to anyone who want to reach happiness

5 0 0
                                    

Um sentimento que muitos conhecem ou dizem conhecer de outrem.

Felicidade. 

Muitos tem esse desejo e, ainda assim, colocam essa expectativa naquilo que não tem, isso porque não conhecem o conceito da verdadeira felicidade como algo não utópico e possível

Felicidade é a qualidade ou estado de alegria; estado de uma consciência plenamente satisfeita; um estado de contentamento que aceita estar bem consigo mesmo.

Segundo a psicologia positiva, a felicidade é um estado de plenitude que contém 5 elementos:

Emoções positivas: Uma pessoa feliz costuma experimentar mais emoções positivas que negativas (numa proporção de 3:1), como gratidão, prazer, inspiração, alegria, entre outros.

Não é porque seu dia foi ruim que você, como indivíduo emocional, nunca vai atingir ou nunca esteve em seu estado de felicidade. Você pode estar para baixo, mas não significa dizer que sua semana vai ser terrível também. E outra, o que é uma semana em comparação a uma vida? quase nada, né? 

Engajamento: Se sentir verdadeiramente comprometido com as atividades do dia-a-dia é um elemento relevante para ter a sensação de plenitude. Isso costuma acontecer quando as atividades realizadas fazem com que o indivíduo tenha a atenção totalmente voltada para o que está fazendo, sem que outros pensamentos invadam a mente.

É semelhante ao entrar em estado de hiper foco, com a exceção de que você vai ter consciência de quando deve parar ou de quando já tiver finalizado algo. 

Relacionamentos positivos: Esse é, sem dúvida, o mais importante fator. Os relacionamentos saudáveis dão sentido à vida do indivíduo e podem o auxiliar em momentos mais desafiadores.

Pense nos seus amigos mais próximos, aqueles não tóxicos. Os amigos que compreendem suas situações e suas dificuldades, os que não te pressionam para fazer algo que não quer e respeitam o seu tempo em situações de estresse. São os que te corrigem em momentos de equívoco, sem humilhação, e te ajudam a subir, nunca pisando em cima de você. 

Propósito de vida: É o sentido que o indivíduo dá à sua vida que faz com que ele persista diante das dificuldades e busque seus objetivos e sonhos.

São seus sonhos, seus objetivos.

Conquista: A sensação de alcançar o que deseja é um importante ingrediente da felicidade para muitas pessoas. 

Essas conquistas podem ser das mais corriqueiras, como se superar em um treino físico, como podem ser grandes realizações de sonhos, como passar em um concurso público ou se formar em um curso de graduação.

Felicidade é viver e desfrutar o momento presente, como também fazer algo com um objetivo futuro, algo que faça sentido a longo prazo.

Felicidade é o estado de quem é feliz, uma sensação de bem estar e contentamento, que pode ocorrer por diversos motivos. A felicidade é um momento durável de satisfação, na qual o indivíduo se sente plenamente feliz e realizado, um momento onde não há nenhum tipo de sofrimento.

Agora, saindo um pouco dos conceitos técnicos, é preciso um motivo conciso e memorável para ser feliz? Ou a felicidade é só um estimulo criado pelo nosso cérebro para que nos esforcemos cada vez mais para atingir uma meta impossível e esquecer dos pequenos momentos durante a jornada da vida que podem ser diferenciados entre alegria e felicidade?

Será que a felicidade não pode estar no caminho? Será que a felicidade só vai chegar no fim da vida, quando você estiver ciente de tudo o que viveu? Será que a felicidade só chegará quando admitir para si mesmo que viveu bem? Ou será que você vai determinar onde e quando sua felicidade chegará para si?

Não se prenda aos conceitos mais complexos sobre felicidade. Em meus tópicos, felicidade como um termo técnico verídico é uma completa utopia.

Letters: from one to anotherWhere stories live. Discover now