma situação assim...diferente.

Foi exatamente isso que eu senti quando o vi saindo daquele barco a vela, um estranho e intenso arrepio que emergiu da minha espinha dorsal e se espalhou por todo corpo. Era como ficar extasiada em ouvir uma bela melodia, em ver uma cena de filme comovente com final dramático. Acredito que meu corpo não se eriçou diante de um perigo como bem ficavam os gatos quando se sentiam ameaçados. Era uma sensação inexplicável e incrivelmente prazerosa, seria assim o amor?

Você estava empolgado com a volta em terra firme, ria feito um garoto na companhia dos amigos que contavam alguma piada e depois corriam até o braço de suas esposas sedentos de uma saudade sem fim. Menos você, que ficou estagnado na beira do cais, sem ter um alguém para correr e se envolver no poder do abraço ou na doçura de um beijo.

Eu Nunca Disse AdeusOnde as histórias ganham vida. Descobre agora