Glossário

37 1 0
                                    

Como a história contém alguns termos técnicos e acredito que boa parte das pessoas pode não ter uma base, segue alguns termos utilizados:

Hacker: Especialista em Segurança da Informação, utilizado para identificar a pessoa que usa seu conhecimento para o bem, mas é comum ver a mídia retratar qualquer criminoso virtual como hacker. Também conhecido como Whitehat.

Cracker: A contraparte do Hacker. O cracker normalmente utiliza seu conhecimento para o mal ou para benefício próprio, nesta categoria se enquadram os criminosos virtuais. Também conhecido como Blackhat.

Bitcoin: Moeda digital independente com valor real. Neste exato momento que escrevo, um bitcoin vale cerca de R$ 1.567,16.

4chan: Um fórum anônimo onde são postadas todo o tipo de informação. A comunidade hacker em geral é bem ativa neste tipo de fórum. Boa parte dos memes, piadas, notícias, vazamentos e outras informações surgem primeiro no 4chan.

Hash: É o resultado de uma fórmula matemática. O Hash serve entre outras coisas como identificador de arquivos, cada arquivo tem seu hash único.

Base64: Sistema de codificação simples.

Firewall: Primeira barreira de proteção em uma rede. O firewall é basicamente um filtro que impede ou permite conexões baseado em uma lista de regras.

IRC: O Internet Relay Chat é um sistema de chat simples. Muito antigo mas utilizado até hoje na comunidade hacker.

Exploit: Pedaço de código ou programa malicioso que faz o sistema se comportar de forma não prevista, causando erros e possibilitando a invasão.

Scan: Abreviação de Scanning, ou varredura em português. Termo utilizado para referenciar programas que varrem computadores em busca de informações. Existem diversos tipos de scans diferentes com objetivos diferentes.

nmap: Uma das ferramentas mais utilizadas na área. O nmap consegue varrer toda a rede e identificar quais computadores estão ligados, seus sistemas operacionais e versões de alguns aplicativos, entre outras coisas.

Armitage: Esta ferramenta é uma das mais simples de se usar, em muitas ocasiões tida como piada por profissionais da área, o usuário só precisa clicar sobre o ícone de um computador e ela irá disparar todos os ataques possíveis para aquele sistema e tentar invadir automaticamente.

Ownar: Termo utilizado muito utilizado, sinônimo de invadir.

Honeynet: Rede falsa utilizada para atrair atacantes, basicamente uma armadilha, onde tudo está sendo monitorado e os sistemas são falhos de propósito. Servem para os mais variados fins, desde entender como uma invasão acontece, até para capturar invasores, passando por distração da rede real e testes de comportamento controlados, por exemplo.

Arduino: Microcomputador que pode ser construído e programado para os mais diversos fins. Existe uma gama de sensores e projetos que podem ser adicionados a placa Arduino para criar dispositivos únicos.

shred: Comando utilizado para apagar e destruir informações de dispositivos de armazenamento. Este comando preenche todos os espaços de um HD e o apaga completamente. Este processo de preencher e apagar é realizado dezenas de vezes, para garantir que a informação não possa mais ser recuperada.

Proxychains: Esta ferramenta serve para criar uma rede por onde as informações vão passar antes de chegar ao seu objetivo. É utilizada para "camuflar" a localização da origem. Por exemplo, A deseja acessar B. Em vez de A conectar diretamente a B, A vai mandar esses dados para uma cadeia de outros computadores, por exemplo C, D, E ,F e G. Ao chegar em G este irá conectar em B. Para B vai parecer que foi G quem esta conectando. C, D, E ,F e G podem estar distribuídos ao redor do mundo, por isso é trabalhoso encontrar um hacker. Ex:

               A   >    >   >   >   >   >   >   >   >   B   - Conexão normal

                                                                       ^

                                                                        |

               A   >   C   >   D   >   E   >   F   >   G - Conexão "camuflada" com proxychains

RSS: Sistema simples que agrega e centraliza publicações de diversos sites em apenas um. A maioria dos sites tem uma opção para assinar o feed, isso quer dizer, adicionar todos os posts que saírem novos na sua página pessoal do RSS. O maior exemplo que tínhamos de RSS era o finado Google Reader. Hoje temos como líder o Feedly.

VM: Termo utilizado quando o assunto é virtualização, um computador/sistema virtual que roda por cima (ou dentro) de outro sistema é chamado de Máquina Virtual (Virtual Machine).

Engenharia Social: Método de ataque fortemente focado em interação social, envolve invadir e quebrar medidas de segurança através de enganação e manipulação.




Encontrou alguma palavra ou termo desconhecido? Comente aí e adicionarei ao glossário.

CyberWar - Guerra DeclaradaWhere stories live. Discover now