Aquelas dicas (nem tão) rápidas de mãe

739 45 17
                                    

Olá, meus amigos! Como passam a vida? Ainda estão seguindo os protocolos de quarentena, né?

Como prometido, voltei com mais um capítulo para vocês, e nesse tempo em que estive parada, muitos dos leitores me perguntaram algumas dúvidas, umas complicadas que precisam de um capítulo inteiro para elas e outras simples que podem ser explicadas em dois segundos.

E este capítulo é dedicado ao segundo grupo: questões básicas que se aprendem na prática, mas que se alguém ensina direto, já quebro um galhinho.

Então, vamos lá? Vou fazer isso em forma de Q&A, porque assim me sinto mais próxima de vocês (e mato a carência), dando dicas e alguns puxões de orelha como uma boa mãe faz!

1. Qual o melhor jeito de dispor um título numa capa?

Boa pergunta! Isso é muito importante, pois um título mal posicionado pode estragar toda a sua capa.

Isso vai depender muito da onde esta o seu foco. Por exemplo, se o rosto do personagem está mais pra cima, o título tem que estar mais pra baixo; tudo isso pra nenhum lado da capa estar muito cheio e outro ficar muito vazio.

Vamos exemplificar. Observação: o círculo é o elemento principal da sua capa (seja um rosto, objeto ou qualquer coisa que você queira a maior atenção), e o subtítulo pode ser tanto a continuação do título ou aquelas frasezinhas que se coloca nos livros.

 Observação: o círculo é o elemento principal da sua capa (seja um rosto, objeto ou qualquer coisa que você queira a maior atenção), e o subtítulo pode ser tanto a continuação do título ou aquelas frasezinhas que se coloca nos livros

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.


Lembrando que isso não é nenhuma norma ABNT, mas é o que eu fui observando ao longo dos meus anos de capistas e que fui vendo que dava certo. E ressalto que há muitas outras maneiras, como quando há apenas texto ou há selos para colocar...

E algo muito importante de dizer também é que existe uma hierarquia nas informações escritas na capa, como podem ver nos exemplos. O nome do livro é aquilo que deve ter maior destaque, então NUNCA deixem ele pequetito porque nenhum leitor vai se interessar por algo que não tem impacto, outra coisa é que o nome do capista ou da editora ou do concurso que a obra está participando ou qualquer outra coisa NUNCA deve ser maior do que o nome do autor, pois quem escreveu e sofreu para fazer a obra foi ele, e por mais que os colaboradores também sejam essenciais para o produto, o principal e que merece toda a atenção é o escritor da obra.

Em resumo, a ordem de tamanho deve ser estabelecida como título - autor - outros. Capiche?

E alguns de vocês devem ter percebido, mas no meu livro em que eu faço entrega de capas, eu deixo como opcional aquelas frases que vai na capa — o melhor exemplo é o "35 garotas e uma coroa" do livro A Seleção da Kiera Cass. — pois nem sempre é possível colocar essa informação. As vezes, a capa tem muitos elementos, e colocar isso acaba deixando muita poluição visual, então é preciso ter senso crítico e saber julgar o que deve ser posto e como ser colocado as informações.

2. Aonde você encontra recursos e inspirações para suas capas?

Acredito ter mencionado brevemente isto no capítulo de introdução aos aplicativos, mas eu basicamente uso o Pinterest para ambas as coisas. Claro que, as vezes eu estou rolando o Twitter e alguma imagem me engatilha a fazer uma capa, ou um filme me desperta o desejo de criar um livro e cabum, criei uma capa, e isso é de acordo com a criatividade de cada um, não é como se existisse uma fórmula mágica para ganhar inspiração. Você precisa encontrar seu próprio jeito de desencadear a magia no cérebro e desabrochar ela no Ibispaint.

Late night tutorialsOnde as histórias ganham vida. Descobre agora