rogue one | mártires

80 2 5
                                    

     ⠀ Um livro bastante conhecido no meio protestante é, sem dúvida, O Livro dos Mártires, de John Foxe. Publicado pela primeira vez em 1563, os relatos nele contidos são chocantes e, ao mesmo tempo, apesar de tudo, inspiradores. Não é novidade para ninguém que, desde a antiguidade até dos dias atuais, os cristãos são o grupo religioso mais perseguido do mundo.

     ⠀ Apesar de não vermos notícias do tipo sendo divulgadas em grandes veículos de mídia, a perseguição a fé cristã ainda é presente nos dias de hoje em diversos países, e só aumentará¹. Argumentar que tal realidade (ainda) não se faz presente em nosso país — que se autointitula um país cristão — como forma de invalidar as informações que apresentei acima não muda a realidade dos fatos.

     ⠀ Dito isto, vamos ao texto. Contém spoilers!

os mártires de rogue one

     ⠀ Seguindo a ordem cronológica, o filme em questão se passa entre os eventos de A Vingança dos Sith, onde vemos o nascimento do Império, e Uma Nova Esperança, onde os rebeldes desafiam seus limites na tentativa de destruir a grande arma destr...

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

     ⠀ Seguindo a ordem cronológica, o filme em questão se passa entre os eventos de A Vingança dos Sith, onde vemos o nascimento do Império, e Uma Nova Esperança, onde os rebeldes desafiam seus limites na tentativa de destruir a grande arma destruidora de planetas usada pelo Império, a Estrela da Morte. Para conseguir tal feito, porém, os rebeldes precisavam ter conhecimento da estrutura da arma e de como ela funcionava. No entanto, como conseguir tais dados que obviamente só poderiam estar sob domínio do Império? Rogue One veio nos responder essa questão.

     ⠀ No filme vemos brevemente a história de Jyn Erso, que viu sua família ser roubada pelas mãos do Império quando ainda era uma garotinha. Seu pai, Galen Erso, fora forçado a trabalhar na construção da Estrela da Morte, enquanto Jyn passou a ser criada por Saw Gerrera que, mais tarde, receberia uma mensagem do pai da menina a respeito da arma do Império.

     ⠀ Já adulta, Jyn é resgatada pela Aliança Rebelde, que desejava ter acesso a tal mensagem de seu pai e precisava de sua ajuda para chegar à Saw Gerrera. Sob a promessa de liberdade ao término da missão, Jyn então aceita trabalhar com o capitão Cassian Andor e seu droide, K-2SO.

     ⠀ A partir daí embarcamos numa história repleta de momentos marcantes, estratégias decisivas e personagens memoráveis. Acompanhamos com apresso o pequeno grupo rebelde enfrentar o grande e poderoso Império, com alguns alívios cômicos aqui e ali, bem como cenas incríveis.

     ⠀ Ao final do filme, quando perguntada a respeito do que o grupo havia lhes enviado, a Princesa Leia, com os dados da Estrela da Morte em mãos, responde: "Esperança". E é justamente essa a palavra que eu usaria para resumir Rogue One.

     ⠀ Vemos os personagens, um a um, sendo mortos pelas mãos do Império e, quando ainda tínhamos a expectativa de ver ao menos os protagonistas saírem a salvo, essa é frustrada ao disparar do raio da Estrela da Morte. No entanto, a esperança permanece ao cumprir de seu objetivo, tendo a certeza de que suas mortes não seriam em vão. Eles tinham uma missão que era maior que eles mesmos e, no decorrer dos demais filmes, ao vermos o que o ato de coragem desses heróis ocasionou em toda a galáxia, seu sacrifício ganha um significado ainda maior.

     ⠀ Tertuliano uma vez disse: "O sangue dos mártires é a semente da igreja." e, vendo Rogue One, para mim, é impossível não lembrar dos irmãos do passado — e do presente — que não se acovardaram frente as ameaças de homens e seus tiranos impérios. Assim como em Rogue One, vemos que, apesar de erros cometidos por alguns cristãos atualmente, a mensagem dos mártires do passado não morreu com eles; antes, cresceu, floresceu e dá seus frutos até os dias de hoje.

     ⠀ Assim como disse a Princesa Leia, a mensagem dos mártires, regada com sangue, nos dá a certeza de uma Esperança maior e verdadeira. A mesma Esperança que eles tinham, que ia além deles, sendo maior que eles, e que se estende para além dessa mísera e passageira vida terrena.

[...] os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos a fio de espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.
HEBREUS 11:33-38

Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte.
2 CORÍNTIOS 12:9-10

     ⠀ Como dito antes, a Esperança deles — e nossa — não se detêm a esse mundo, bem como nossa vitória também não. Ao mundo, esses homens foram perdedores e morreram como miseráveis. No entanto, eles bem sabiam a Quem serviam e para onde estavam indo.

Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".
JOÃO 16:33

     ⠀ E, assim como nós O amamos porque Ele primeiro nos amou (1 João 4:19), também vencemos porque Ele primeiro venceu!

Eu estou com a Força
e a Força está comigo.

____________________________________

¹ Mais informações em: www.portasabertas.org.br

star wars, um olhar cristãoOnde histórias criam vida. Descubra agora