Amadurecimento Emocional

44 2 0
                                    

Amadurecer seu emocional é basicamente se tornar dono dos seus próprios pensamentos. Tudo o que você pensa reage no corpo em forma de emoção e certas emoções podem te levar a ruína emocional, lhe trazendo extrema dor e angústia.

Existem vários fatores que nos levam a ter imaturidade emocional. Pode ser a criação, suas crenças limitantes, o desejo pela perfeição ou até mesmo a sensibilidade exagerada. Ser imaturo emocionalmente não significa que você seja uma pessoa imatura em todas as áreas da sua vida e sim que você é uma pessoa extremamente sensível a qualquer tipo de situação. O tipo de pessoa que qualquer coisa é motivo para fechar a cara sofre muito mais do que pessoas que levam tudo na brincadeira. Você pode até achar brincalhões imaturos, mas no geral o otimismo dessas pessoas as fazem serem muito mais controladas emocionalmente do que pessoas sensíveis.

Há certas situações na vida que não podemos trazer para o nosso interno, e quando digo interno quero dizer as nossas emoções.

Maturidade emocional é entender que nem tudo vale a pena sentir. Nem tudo é preciso uma reação. Se limite a reagir só a coisas que terão valor para você, que te ajudarão a crescer em alguma área da sua vida. Evolua seus pensamentos com o conceito de que nada é tão importante quanto a sua saúde mental e não deixe que qualquer pedra arrebente o seu vidro. Fortaleça sua mente a ponto de não ser atingido por qualquer um.

Quando algo que você julga ser um acontecimento ruim acontecer, não reaja de imediato. Apenas sente-se, respire fundo e pense consigo mesmo: "vale a pena dar atenção a isso?", "isso vale meu foco?". Se a resposta para suas próprias perguntas forem não, apenas mude seu foco para outras coisas e coloque um ponto no acontecido.

Lembre-se, evitar se sentir desgastado por tudo o que acontece é fugir dos seus sentimentos e o que você realmente deve fazer é enfrentá-los. Sempre pense em como melhorar o que você sente em relação as coisas, se conheça tão bem ao ponto de saber o que cada acontecimento causa em você e quais reações você terá e assim conseguirá controlar suas próprias emoções. Saber o que te afeta e quais as raízes dos seus maiores desgastes emocionais te dará a chance de resolver questões consigo mesmo e fortificar sua estrutura mental. Mas para isso acontecer é preciso quebrar três barreiras.

Barreira N° 1: Passado

Nosso passado é a maior causa de traumas e sofrimentos no presente. Aprender a deixar o passado para trás e dar atenção no aqui e agora é necessário para que você consiga viver bem e controlar suas emoções. Lembrar de um acontecimento do passado é trazer a tona todos os sentimentos daquela época, você acaba sentindo exatamente o que sentiu naquele dia. Por mais que seja uma boa lembrança, a saudade que você irá sentir será uma carga emocional que causará dor. Não estou dizendo para você esquecer tudo o que aconteceu, isso é impossível, mas quero que aceite o seu passado, aprenda tudo o que tiver de aprender com ele e comece a seguir em frente sem sentir dor, culpa ou arrependimento. Remoer o passado não mudará nada na sua vida e, na realidade, pode até piorar o que você está vivendo agora.

Barreira° 2: Futuro

Depois do passado a nossa maior preocupação é o futuro. Exageramos acontecimentos que não fazem parte da nossa realidade através da imaginação, criando paranóias e sofrimento antecipado. Pense no futuro como algo inexistente, pois o que ainda não aconteceu não é real. Não é errado planejar, mas esperar que tudo aconteça da maneira como você quer é desesperador e angustiante, afinal, o futuro é incerto e é algo que não podemos controlar. Novamente deixo em ênfase que você deve focar somente no agora e em como você pode atingir seus objetivos estando presente no que está fazendo.

Barreira N° 3: Medos

Não há como fugir dos seus medos, mas é possível enfrentá-los e decifrá-los em sua mente. Pode ser medo da rejeição, do abandono, da humilhação ou até mesmo de baratas, quebrar a barreira entre o medo e a coragem é um caminho árduo e difícil, mas é necessário ter coragem para controlar suas emoções diante do medo. Jamais permita que seus pensamentos o façam sentir tanto medo a ponto de desistir dos seus maiores sonhos. Nunca deixe transparecer insegurança dentro de um relacionamento. Não corra quando estiver perto de uma barata. Enfrente com coragem máxima tudo aquilo que você tem medo.

Controle EmocionalWhere stories live. Discover now