Milagre de Santa Francisca Romana

1 0 0
                                    

Na vida desta ilustre viúva veremos o retrato da mulher forte de que fala o livro da Sabedoria fazendo grande elogio. Nasceu no ano da graça de 1384. Seu pai chamava-se Paulo Bussa, e sua mãe Jacquelina Roffredeschi, um e outra originários das primeiras famílias de Roma.Deixou aparecer, desde o berço, uma tal aversão a tudo o que era contrário à pureza, tanto que não suportava de homem nenhum, até mesmo de seu próprio pai, algumas carícias e outras liberdades consideradas legítimas pela natureza. Na idade de doze anos, ela queria tanto se encerrar em um claustro, para servir no restante da sua vida o único Esposo das virgens, que fez para isso todos os esforços. Mas seus pais, sem consultar duas inclinações, e apesar das suas repugnâncias, obrigaram-na a se casar, em 1396, com Lourenço Ponziani, jovem nobre de Roma, cuja fortuna vinha desde o seu nascimento. Houve poucos casamentos tão felizes quanto este, porque houve poucos tão santos como este. A estima, o respeito e o amor foram mútuos; a paz e a união, inabaláveis. Estes esposos viveram juntos 40 anos sem o menor desentendimento, sem sombra de frieza.

No entanto Francisca mal mudou de estado de vida e já caiu gravemente doente, o que foi a revelação do desgosto que ela teve entrando no compromisso do casamento. Mas a doença não durou muito, porque Santo Aleixo lhe apareceu à noite e a restabeleceu em perfeita saúde. A sua casa era uma verdadeira escola de virtudes: considerava seus domésticos não como servos e servas, mas como irmãos e irmãs em Jesus Cristo, sem, porém, deixar que está doçura lhe fizesse negligenciar o zelo e a justiça, quando se tratava de ofensa a Deus, porque não podia suportar que se fizesse qualquer coisa contra os interesses de Sua glória.

Seu primeiro cuidado foi estudar o temperamento de seu marido a fim de evitar escrupulosamente tudo o que o poderia aborrecer. Considerava-o como seu mestre e como quem para ela ocupava o lugar de Deus na terra. Era-lhe tão submissa e obediente que, mesmo quando estava ocupada na oração ou nas práticas de piedade, deixava tudo para lhe dar satisfação ou para cumprir os deveres de seu estado: o que deve ser o principal objeto de devoção de uma mulher casada. Assim, Deus lhe revelou por um milagre como esta obediência Lhe era agradável.

Um dia , rezando o ofício de Nossa Senhora, foi tão apressada em interrompê-lo, para realizar alguns afazeres de casa, que até abandonou por quatro vezes a leitura do mesmo versículo. Mas, terminada a tarefa e voltando-se a sua devoção, encontrou esse versículo escrito em letras de ouro, ainda que antes fosse escrito em letras comuns. Algum tempo depois, São Paulo, lhe aparecendo em êxtase, lhe explicou que seu anjo da guarda tinha escrito estes novos caracteres para lhe mostrar o mérito da obediência.

Uma Biografia Curta: Santa Francisca RomanaWhere stories live. Discover now