✒️ Planejamento ✒️

29 8 40
                                    

Há pelo menos dois tipos de escritores:

🏠 Arquitetos 🏠

🌷 Jardineiros🌷

Basicamente, os Arquitetos são os escritores mais meticulosos, que gostam de planejar cada detalhe, cada cena, tudo muito bem pensado e estruturado antes e durante a escrita da história.

Já os Jardineiros, são aqueles que começam a escrever apenas com aquela sementinha de ideia, e vão desenvolvendo a história com base nela, sem se prender muito a planejamentos.

E há aqueles (assim como eu) que são um pouco dos dois. E está tudo bem! O importante é encontrar um método que funcione para você e seu ritmo de escrita.

Se você for do tipo que prefere planejar pelo menos o básico, aqui vão algumas sugestões:

1- Apresente seu personagem e contexto.

Defina as características do personagem ou personagens principais e o contexto em que ele estará.

Ex: as irmãs Yoon (Treasure) eram mestiças e por causa disso, viviam fugindo da rainha que perseguia sua família.

Personagens: as irmãs Yoon (Liz, Krystal, Jade, Aurora e Nabi)

Características: mestiças (aqui só coloquei uma mesmo KKKK)

Contexto: fuga da rainha.

2- Defina a rotina.

Mostre o dia-a-dia do personagem. O que ele costuma fazer em um dia comum? Trabalha? Estuda?

Ex: a rotina das irmãs Yoon era sobreviver vivendo no meio da floresta, enquanto estavam escondidas. Cada uma delas com uma função diferente.

3- Interrompa a rotina.

Agora vem a parte legal! Faça a rotina do seu personagem virar do avesso e crie algum conflito ou situação que cause isso.

Ex: a chegada dos Mascarados interrompeu a rotina das irmãs Yoon, principalmente quando começaram a planejar encontrar a princesa raptada.

4- Ação gera reação.

Agora que a rotina já está uma bagunça, não tem mais rotina nenhuma, escreva o que esse caos todo causou.

Ex: no caso das irmãs Yoon, várias coisas aconteceram. Elas se apaixonaram, tiveram que lidar com as incertezas daquele sentimento, invadiram uma mansão... E isso não é nem a metade. 🤭

5- Desfecho.

Aqui já estamos perto do final da história, ou do primeiro livro, no caso de uma série de livros. Você precisa determinar o desfecho de toda aquela situação. Se reparar, essa sequência é como se fosse um pequeno resumo da sua história.

Ex: depois de todas as aventuras e perrengues ao lado dos Mascarados, as irmãs Yoon finalmente chegaram onde queriam. (Não vou contar, vai que alguém está lendo isso antes de terminar Treasure hehehe não quero dar spoilers, mas vocês que já leram sabem onde elas chegaram no último capítulo 😉)

6- Consequências disso.

Depois do desfecho, daquela conclusão tão aguardada, esse é o ponto final. Tenho certeza de que seus personagens estarão bem diferentes do início da história, principalmente depois de tantas emoções, certo? Aqui é o ponto onde você mostra o que aconteceu com ele(s). O que seu personagem se tornou? Como as experiências que ele viveu o fez mudar e / ou evoluir? Ele está em um relacionamento? Terminou um relacionamento? Mudou de profissão? Conseguiu o que tanto buscava? Se sua história terminar aqui, pense em um final que feche todas as pontas soltas. Se tiver continuação, deixe ganchos para responder no próximo livro, assim você prende ainda mais o leitor e o deixa cheio de expectativa.

You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: Mar 27, 2023 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

Diário de Escrita Where stories live. Discover now