Entre Livros & Cafés

By taumcaosbrasil

7.7K 944 295

Projeto criado no intuito de poder ajudar diversos escritores. More

O Wattpad Tá Um Caos: O Projeto
Entrevista: Fernanda Schmitt
Entrevista: Clara Avelino
Entrevista: Esthefanny Bezerra
Entrevista: Bruna Garret
Entrevista: FreyjaDark
Entrevista: Evilane Oliveira
Entrevista: Duda Motta
Entrevista: Amanda Maia
Entrevista: Loreninhaf
Entrevista: Vanessa Pérola
Entrevista: Andresa Rios
Entrevista: Stella Helianthu
Entrevista: Renata Romanova
Entrevista: LowPoet
Entrevista: Morgana Callow
Entrevista: Autora Confusa
Entrevista: Fioremallmann
Entrevista: Kamilla Barbosa
Entrevista: Lov3lyloser
Entrevista: Reeve Mathers
Entrevista: Ella S. V.
Entrevista: Carolyne Santiago
Entrevista: Eillishy
Entrevista: Ana Caroline
Entrevista: Vitt Meyers
Entrevista: Grasiele Dornelles
Entrevista: Samy Gomes
Entrevista: Pretty Baby
#tudojuntoemisturado
Parte 5 - Sadza Writter #1
Parte 5 - Kezzy Douros #2
Parte 5 - Jessie Beckie #3
Parte 5 - Brooke Mars #4
Parte 5 - Letícia Chokr #5
Parte 5 - Raio Souza #6
Entrevista | Luísa Borges
Entrevista | Alice Bacivangi

Entrevista: Bianca Reis

688 96 46
By taumcaosbrasil

Meu nome é Bianca Reis, eu tenho 26 anos e tô no Wattpad desde abril de 2015! P.s: escutem Chase Atlantic!

1 - O que gostaria de ter ouvido quando começou e ninguém falou?

Hm... O Nicholas Sparks disse num dos livros dele que escrever nunca é um esforço solitário. E não é mesmo. Eu sempre fui muito individualista, sempre gostei de fazer sozinha as minhas coisas (os trabalhos da escola que o digam!), mas depois que comecei a escrever pro Wattpad, percebi que o tio Nick estava certo. Eu sempre contei com o auxílio de amigas próximas, seja pra revisar algum capítulo ou ler antes dos leitores e dar pitaco sobre como a coisa tá desenrolando. Elas me ajudavam até mesmo a bolar algumas cenas, diálogos. Era maneiríssimo. Bom, ainda é. Então quando eu comecei a escrever, gostaria que o Nicholas Sparks tivesse brotado na minha frente e falasse: "Bom, Bianca, antes de começar a rolar os dedinhos no teclado, quero que saiba que só nos seus sonhos você vai escrever sozinha".

2 - Qual trabalho você mais se orgulha de ter feito e por quê?

Eu me orgulho muito de "Onde Mora o Coração". Eu comecei a desenvolver esse enredo em 2016, pra um concurso de publicação da Galera Record. Eu tinha um prazo a cumprir e acabou que eu tive uma crise muito merda de ansiedade e não consegui terminar. Faltava cinco capítulos pra eu encerrar a história, e ainda estava dentro do prazo, mas eu simplesmente travei, comecei a encontrar um monte de defeitos na história, tinha certeza de que tava tudo uma merda. Mesmo que minhas amigas na época falassem que não.
Foi em 2019 que eu resolvi retomar a história. Eu reli, mudei o que achei necessário, e voilá! Hoje meu bebê tá com quase 1 milhão de leituras no Wattpad. E eu me orgulho demais por ter conseguido finalizar o projeto e enfim mostrado aos meus leitores. Sem contar os leitores novos que foram chegando por causa da história.

3 - Como você planeja seus livros antes de escrevê-lo? organiza todo o projeto em sua mente com antecedência ou deixa ser surpreendido à medida que escreve?

Na real, eu não tenho muito planejamento. Eu bolo a base da história na cabeça e depois os personagens fazem a gentileza de me conduzir pelo enredo. Acho que só nas últimas ideias que eu andei fazendo um roteiro, talvez por saber que não vai rolar de escrever agora. Daí eu fiz o roteiro pra não esquecer o projeto futuro.

4 - Você segue uma rotina quando está escrevendo um livro?

Nunca fui de seguir rotina, cara. Sendo sincera, eu me distraio com uma facilidade imensa. Às vezes eu tô escrevendo, daí paro pra caçar músicas no Spotify ou continuar a leitura de algum livro. Às vezes eu paro pra ver televisão. Adoraria escrever continuamente. O dia que isso rolar, vai ser um feito e tanto. MAS agora que eu tô trabalhando, meu tempo pra escrita tá bem reduzido, o que significa que eu aproveito todos os minutos disponíveis quando não chego morta com farofa em casa.

5 - Qual o mais difícil de escrever: a primeira ou a última frase?

Eu tenho sérios problemas em começar a escrever. Nunca entro num acordo sobre o início da história, até mesmo dos capítulos. Embora também seja um parto finalizar os livros, tipo, finalizar pra sempre. Normalmente eu travo faltando uns 4 capítulos pra acabar tudo. Acho que isso é mal de taurino, né? Ser tão apegado às coisas.

6 - Qual foi o maior desafio que você enfrentou no processo de escrita?

Minha falta de disciplina escrevendo, o fato de me distrair com qualquer coisa. Oh céus. É complicado demais.

7 - O que você faz quando se sente travado?

Eu faço as outras coisas que tô acostumada. Leio, assisto a filmes/seriados. Escuto música. Daí quando sinto que tô supimpa pra escrever, eu sento o bumbum na cadeira.

8 - O que motiva você como escritor? E o que foi determinante para você se torna escritor?

Amar escrever definitivamente é algo que me motiva demais, mas comentários me comparando a grandes autores me deixa tipo WHAAAAAAAAAAAAAAAAAT. Ou os comentários falando que meu livro deveria virar série ou filme. O coração bate mais forte. Poder escrever o que eu gostaria de ler foi determinante. Sem dúvidas. O fato de poder criar universos, de viver outras vidas além da minha, também contou demais. Escrever é uma experiência única e fascinante. Quem escreve sabe do que eu tô falando.

9 - Há um conjunto de hábitos que você cultiva para se manter criativo?

Eu leio bastante! Não apenas romances. Eu faço bastante pesquisa sobre variados assuntos, então sempre me surge alguma ideia pra livro novo ou cena. Minha cabeça tá sempre a milhão.

10 - Como foi a sensação de ver seu livro reconhecido?

Caramba... Reconhecimento é uma das partes mais legais de compartilhar seus trabalhos com outras pessoas. Números não são tudo, definitivamente não, mas com certeza enchem os olhos de quem deu o melhor de si pra criar o conteúdo em questão. O carinho do pessoal através dos comentários e das mensagens privadas, isso não tem preço e é maneiríssimo demais. Isso é uma das coisas que me faz ter certeza de que eu tô indo pelo caminho certo.

11 - Um momento mais inusitado que surgiu a inspiração. E de onde vêm suas ideias?

Ah eu sempre tenho inspiração em momentos inapropriados, quando eu não posso pegar o notebook. Acontece com frequência no banho. Minhas ideias vêm de tudo cara, especialmente das coisas que eu vejo ao meu redor. Eu sou uma pessoa extremamente observadora. Você piscou, eu já tô fanficando algo sobre você.

12 - Se você fosse a autora do seu livro preferido, o que você mudaria ou complementaria nele?

Na real, eu tenho dois livros preferidos. O Jogo, da Elle Kennedy. Desastre Iminente, da Jamie McGuire. Então se eu fosse a Elle Kennedy, eu teria feito a Allie enfiar o vibrador rosa no bumbum do Dean (AHAHAHAHHAHAHAAHHAHAHA spoiler time! Gente, uma das melhores cenas do livro quando o Logan abre a porta do banheiro e lá tá o menino Dean com o vibrador rosa da Allie. Rola um super mal entendido). Se eu fosse a Jamie McGuire, eu tornaria o Travis Maddox um pouco mais agradável. Ele tem umas colocações machistas que me fazem querer furar os olhos.

13 - Se você visse um dos seus personagens na sua frente agora, o que você diria a ele?

"Luke James, a titia aqui tá preparando alguém muito especial pra entrar na sua vida, tá? Então não vai ser o fim do mundo quando seu coração se partir pela segunda vez. Dizem que é na terceira que tudo dá certo."

14 - Quanto tempo você precisa escrever até achar que concebeu algo?

Ah... Pra mim, isso é bem relativo. Tem coisa que eu escrevo numa tacada só e fica muito bom, mas tem coisa que eu escrevo umas mil vezes até ficar maneiro.

15 - Você escreve um pouco todos os dias ou em períodos concentrados?

Ultimamente eu venho escrevendo quando dá. Mas quando eu tinha tempo livre, eu escrevia todos os dias. Eu produzia muito melhor de madrugada.

16 - Qual foi a trajetória para a sua obra ganhar visibilidade?

Cara... Eu sempre fui muito preguiçosa com divulgação. Perdi as contas de quantos perfis no Twitter eu fiz pra divulgar meus livros e acabei abandonando porque não tinha saco. Mas quando As We Collide voltou pro Wattpad em 2018, eu até que divulguei bastante com a ajuda as amigas. Além do mais, o livro ficou bastante tempo no topo do ranking do Wattpad, de ficção adolescente. Depois o livro ganhou o Wattys 2018. Fora o booktrailer no Youtube que chama a atenção de quem passa por ele.

E claro, os leitores. Acho que eles são a maior fonte de visibilidade pra um livro. Se eles gostam do que leem, automaticamente vão recomendar até pro inimigo.

17 - O que você acha que mudou no seu processo de escrita ao longo dos anos?

Hoje eu me vejo mais responsável com o que escrevo, pelo fato de pesquisar. Eu tenho uma pasta no navegador com várias fontes de pesquisa. Acho importante pesquisar o assunto que você deseja retratar, pra ter algo bem feito e não sair escrevendo abobrinha. É claro que ainda tenho muito o que melhorar, mas com certeza eu melhorei demais desde 2015, que foi quando eu entrei no Wattpad.

18 - Você aguarda um momento de inspiração para escrever?

Bom, sim. Às vezes eu abro Word e fico relendo o que escrevi, corrigindo alguns erros, até chegar no capítulo a ser escrito. Tem vezes que não sai nada e aí eu fecho o arquivo e volto depois, quando me sinto pronta pra escrever.

19 - Como é feita as pesquisas para determinado tema do livro e como você as escolhe? Você pesquisa antes ou ao decorrer da história?

Eu pesquiso antes de escrever e durante, caso apareça alguma dúvida.

20 - Quantos livros você tem publicado no Wattpad/Amazon? (Se não tiver publicado na Amazon, terá algum em breve?) Algum projeto pela frente ou novidades sobre algum livro?

Eu tenho 5 livros no Wattpad. 4 finalizados, 1 em andamento. Por enquanto não tenho nada na Amazon, mas esse ano As We Collide vai pra lá de cara nova e eu tô bem ansiosa por isso. Espero que seja uma boa experiência.

| ENCONTRE-NOS NO INSTAGRAM |

Não se esqueçam de deixar a vossa opinião nos comentários! As dicas da Bianca são para anotar até na testa, já as anotou?
Não se esqueçam de nos seguir no Instagram, todas as novidades do projeto são postadas lá, o que significa que estarás sempre a par do que está por vir e mais! As curiosidades que os leitores gostam tanto de ler são apenas postadas lá, estás à espera de quê?

Eu amei entrevistar a biancareiswatt ela é um amor de pessoa. ♡

Continue Reading

You'll Also Like

2.5K 368 26
◌ ׄ 🕯️ 𝄄𝄅 𝐋𝐎𝐕𝐄𝐆𝐎𝐎𝐃 ׄ ⊹ Eu e Luna vinhemos deixar as suas estórias com um toque especial de magia para dar vida à ela. A casa dos Lovegood...
57.5K 874 11
PROIBIDO PARA MENORES 🔞 História de minha autoria! Ano : 2023 Linguagem do tipo vulgar.
334 135 34
Em um colégio onde ensinam todos os ramos da energia conhecida atualmente como magia, todos os alunos buscam o mesmo objetivo: se tornar um Grande Ma...
36.4K 3.1K 13
{Este e-book é um Dark Romance} Kassandra, uma garota de 23 anos, filha de uma família milionária, sempre teve tudo o que precisava. Porém, sua vida...