A criação de Ifé- Parte1

558 19 0
                                    

O grande deus Olodumaré enviou Oxalufã (orixá) para que criasse o mundo. A ele foi confiado um saco de areia, uma galinha de 5 dedos e um camaleão. A areia deveria ser jogada no oceano e a galinha posta em cima para que ciscasse e fizesse aparecer a terra. Por último, colocaria o camaleão para saber se estava firme.

Oxalufã foi avisado para fazer uma oferenda ao Orixá Exú antes de sair para cumprir sua missão. Por ser um Orixá Funfun  (são  os seres mais elevados da escala da existência, encontrando-se no mesmo nível dos Arcanjos do cristianismo), Oxalufã se achava acima de todos e, sendo assim, negligenciou a oferenda. Exú descontente, resolveu vingar-se de Oxalufã, fazendo-o sentir muita sede. Não tendo outra alternativa, Oxalufã furou com seu apaasoro o tronco de uma palmeira, um líquido refrescante dela escorreu, era o vinho de palma, ele saciou sua sede, embriagou-se e acabou dormindo.

Olodumaré, vendo que Oxalufã não cumpriu sua tarefa, enviou Oduduwá para verificar o ocorrido. Ao retornar e avisar que Oxalufã estava embriagado, Oduduwá recebeu o direito de vir e criar o mundo.

Após Oduduwá cumprir sua tarefa, os outros deuses vêem se reunir a ele, descendo dos céus graças a uma corrente que ainda se podia ver, segundo a tradição, no BOSQUE DE OLESE, até há alguns anos. Apesar do erro cometido, uma nova chance foi dada a Oxalufã: a honra de criar os homens. Entretanto, incorrigível, embriagou-se novamente e começou a fabricar toda espécie de monstros.

Oduduwá interveio novamente, anulou os monstros gerados e criou os homens bonitos, sãos e vigorosos que foram insuflados com a vida por Olodumaré.

Esta situação provocou uma guerra entre Oduduwá e Oxalufã, o último foi derrotado e então Oduduwá tornou-se o primeiro ONI (REI) de Ifé. Distribuiu seus filhos e enviou-os para criar novos e vários reinos fora de Ifé.

Mas tarde os Orixás retornaram a Orum, deixando na terra seus conhecimentos e como deveriam ser cultuados seus toques, comidas e costumes, para que fossem cultuados pelos descendentes.

Então o ser humano começou a fazer pedidos aos Orixás e para que cada pedido fosse atendido eles ofereciam comida em troca.

Ao contrário do que se pensa, nem todos os pedidos eram atendidos, embora os Orixás sempre aceitarem as oferendas, quando um Orixá recebe um pedido, ele o leva a Olodumaré e este decide se o pedido vai ou não ser atendido.

Este julgamento vai ser basiado no merecimento da pessoa que fez o pedido.

O povo continua fazendo oferendas aos Orixás até hoje, pois os Orixás procuram sempre fazer o melhor para as pessoas.


Orixás -Lendas e CrençasOnde as histórias ganham vida. Descobre agora